Recent Submissions
Coral Uirapuru e Waldemar Henrique: ecoando a cultura amazônica em uma escola pública de Manaus/AM
Este presente trabalho visa valorizar a cultura musical regional por meio do ensino de canto coral em uma escola pública de ensino médio em tempo integral. Os objetivos específicos incluem promover o estudo, pesquisa e prática de músicas regionais, especialmente as quatro lendas do compositor paraense Waldemar Henrique. Busca-se estimular a reflexão, interação com o meio e uma atitude pesquisadora entre os participantes, além de aprofundar o conhecimento sobre o Coral Uirapuru e sua trajetóri...
Musicograma em músicas do grupo Raízes Caboclas: uma proposta metodológica para o ensino de música nos anos iniciais
Esta pesquisa tem como objetivo apresentar uma proposta metodológica para o ensino de música nos anos iniciais a partir do musicograma do pedagogo Jos Wuytack em músicas do Grupo Raízes Caboclas. A falta de concentração e atenção na escuta das músicas trabalhadas em sala de aula, bem como a dificuldade em entender a estrutura de uma obra musical, despertaram o interesse pelo tema. Diante disso, pensamos no uso do musicograma como recurso didático para motivar e facilitar o processo de compree...
A professora está presente: a performance “a artista está presente” de Marina Abramovi como ferramenta de uma professora de Arte na mediação para a desconstrução da violência contra a mulher : um estudo na Escola Estadual Colégio Brasileiro Pedro Silvestre.
O que a performance contribui para a desconstrução da violência contra a mulher? A potência que há na performance “A artista está presente” de Marina Abramović é nesta pesquisa o elo de encontro entre a arte e as mulheres para a tomada de consciência de suas próprias vidas diante às novas possibilidades e posturas para essa desconstrução. A Performance, portanto, é aqui utilizada para trabalhar questões relacionadas à violência de gênero em sala de aula. A obra da artista sérvia nos ajuda a c...
Cineclub: reflexões sobre a presença da videodança em uma escola de ensino médio de Manaus
O estudo teve como foco de pesquisa, investigar quais são as colaborações da linguagem da videodança no processo de ensino e aprendizagem de artes em uma turma de estudantes do primeiro ano do ensino médio, relacionando a prática cênica no desenvolvimento intelectual e artístico dos participantes da pesquisa, além de refletir sobre a importância da mesma na escola, como instrumento de socialização, para a formação de cidadãos críticos, participativos e responsáveis. A metodologia é qualitativ...
Nós por nós: a performance na escola e o pensar sobre si
“NÓS POR NÓS: A performance na escola e o pensar sobre si” é um relato de uma experiência pedagógica de um processo criativo performático intitulado CPF´S Corpo Presente, Futuro Será! que investigou os sentimentos acometidos diante dos paradigmas sociais no espaço e tempo em que vivem, realizado com os estudantes do 8º ano da Escola Municipal Antônia Medeiros da Silva em Manaus. A pesquisa tem como objetivo analisar os desafios e as potencialidades do processo criativo na sala de aula, que su...
Imagens que falam: poética e processo de criação do desenho na escola
O presente artigo relata a rotina dos estudantes do oitavo ano, turma 1, em atividades de desenho na Escola Estadual Professor José Ribamar da Costa, Manaus-AM, bem como a poética de suas criações e todos os processos utilizados por eles nos caminhos percorridos até o resultado. O poder de expressão do desenho na escola é utilizado como meio de comunicação por alguns estudantes que optam pelo uso desse recurso para externar suas ideias e pensamentos. Muitas das vezes, essas criações relatam s...
A história da música em quadrinhos: uma proposta metodológica para o ensino da música na escola
O presente trabalho apresenta o resultado da pesquisa de dissertação do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Artes PROF-ARTES – PPG-ART-MP- UFAM dentro da linha de pesquisa: abordagens teórico-metodológicas das práticas docentes. A pesquisa elucidou o uso das histórias em quadrinhos como uma proposta metodológica do ensino de Arte/música em sala de aula aplicada no ensino fundamental II – anos finais numa escola, na cidade de Manaus, AM. Juntando o fazer artístico dos estudantes com...
Experimentação musical coletiva com alunos do 9º Ano na EMEF Solange Nascimento
O presente artigo descreve um processo de criação musical e pedagógica iniciado a partir do canto na escola, utilizando uma canção escolhida pelos alunos durante as aulas de Arte com estudantes de uma turma do 9ºano do Ensino Fundamental II da EMEF Solange Nascimento na cidade de Manaus - AM. Este projeto teve como objetivo, proporcionar a experimentação musical de forma coletiva buscando o aprendizado musical para performance. Para embasar essa abordagem, foram explorados conhecimentos sobre...
Interações urbanas: possibilidades da arte urbana no ensino de artes visuais
A pesquisa desenvolvida com os estudantes, regularmente matriculados no 9º ano do ensino fundamental II da Escola Estadual Arthur Araújo, partiu da necessidade de verificar a possibilidade de realização de uma atividade artístico/pedagógica fora da sala de aula. Tal iniciativa foi impulsionada pela carência de uma estrutura física adequada (laboratório de Arte) que possibilitasse as produções e o desenvolvimento dos processos de criação em arte dos estudantes da referida escola. O presente es...
Eu, minha Escola e minha Comunidade: um olhar dos estudantes sobre si mesmos, sua Escola e comunidade, através de expressões estéticas - Me, my School and my Community: a look from students at themselves, their School and community, through aesthetic expressions
A presente pesquisa tem por objetivo central levantar questões sobre os estudantes adolescentes do ensino fundamental, sua concepção a respeito de si mesmos, sua interação com a escola e sua comunidade. Para tanto, relembramos trabalhos realizados de anos anteriores utilizando-se do estilo da arte óptica, que serviram de base para desenvolvem seus primeiros traços e chegarmos a realização de atividades mais específicas através de expressões estéticas. Tais questões foram definidas ...
Arteterapia: processo criativo no ensino de artes visuais através da pintura abstrata
A arte na educação tem o poder de transformar o indivíduo e o ajuda a fazer um encontro com o eu criador, espontâneo e autêntico. A educação como experiência estética e artística destina-se a despertar a sensibilidade de todos os envolvidos no processo, sejam estudantes, professores, gestores ou funcionários da escola. Deve-se elevá-los à condição de criadores de significados, sujeitos dispostos a assumir formas variadas de autoria expressiva e enunciativa. É na arte que devem ser buscados os...
A técnica de Klauss Vianna: respeitando a diversidade de corpos
A pesquisa propõe apresentar e discutir a técnica de Klauss Vianna (TKV) como uma abordagem somática que aciona a expressividade de corpos em dança. Trata-se de uma investigação corporal, com uma proposta pensada para o contexto formal, porém foi realizada no espaço não formal, que utilizou a sistematização da TKV proposta por Miller (2007). Os procedimentos metodológicos foram norteados pelo pensar com o corpo através do próprio movimento, promovendo condições necessárias para o desenvolvime...
Waldemar Henrique na escola: as lendas amazônicas como recurso para a educação musical
O presente trabalho busca analisar os processos e os resultados da aplicação de atividades de educação musical baseadas no conto das lendas amazônicas e no canto das canções da série “lendas amazônicas” de Waldemar Henrique, desenvolvidas em uma turma de 7º ano do ensino fundamental, na cidade de Manaus, durante o ano de 2022, no âmbito do mestrado profissional em Arte - ProfArtes. Está contida na linha de processos de aprendizagem e criação em artes. Apresenta os dados e as análises por meio...
O cotidiano parintinense e o processo criativo no ensino de arte
A presente dissertação apresenta o resultado de uma pesquisa realizada com os alunos do nono ano da Escola Estadual São José Operário, a partir da proposta de intervenção intitulada, “O cotidiano parintinense e o processo criativo no ensino de arte”, que investigou e experimentou metodologias de ensino e práticas pedagógicas que preconizam a importância de se inserir temas e imagens ligados à cotidianidade do aluno, durante as aulas de arte, incluindo seu repertório no processo de ensino e ap...
A performance e o teatro do oprimido em sala de aula: discussões e criações artísticas sobre violência de gênero em uma escola cívico-militar de Manaus
Esta pesquisa utiliza da Performance e do Teatro do Oprimido para trabalhar questões de combate à violência de gênero em sala de aula e a partir disso realizar processos criativos-reflexivos com estudantes de uma escola cívico-militar em Manaus. Apresento aqui relatos dos encontros realizados com as estudantes-artistas, bem como os planejamentos destes encontros e registros de ações performáticas construídas no ambiente escolar. Referente a metodologia, trata-se de uma pesquisa autoetnográfic...
O Canto Coral nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma proposta para a rede municipal de ensino de Manaus
O objetivo desta pesquisa é investigar as experiências de canto coral na educação básica, para isto propõe conhecer o estado da arte sobre o canto coral na escola, comparando quantitativamente e qualitativamente os resultados de buscas em plataformas digitais sobre as pesquisas de canto coral na escola; apresentar a proposta pedagógica de canto coral a ser desenvolvida e discutir o processo de desenvolvimento da proposta pedagógica de canto coral aplicada na Escola Municipal de Ensino Fundame...
A Percussão corporal e o ensino de Música: práticas criativas para a educação básica
O presente trabalho tem como objetivo verificar como a percussão corporal se apresenta para os interesses da educação musical, em classes regulares de ensino. É uma realidade experimental, situada no município amazônico de Manicoré, cidade ribeirinha do Vale do Rio Madeira e potencial criativo da Região Norte. Por este caminho, passamos a perceber como teorias pedagógicas musicais foram preponderantes para o amadurecimento das ideias de construção de uma cartilha. Contendo orientações acerca ...
Breaking na escola: criação de um método a partir dos processos de ensino e aprendizagem com estudantes do município de maués no amazonas
O presente trabalho, realizado em instituições de ensino público, durante as aulas de breaking, na disciplina de Artes, tem como objetivo desenvolver uma metodologia de ensino de gestos motores de breaking por meio das experiências das aulas com estudantes do município de Maués-AM. Para isso, foram selecionados três fundamentos do breaking (top rock, foot-work e freeze). Estes movimentos foram o foco de aprendizagem durante as práticas em sala de aula. A experiência durante a aplicação dos mé...
Antígonas possíveis: dramaturgias na sala de aula como experiências de convívio
Quantas “Antígonas” são necessárias para a autoconstrução do ser-humano? Do docente? Do pesquisador? Do estudante? Quais as possibilidades de exercitar a criação poética e crítica a partir da construção de uma dramaturgia baseada no convívio e na troca de experiências pessoais socializadas em sala de aula? O presente trabalho, pretende buscar as respostas a estas perguntas e organizá-las como uma metodologia de ensino de dramaturgia para os Anos Finais do Ensino Fundamental. Para alcançar tal...
Arte - educação Decolonial: caminhos de (re) existência amazônida na escola ribeirinha de Manaus
O presente artigo é um relato de experiência de práticas artísticas desenvolvidas na disciplina de artes de uma escola ribeirinha de Manaus. Portanto buscou-se organizar experiências de mediação artística na disciplina de artes com práticas que sirvam de elemento agregador teórico-metodológico decolonial de (re)existência amazônida na Escola Municipal José Sobreira do Nascimento; criar experiências na arte-educação em contexto ribeirinho que contemplem o imaginário social, as expressões ident...
- 27 UFAM
- 4 UFAM - UEA
- 31 Dissertação