???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8936
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O ensino de filosofia no ensino fundamental: a transversalidade na construção de uma educação democrática
Other Titles: The teaching of philosophy in elementary education: the transversality in the construction of a democratic education
???metadata.dc.creator???: Ferraz, Mauro César da Silva 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Silva, Pedro Rodolfo Fernandes da
???metadata.dc.contributor.referee1???: Costa, Deodato Ferreira da
???metadata.dc.contributor.referee2???: Theobaldo, Maria Cristina
???metadata.dc.description.resumo???: O Ensino de Filosofia no Ensino Fundamental, ainda que com caráter facultativo, é tema de diversas discussões. Além de ser ofertado em várias instituições escolares privadas, é também um componente presente na matriz curricular de algumas redes públicas municipais de ensino, como, por exemplo, em Manaus. A presente pesquisa investiga as abordagens e possibilidades do Ensino de Filosofia na etapa intermediária da educação básica (ensino fundamental), procurando, num primeiro momento, compreender as relações entre educação, filosofia, transversalidade e democracia, assim como busca investigar aspectos teórico-práticos referentes a essas temáticas e ao processo de ensino. Num segundo momento, avançando para a dimensão prático-propositiva, apresenta-se uma proposta metodológica para realização de oficinas de iniciação filosófica e de desenvolvimento da educação para o pensar como práxis pedagógicas que incorporam a filosofia como elemento do processo de formação imtegral dos sujeitos e necessárias à concepção de educação democrática adotada na rede pública de Manaus. Constatados os diversos ataques engendrados contra a filosofia e sua presença no seio da escola básica brasileira, assim como à democracia enquanto forma de governo e modo de vida, considera-se relevante e urgente investir em disposições do pensamento e propostas de ações orientadas para o enfrentamento de tais retrocessos e, da mesma maneira, em propostas que visem não somente a manutenção ou permanência, mas, sobretudo, a expansão da presença da filosofia tanto nas diversas instânciais sociais balizadoras da consolidação da democracia, quanto na formação educacional integral. Portanto, entende-se como pertinente a abordagem do Ensino de Filosofia na etapa escolar fundamental como estratégia de resistência e de avanço na formação para o livre pensar, na introdução consistente de saberes necessários e imprescindíveis à dinâmica da existência, e como postura de contestação frente a quaisquer formas obtusas e cerceadoras da educação para o pensar democrático e da disposição intrínseca para a liberdade, para o pensamento crítico e reflexivo.
Abstract: The Teaching of Philosophy in Elementary School, although optional, is the subject of several discussions. In addition to being offered in several private educational institutions, it is also a component present in the curricular matrix of some municipal public education networks, such as, for example, in Manaus. This research investigates the approaches and possibilities of Philosophy Teaching in the intermediate stage of basic education (elementary education), seeking, at first, to understand the relationships between education, philosophy, transversality and democracy, as well as investigating theoretical-practical aspects concerning to these themes and to the teaching process. In a second moment, advancing to the practical propositional dimension, a methodological proposal is presented to carry out workshops for philosophical initiation and development of education for thinking as pedagogical praxis that incorporate philosophy as an element of the formation process of integral subjects and necessary for the conception of democratic education adopted in the public network of Manaus. Given the various attacks engendered against philosophy and its presence within the Brazilian elementary school, as well as democracy as a form of government and way of life, it is considered relevant and urgent to invest in dispositions of thought and proposals for actions oriented to confrontation. of such setbacks and, in the same way, in proposals that aim not only at the maintenance or permanence, but, above all, at the expansion of the presence of philosophy both in the various social instances that guide the consolidation of democracy, as well as in the integral educational formation. Therefore, it is understood as pertinent to approach Philosophy Teaching in the fundamental school stage as a strategy of resistance and advancement in training for free thinking, in the consistent introduction of necessary and essential knowledge to the dynamics of existence, and as a posture of contestation against to any obtuse and restrictive forms of education for democratic thinking and the intrinsic disposition for freedom, for critical and reflective thinking.
Keywords: Filosofia (Ensino fundamental)
Filosofia - Estudo e ensino
Currículo escolar
Currículos - Filosofia
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: FILOSOFIA
???metadata.dc.subject.user???: Filosofia
Educação
Democracia
Transversalidade
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Filosofia
Citation: FERRAZ, Mauro César da Silva. O ensino de filosofia no ensino fundamental: a transversalidade na construção de uma educação democrática. 129 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8936
Issue Date: 13-Dec-2021
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Filosofia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_MauroFerraz_PPGFILO.pdf1.21 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.