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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Migração nos "caminhos de rios": juventude, resistência e formação universitária na região amazônica
???metadata.dc.creator???: Lemos, Cassandra Torres 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Sampaio, Cláudia Regina Brandão
???metadata.dc.contributor.referee1???: Resende, Gisele Cristina
???metadata.dc.contributor.referee2???: Tavares, Enio de Souza
???metadata.dc.description.resumo???: A expansão da oferta da educação superior produziu impactos positivos em termos de aumento de vagas e de instituições de ensino. Contudo, vários são os problemas que envolvem a oferta e qualidade do ensino superior em um país com as dimensões geográficas do Brasil, diversidades regionais e grandes desigualdades sociais. Um dos problemas refere-se à concentração da oferta nos grandes centros urbanos, o que implica em muitas dificuldades de acesso aos estudantes de lugares mais afastados e pobres. No estado do Amazonas a oferta de cursos superiores, quer em universidades públicas ou privadas, ocorre majoritariamente na cidade de Manaus, sendo a migração uma das únicas formas que jovens de outros municípios dispõem para dar continuidade à sua formação, tendo como desafios a difícil mobilidade entre os municípios amazonenses, dificuldades materiais, simbólicas e emocionais envolvidas nos processos de migração. Partindo do pressuposto que migrar com finalidade de realizar curso de graduação trazem uma série de modificações na vida dos jovens universitários oriundos de municípios do interior do Amazonas, o presente estudo teve por objetivo conhecer a trajetória de escolarização com ênfase nos processos psicossociais que a migração com fins de continuidade dos estudos em nível superior engendra na vida de um universitário amazonense em Manaus. Os objetivos específicos foram: 1) conhecer os recursos sociopolíticos, institucionais e relacionais para o universitário imigrante 2) conhecer as adversidades da trajetória do universitário imigrante; 3) conhecer as estratégias de enfrentamento presentes nessa trajetória; 4) compreender os sentidos atribuídos pelo sujeito às vivências decorrentes da trajetória de deslocamento para realizar curso superior. Sob forma de estudo de caso, a pesquisa se deu junto a uma jovem universitária que se encontrava, à época, próxima à integralização de seu curso na Universidade Federal do Amazonas. Utilizou-se a entrevista narrativa como instrumento para conhecer sua história de vida. As informações foram analisadas à luz de teorias embasadas na psicologia histórico-cultural e na teoria da resiliência, segundo Boris Cyrulnik. Na análise interpretativa identificou-se indicadores de sentido a partir dos objetivos propostos. Como resultados, observou-se que a migração surge como meio de acesso à educação ainda nas séries iniciais da escolarização; a migração impacta nos processos identitários, modifica o contexto sociocultural de origem, transforma redes de apoio, interfere negativamente na saúde mental e carece de apoio institucional para um adequado desempenho na graduação; questões de gênero predispõem à violência; o núcleo familiar pode se configurar em risco ou proteção à permanência no curso; e dentre os recursos de resistência estão as redes de solidariedade e atividades como a arte. O foco na obtenção do diploma funciona como elemento para perseverar. Concluiu-se que a ausência de conhecimento da realidade dos alunos migrantes e a ausência de suporte institucional são os fatores que mais inviabilizam a permanência dos jovens em condições dignas e adequadas à formação em nível superior.
Abstract: The expansion of the offer of higher education produced positive impacts in terms of increasing offers and educational institutions. However, there are several problems that involve the quality of higher education (undergraduate) in a country with the geographic dimensions of Brazil, the regional diversities and great social inequalities. One problem refers to large urban centers, which implies many difficulties in accessing students from more remote and poor places. In the state of Amazonas the offer of higher education courses, either in public or private universities, occurs mostly in the city of Manaus, migration being one of the only forms that young people from other municipalities have to continue their training, having as challenges the difficult mobility between the municipalities of Amazonas, material, symbolic and emotional difficulties involved in migration processes. Assuming that migrating in order to take an undergraduate course bring a series of changes in the lives of young university students from municipalities in the interior of Amazonas, this study aimed to know the trajectory of schooling with emphasis on psychosocial processes that migration for the purpose of continuing studies at a higher level engenders in the life of an undergraduate student in Manaus. The specific objectives were: 1) to know the sociopolitical, institutional and relational resources for immigrant university students; 2) to know the adversities of the immigrant's trajectory; 3) to know the coping strategies presented in this trajectory; 4) understand the meanings attributed by the students to the experiences resulting from the destination trajectory to undertake higher education. A young university student participated in the research who, at the time of the research, was close to completing her course at Universidade Federal do Amazonas. The narrative interview was used as an instrument to know the life story of the young woman. The information was analyzed in the light of theories based on cultural-historical psychology and on the theory of resilience, according to Boris Cyrulnik. The interpretative analysis aimed to identify the indicators of meaning based on the objectives proposed in the research. As the results, it was observed that migration appears as a means of accessing education even in the initial grades of schooling; migration impacts identity processes, modifies the sociocultural context of origin, transforms support networks, negatively interferes with mental health and lacks institutional support for an adequate performance at graduation; gender issues predispose to violence; the family nucleus can be configured at risk or protection to the permanence in the course; and among the resources of resistance are solidarity networks and activities such as art. The focus on obtaining the diploma works as an element to persevere. It is concluded that the lack of knowledge of the reality of migrant students and the absence of institutional support are the factors that most make it impossible for young people to remain in dignified and adequate conditions for higher education.
Keywords: Recursos sociopolíticos
Recursos institucionais
Estratégias de enfrentamento
Alunos imigrantes
Escolarização no ensino superior
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA
???metadata.dc.subject.user???: Jovens universitários
Migração
Região amazônica
Resiliência
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Psicologia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Citation: LEMOS, Cassandra Torres. Migração nos "caminhos de rios": juventude, resistência e formação universitária na região amazônica. 2021. 89 f. Dissertação (Dissertação em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8891
Issue Date: 26-Jul-2021
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia

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