???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9208
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O Ensino de Língua Portuguesa mediado por tecnologias digitais: desafios da prática docente no século XXI
???metadata.dc.creator???: Chaves, Themys Yslene Simões 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Bandeira, Grace dos Anjos Freire
???metadata.dc.contributor.referee1???: Silva, Raynice Geraldine Pereira da
???metadata.dc.contributor.referee2???: Ferreira, Herbert Luiz Braga
???metadata.dc.description.resumo???: A presente dissertação versa sobre o ensino de Língua Portuguesa mediado por Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e objetivou realizar um estudo acerca do trabalho do professor de Língua Portuguesa na educação básica, considerando os aspectos da prática docente na contemporaneidade com a utilização dos recursos tecnológicos digitais. Situada na Linguística Aplicada, tem como aporte teórico no campo da Educação a aprendizagem significativa do Interacionismo de Vygotsky (1989) e de Ausubel (1982), o Construcionismo de Papert (1986), a Teoria da Descoberta de Bruner (1991) e o Conectivismo de Siemens (2004). No ensino da Língua Portuguesa, ancora-se nos estudos de Marote e Ferro (1994), Possenti (2000), Soares (2002), Antunes (2003;2020) Oliveira (2010) e Riolfi et al. (2014). No campo das tecnologias digitais aplicadas à educação, encontramos embasamento nos trabalhos de Moran (2007); Kensky (2007), Bacich e Moran (2018), Bacich, Tanzi Neto e Trevisani (2015) e Nóvoa (2020). O ensino da Língua Portuguesa mediado por TDIC encontra fundamentação nos estudos de Coscarelli (2016), Rojo (2000;2013) e Ribeiro (2018;2020;2021). Realizamos um estudo sobre o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa para explicitar a continuidade, os desafios e as inovações no trabalho do professor no século XXI. À luz da Linguística Aplicada, a mediação da aprendizagem utilizando as tecnologias digitais pode ser compreendida como um desafio à mudança no trabalho docente. Nesse sentido, descrevemos o contexto social da formação e da prática do professor da educação básica frente às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), do que são exemplos as rupturas e permanências na metodologia e as inovações pedagógicas apoiadas nas TDIC, bem como em que aspectos a utilização dos Centros de Tecnologia Educacionais (CTEs) pode contribuir nesse processo de transformações e de adaptações. Quanto ao percurso metodológico, os dados de nossa pesquisa consistiram na pesquisa bibliográfica, documental e aplicação de questionários junto aos participantes, o que norteou a descrição de novas metodologias utilizadas no ensino de Língua Portuguesa nas séries finais do ensino fundamental na educação básica das escolas municipais de Manaus. Buscou-se fazer um estudo descritivo, exploratório e de natureza qualitativa, configurando-se em um estudo de caso. Os resultados desse trabalho investigativo apontam que os professores de Língua Portuguesa já faziam uso dos recursos tecnológicos digitais em suas aulas, desmistificando a ideia de que os professores passaram a utilizar as TDICs somente após por conta do período de ensino emergencial remoto decorrente do período de isolamento social por conta da pandemia de Covid-19. O desenvolvimento deste trabalho encontrou relevância na necessidade de contribuir com estudos sobre o ensino da Língua Portuguesa e de destacar o trabalho do professor, a necessidade de uma rede de apoio multidisciplinar para esse profissional, a melhoria na formação contínua docente no século XXI e, com isso, poder contribuir para o fortalecimento do ensino da Língua Portuguesa. Palavras-chave: Língua Portuguesa; Trabalho Docente; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Formação.
Abstract: The present academic dissertation is about the teaching of Portuguese Language mediated by Digital Technologies of Information and Communication (DICT) that aimed to carry out a study about the work of the teacher of basic education, considering the aspects of the continuous vocational training and teaching practice in contemporary times with the use of digital technological resources. It aims to achieve a study about the work of the Portuguese Language teacher in basic education, considering the aspects of teaching practice in contemporary times with the use of digital technological resources. Situated in the domain of Applied Linguistics, it has as its theoretical basis, in the domain of Education, the significant learning of Vygotsky’s Interactionism (1989) and Ausubel’s (1982), Papert’s Constructionism (1986), Bruner’s Theory of Discovery (1991) and the Conectivism of Siemens (2004). In the teaching of Portuguese Language, it is based on the studies of Marote and Ferro (1994), Possenti (2000), Soares (2002), Antunes (2003;2020) Oliveira (2010) and Riolfi et al. (2014). Under the domain of digital technologies applied to education, we found support in the researches of Moran (2007); Kensky (2007), Bacich and Moran (2018), Bacich, Tanzi Neto and Trevisani (2015) and Nóvoa (2020). The teaching of the Portuguese Language mediated by ICT underpins in the studies of Coscarelli (2016), Rojo (2000;2013), Ribeiro (2018;2020;2021). We conducted a study on the teaching-learning of Portuguese Language to make explicit the continuity, challenges and innovations in the teacher’s work in the 21st century. In view of Applied Linguistics, the mediation of learning using digital technologies can be understood as a challenge to change in the work of teachers. In this sense, we describe the social context of the formation and the practice of the basic education teacher facing the Digital Information and Communication Technologies (ICTs), of which the ruptures and permanencies in the methodology and the pedagogical innovations supported by the ICTs are examples, as well as in which aspects the use of the Centers of Educational Technology (CTEs) can contribute in this process of changes and adaptations. As for the methodological path, the data of our research consisted of bibliographic and documental research and interviews, which guided the description of new methodologies used in the teaching of Portuguese Language in the final grades of elementary school. The study was descriptive, exploratory, and qualitative in nature, being a case study. The results of this investigative work can indicate that Portuguese Language teachers already made use of digital technological resources in their classes, demystifying the idea that teachers started to use ICTs only after the period of remote emergency teaching due to the period of social isolation because of the Covid-19 pandemic. The development of this work found relevance in the need to contribute with studies about the teaching of Portuguese Language and to highlight the teacher’s work, the need of a multidisciplinary support network for this professional, the improvement in continuous teacher training in the twenty-first century and, thus, being able to contribute to the strengthening of Portuguese Language teaching. Keywords: Portuguese Language; Teaching Work; Digital Information and Communication Technologies; Training.
Keywords: Tecnologia da informação
Educação - Efeito das inovações tecnológicas
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
???metadata.dc.subject.user???: Língua Portuguesa
Tecnologias digitais de informação e comunicação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Letras
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Letras
Citation: CHAVES, Themys Yslene Simões. O Ensino de Língua Portuguesa mediado por tecnologias digitais: desafios da prática docente no século XXI. 2022. 186 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9208
Issue Date: 16-Aug-2022
Appears in Collections:Mestrado em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_Themys Chaves_ PPGL.pdf3.15 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons