???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9185
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Contribuições para a formação inicial de professores de Química e Física sobre as habilidades científicas com abordagem investigativa mediadas por tecnologias
Other Titles: Contributions to the Initial Education of Chemistry and Physics Teachers on Scientific Skills with an Investigative Approach Mediated by Technologies
???metadata.dc.creator???: Lemos, Bruna teixeira de Araujo 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Gusmão, Marta Silva dos Santos
???metadata.dc.contributor.referee1???: Gasnier, Thierry Ray Jehlen
???metadata.dc.contributor.referee2???: Gibin, Gustavo Bizarria
???metadata.dc.description.resumo???: É comum, em se tratando de educação, ouvirmos falar das habilidades que um estudante deve desenvolver na escola, presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e suas Diretrizes, porém pouco se fala sobre essas habilidades e como elas podem ser trabalhadas na formação inicial do professor. Para que seja possível o desenvolvimento de habilidades, o professor deve tornar-se um sujeito reflexivo acerca de sua formação, da sua prática e dos problemas que a rodeiam. Para Perrenoud (1999), a reflexão é de suma importância, pois tem a capacidade de libertar os professores do trabalho “prescrito”, e ainda, de fazer com que os mesmos construam o seu próprio conhecimento, suas próprias iniciativas. Esta reflexão está diretamente ligada ao processo de descoberta do conhecimento científico e, consequentemente, às habilidades científicas, que são os procedimentos e métodos que os cientistas utilizam para a construção do seu conhecimento e para solução de problemas, que são: criar hipóteses, prever, representar, analisar e comunicar resultados (ETKINA et al., 2006). A presente dissertação tem o objetivo de identificar como o desenvolvimento de habilidades científicas pode ser inserido no processo de formação inicial de professores, mediada por tecnologias, de forma a estimular a criticidade e reflexão nos professores. Para atingir nosso objetivo utilizamos a metodologia de ensino baseada na investigação, ou seja, na solução de uma questão-problema contextualizada, partindo da criação de hipóteses, que foi a principal habilidade científica trabalhada nesta pesquisa, fazendo uso de programas livres de modelagem e simulações, como: PhET, Algodoo e Tinkercad. Este estudo foi aplicado na forma de oficina com alunos de Licenciatura em Química e Física da Universidade Federal do Amazonas. Como instrumentos de coleta de dados foram uti lizados um questionário inicial, atividades disponibilizadas em painel digital e entrevistas realizadas após a oficina. Observamos que os licenciados apresentam muitas dificuldades em conectar teoria e prática na hora de propor soluções para um problema e de relatar os resultados obtidos em um experimento. Entretanto, foi possível estabelecer condições que podem ser utilizadas nos cursos de licenciatura que favoreçam o desenvolvimento das habilidades cientificas na formação inicial de professores, contribuindo com um profissional mais questionador sobre a sua prática docente.
Abstract: It is common, when it comes to education, to hear about the abilities that a student needs to develop at school, which are concealed in the Curricular Common National Ba sis (CCNB) and their Guidelines, however little is said about these abilities and how they can be treated in the initial teacher training. In order to be possible the development of abilities, teachers must become reflective agents in regards of their training, their practice and of the problems that stand around it. To Perrenoud (1999), reflection is of paramount importance, since it has the ability of to break free teachers from the “prescribed” work, and also to make them construct their own knowledge, their own initiatives. This reflection is directly linked to the discovery process of the scientific knowledge and, hence, to scientific abilities, which are procedures and methods that scientists use to the construction of their knowledge and to solve problems, which are: create hypothesis, predict, represent, analyze and communicate results (ETKINA et al., 2006). The present dissertation aims to identify how the development of scientific abilities can be inserted in the initial teachers training process, mediated by technologies, in order to encourage creativity and reflect ing in teachers. To achieve our goals it is used the reaserch-based teaching methodology, i.e., based on the solution of a contextualized subject-problem, starting from the creation of hypotesis, which was the main scientific ability developed in this research, using free softwares on modelling and simulations, as: PhET, Algodoo and Tinkercad. This study was carried out in the form of workshop with undergraduate students in Chemistry and Physics at the Federal University of Amazonas. As instruments of collecting data, there were used an introductory questionnaire, avaliable activities in digital paper and interviews carried out after the workshop. It came to be demonstrated that undergraduate students presented many difficulties in connecting theory and practice while proposing solutions to a problem and faced hurdles to relate the achieved results in an experiment. However, it was possible to set conditions that can be used in undergraduate courses that further the development of the scientific abilities in the initial teacher training, contribut ing with a more questioning professional about his teaching practices.
Keywords: Professores - Formação
Tecnologia educacional
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
???metadata.dc.subject.user???: Formação inicial de professores
Initial teacher training
Reflection on practice
Reflexão sobre a prática
Habilidades científicas
Metodologias Investigativas
Tecnologias na educação
Researching methodology
Technologies in education
Scientific abilities
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Exatas
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citation: LEMOS, Bruna Teixeira de Araujo. Contribuições para a Formação Inicial de Professores de Química e Física sobre as Habilidades Científicas com abordagem Investigativa mediadas por tecnologias, 2022. 112 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9185
Issue Date: 30-Aug-2022
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacão_BrunaLemos_PPGECIM.pdf18.79 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.