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???metadata.dc.type???: Tese
Title: Dinâmicas das estratégias matrimoniais entre povos indígenas: processos diferenciados de territorialização e territorialidades específicas em Manaus
???metadata.dc.creator???: Rodrigues, Clayton de Souza 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Almeida, Alfredo Wagner Berno de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Oliveira Filho, João Pacheco de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Bruno, Ana Carla dos Santos
???metadata.dc.contributor.referee3???: Souza, Vânia Rocha Fialho de Paiva e
???metadata.dc.contributor.referee4???: Santos, Fabiane Vinente dos
???metadata.dc.description.resumo???: A presente investigação antropológica foi construída a partir de reflexão sobre as configurações de estratégias matrimoniais indígenas na região metropolitana de Manaus e suas possibilidades de análise acerca dos processos diferenciados de territorialização e de consolidação de territorialidades indígenas nesta região. Inicialmente a identificação de casais compostos por cônjuges de povos de origens diversas se deu a partir das relações de pesquisa ou da evidência desses agentes sociais da pesquisa no movimento indígena, seja político ou cultural. A pesquisa objetivou de modo geral refletir por meio da etnografia e da cartografia social sobre a (re)produção de unidades sociais na região metropolitana de Manaus tendo como objeto as estratégias matrimoniais entre indígenas de povos diferentes. Buscou descrever etnograficamente os processos de mobilidade, fixação, territorialidade, territorialização e identidade étnica a partir dessas alianças matrimoniais, identificar a partir dos agentes sociais da pesquisa e de suas histórias de vida verificar como se dá a construção de suas identidades étnicas e de seus respectivos grupos condicionada pela situação da pandemia. A pesquisa utilizou-se da etnografia com entrevistas presenciais e mediadas por telefone celular e redes sociais, contando com registros audiovisuais, depoimentos e com revisão bibliográfica relacionada aos temas que comporam a investigação. A estrutura da tese conta com cinco capítulos onde no primeiro capítulo apresento o campo, a partir de apresentação das unidades sociais da comunidade de Nossa Senhora do Livramento, do Parque das Tribos, da comunidade Três Unidos, da comunidade do Grupo Bayaroá, do restaurante Biatüwi em Manaus e da Terra Indígena Beija-Flor em Rio Preto da Eva e da aldeia Tururukari-Uka em Manacapuru, finalizando com reflexão sobre os povos indígenas e a região metropolitana de Manaus. No segundo capítulo trato das “regras matrimoniais” como estratégias de reprodução social, alianças e unidades sociais indígenas na grande Manaus. Neste capítulo discute-se sobre que atos deliberados são constituídos na consolidação de identidades coletivas. Realiza-se de maneira concomitante uma análise crítica da “dicionarização erudita” acerca da aliança em Lowie, Murdock e Schultz da reflexão crítica sobre que unidades sociais estamos tratando, discutindo-se a partir de revisão bibliográfica sobre os conceitos e/ou categorias significativas de unidades sociais, a saber: de povo, nação, grupo étnico, comunidade e tribo, encerrando-se o capítulo com uma discussão sobre territórios pluriétnicos. O terceiro capítulo por sua vez, reflete criticamente sobre a história social das interpretações sobre alianças na antropologia. Para esta discussão elaborou-se revisão bibliográfica sobre as teorias da aliança a partir de Morgan, Cushing, Boas, Rivers, Malinowski e Leach, buscando possíveis desconstruções das ideias de regras e modelos sociais para as alianças e organizações sociais humanas. Seguindo com o quarto capítulo, ode apresento as histórias de vida dos quinze casais que compõem a pesquisa. Finaliza-se com o quinto capítulo, apresentando as acepções das mulheres rionegrinas sobre estratégias de casamentos e os processos diferenciados de territorialização e territorialidades específicas indígenas a partir dos depoimentos de quinze casais e das contribuições de três mulheres da associação das mulheres indígenas do Alto rio Negro, onde apresenta-se o processo de territorialidade específica de cada unidade social da pesquisa. As considerações a que se chegou recaem sobre a observação de que as alianças matrimoniais em seus variados arranjos e contextos, contribuem para o fortalecimento e (re)construção de identidades étnicas individuais e coletivas perpassando por diversas esferas da vida social como a religião, a economia, as expressões artísticas e culturais e a política. Sobre os casais colaboradores da pesquisa é possível observar que suas alianças se constituíram nas diversas esferas, logo reiteramos que as alianças também são fruto de contextualizações, assim como estratégias quando se trata de indígenas em processos de territorialização e territorialidades em territórios que não os seus de origem, como é o caso de Manaus. A sugestão mais potencial foi a de propor a construção de uma categoria analítica para explicar esse fenômeno do casamento entre povos indígenas de diferentes etnias, pois ao tentar utilizar a categoria de casamento interétnico, nos parece ser importante utilizar categoria analítica coerente. Principalmente porque esta categoria refere-se fortemente a casamentos entre povos indígenas e não indígenas e é amplamente utilizada e convencionada a este sentido, embora essas alianças entre diferentes povos indígenas também sejam consideradas interétnicas.
Abstract: The present anthropological investigation was built from the reflection on the configurations of indigenous matrimonial strategies in the metropolitan region of Manaus and its possibilities of analysis about the differentiated processes of territorialization and consolidation of indigenous territorialities in this region. Initially, the identification of couples made up of relatives from peoples of different origins was based on research relationships or evidence of these social research agents in the indigenous movement, whether political or cultural. The research aimed to reflect, through ethnography and social cartography, on the (re)production of social units in the metropolitan region of Manaus, having as object the matrimonial strategies between indigenous peoples of different peoples. It sought to describe ethnographically the processes of mobility, connection, territoriality, territorialization and ethnic identity from matrimonial alliances, identifying from the social agents of the research and their life stories to verify how the construction of their ethnic identities and their respective groups conditioned by the pandemic situation. The research used ethnography with face-to-face interviews and mediated by cell phone and social networks, with audiovisual records, testimonials and a bibliographical review related to the themes that made up the investigation. The structure of the thesis has five chapters where in the first chapter I present the field, from the presentation of the social units of the community of Nossa Senhora do Livramento, of Parque das Tribos, of the Três Unidos community, of the Bayaroá Group community, of the Biatüwi restaurant in Manaus and the Beija-Flor Indigenous Land in Rio Preto da Eva and the Tururukari-Uka village in Manacapuru, ending with a reflection on the indigenous peoples and the metropolitan region of Manaus. In the second chapter I deal with “marriage rules” as strategies for social reproduction, alliances and indigenous social units in greater Manaus. This chapter discusses which deliberate acts are constituted in the consolidation of collective identities. A critical analysis of the “erudite dictionary” about the alliance in Lowie, Murdock and Schultz of the critical reflection on which social units we are dealing with is carried out concomitantly, discussing from a bibliographical review on the concepts and/or significant categories of social units, namely: people, nation, ethnic group, community and tribe, ending the chapter with a discussion on pluriethnic territories. The third chapter, in turn, critically reflects on the social history of interpretations of alliances in anthropology. For this discussion, a bibliographic review was carried out on alliance theories based on Morgan, Cushing, Boas, Rivers, Malinowski and Leach, seeking possible deconstructions of the ideas of rules and social models for alliances and human social organizations. Continuing with the fourth chapter, where I present the life stories of the fifteen couples that make up the research. It ends with the fifth chapter, presenting the meanings of Rio Negro women about marriage strategies and the differentiated processes of territorialization and specific indigenous territorialities based on the testimonies of fifteen couples and the contributions of three women from the association of indigenous women of the Upper Rio Negro, where the process of specific territoriality of each social unit of the research is presented. The considerations arrived at fall on the observation that matrimonial alliances in their various arrangements and contexts, contribute to the strengthening and (re)construction of individual and collective ethnic identities permeating various spheres of social life such as religion, economy, artistic and cultural expressions and politics. Regarding the research collaborating couples, it is possible to observe that their alliances were constituted in different spheres, so we reiterate that alliances are also the result of contextualizations, as well as strategies when it comes to indigenous peoples in processes of territorialization and territorialities in territories that are not theirs. origin, as is the case of Manaus. The most potential suggestion was to propose the construction of an analytical category to explain this phenomenon of marriage between indigenous peoples of different ethnicities, because when trying to use the category of interethnic marriage, it seems important to us to use a coherent analytical category. Mainly because this category strongly refers to marriages between indigenous and non-indigenous peoples and is widely used and agreed in this sense, although these alliances between different indigenous peoples are also considered interethnic.
Keywords: Indíos - Casamento - Manaus (AM)
Índios - Usos e costumes - Manaus (AM)
Indígenas da América do Sul - Ritos e cerimônias nupciais
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: ANTROPOLOGIA
???metadata.dc.subject.user???: Estratégias matrimoniais
Territorialização e territorialidade
Plurietnicidade
Manaus
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Antropologia Social
Citation: RODRIGUES, Clayton de Souza. Dinâmicas das estratégias matrimoniais entre povos indígenas: processos diferenciados de territorialização e territorialidades específicas em Manaus. 2022. 485 f. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9284
Issue Date: 9-Dec-2022
Appears in Collections:Doutorado em Antropologia Social

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