???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9178
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O lugar da moral na comédia plautina: um estudo sobre as sententiae em Rudens
???metadata.dc.creator???: Oliveira, Rodrigo Felipe Ramos de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Bandeira, Grace dos Anjos Freire
???metadata.dc.contributor.referee1???: Albuquerque, Gabriel Arcanjo Santos de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Alvarez, Beethoven Barreto
???metadata.dc.description.resumo???: A comédia Rudens foi possivelmente encenada entre 200 e 190 a.C., no âmbito dos jogos cênicos romanos (ludi scaenici). É comédia do tipo palliata (fabula palliata), comédia romana “à grega”, ou seja, comédia em que os atores principais usavam o pálio (pallium), e cujos autores cômicos tinham como base textos da Comédia Nova grega (a Nea). O presente estudo discute acerca da função das sententiae (“sentenças” ou “máximas”, em português), um expediente retórico e moral, presentes na comédia Rudens, de Plauto (III-II a.C.). Assume-se o texto (scriptura) de Rudens na perspectiva dos estudos teatrais não-aristotélicos de Florence Dupont (2017), nos quais a autora defende a comédia romana como resultado de uma performance teatral ritualística e condicionada ao ludismo (ludus), uma estética própria dos ludi scaenici. Metodologicamente, fazem-se a coleta e a listagem das sententiae conforme aparecem na comédia, o que possibilita uma análise contextual, estabelecendo correlações entre sententiae expressas pelos personagens e outras passagens com que podem guardar conexões, observando-se também a contribuição das sententiae para a celebração dos jogos. A análise trata do moralismo contido no prólogo, investiga a recepção desse moralismo entre mulheres (mulieres) e escravos (serui) no decorrer da peça, em contextos de ironia dramática (MORA, 2003) e em disputas discursivas, e examina uma passagem metateatral em que o uso de sententiae na palliata é tematizado como técnica cômica (Rud. vv. 1235-1253). Para fomentar tais discussões, pondera-se sobre o lugar da moral e o uso de máximas na comédia plautina, considerando interpretações de classicistas modernos (HUNTER, 1989; DUCKWORTH, 1994; MOORE, 1998; DINTER, 2016) no que diz respeito aos efeitos da moralização na comédia romana. As conclusões deste estudo indicam que as sententiae constituem uma técnica cômica, sendo proferidas, em Rudens, sobretudo pelos escravos Tracalião (Trachalio) e Gripo (Gripus). Tais sentenças surgem em disputa discursiva e em trechos em que os personagens renunciam ironicamente à moral dissimulada pelo prologuista (prologus), a divindade Arcturo (Arcturus), e assimilada no restante da peça pelo velho (senex) Dêmones (Daemones). A recusa irônica dos personagens à moralização do prologus, o uso de máximas para fundamentar causas tolas entre mulheres e escravos e a passagem metateatral em que as sententiae são reveladas como técnica cômica induzem acreditar que as sententiae não seriam, afinal, recurso de moralização em Rudens.
Abstract: The comedy Rudens was possibly staged between 200 and 190 BC, in the context of the Roman scenic games (ludi scaenici). It is a palliata comedy (fabula palliata), Roman comedy with a Greek base, namely, a comedy in which the main actors used the pallium, and whose comic authors were based on texts from the Greek New Comedy (the Nea). The present study discusses the function of sententiae (“sentenças” or “máximas”, in Portuguese), a rhetorical and moral device, present in the comedy Rudens, by Plautus (III-II BC). The text (scriptura) of Rudens is assumed from the perspective of Florence Dupont's (2017) non-Aristotelian theatrical studies, in which the author defends Roman comedy as a result of a ritualistic theatrical performance conditioned to Ludism (ludus), an aesthetic of the ludi scaenici. Methodologically, sententiae are collected and listed as they appear in the comedy. This allows for a contextual analysis, establishing correlations between sententiae expressed by the characters and other passages with which they may keep connections, also observing the contribution of sententiae to the celebration of the Roman games. The analysis deals with the moralism contained in the prologue, investigates the reception of this moralism between women (mulieres) and slaves (serui) throughout the play, in contexts of dramatic irony (MORA, 2003) and in discursive disputes, and examines a metatheatrical passage in that the use of sententiae in the palliata is thematized as a comic technique (Rud. vv. 1235-1253). To encourage such discussions, we consider the place of morals and the use of maxims in Plautine comedy, considering interpretations by modern classicists (HUNTER, 1989; DUCKWORTH, 1994; MOORE, 1998; DINTER, 2016), with regard to the effects of moralization in Roman comedy. The conclusions of this study indicate that the sententiae constitute a comic technique, being uttered, in Rudens, mainly by the slaves Trachalio and Gripus. The sententiae appear in discursive dispute and in passages in which the characters ironically renounce the morality dissimulated by the prologus, the deity Arcturus, and assimilated in the rest of the play by Daemones, the senex. The ironic refusal of the characters to the moralization of the prologus, the use of maxims to support foolish causes between women and slaves, as well as the metatheatrical passage on the sententiae used as a comic technique, lead us to believe that the sententiae would not be, after all, a resource of moralization in Rudens.
Keywords: Contos humorísticos
Comédia - Análise
???metadata.dc.subject.cnpq???: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS: LITERATURAS CLASSICAS
???metadata.dc.subject.user???: Plauto
Rudens
Sententiae
Moral
Ludismo
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Letras
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Letras
Citation: OLIVEIRA, Rodrigo Felipe Ramos de. O lugar da moral na comédia plautina: um estudo sobre as sententiae em Rudens. 2022. 128f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM, 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9178
Issue Date: 15-Sep-2022
Appears in Collections:Mestrado em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_Rodrigo F Ramos de Oliveira_PPGL.pdf1.91 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons