???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9362
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Indicadores de alfabetização científica no letramento midiático em química no contexto do novo ensino médio
???metadata.dc.creator???: Aguiar, Cenaar Klippel 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Antunes, Ettore Paredes
???metadata.dc.contributor.referee1???: Souza, Gahelyka Aghta Pantano de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Souza, Renato Henriques de
???metadata.dc.description.resumo???: A alfabetização é mais que o simples domínio cognitivo e mecânico de técnicas de escrever e ler. É o domínio destas técnicas em termos conscientes, implica que a autoformação possa resultar em uma postura interferente do homem sobre seu contexto. Acredita-se que para evitar aspectos negativos da cultura científica tem que saber interagir de maneira consciente e cidadã, é necessário desenvolver o chamado letramento midiático. Essa alfabetização permite conhecer e diferenciar a multiplicidade de mídias, além de ajudar a analisar, interpretar, produzir e compartilhar seus conteúdos. O novo ensino médio apresenta diversas mudanças para os professores, para os estudantes e para a escola. Uma delas é em relação ao currículo, que passou a ser organizado por competências e habilidades definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nesse sentido, o presente estudo teve o objetivo de compreender como o letramento midiático pode promover a alfabetização científica (AC) a partir do Ensino da Química com alunos do novo ensino médio na cidade de Manaus. Considerando-se tal abordagem especificamente direcionada ao letramento midiático no novo ensino médio, destaca-se a importância de ser alfabetizado cientificamente no mundo contemporâneo, onde diariamente se recebe uma enxurrada de informações. O estudante precisa utilizar dos conceitos científicos para integrar valores, e saber-fazer por tomar decisões responsáveis, pensando nos motivos socioeconômicos, culturais, cívicos e práticos. Com isso, é necessário contribuições para o (re)desenho de práticas e projetos mais plurais e capazes de fomentar a (re)construção de novos modelos de ensino. A proposta desenvolvida teve por alvo, não somente destacar conceitos sobre a temática levantada, mas também, por meio de ensino investigativo, desenvolver habilidades cognitivas, elaboração de hipóteses e conclusões, durante a elaboração do podcast, contribuindo para a construção do conhecimento pelos alunos e para a promoção da Alfabetização Científica. Portanto o trabalho com mídia, especialmente utilizando a mídia podcast, no contexto do novo ensino possibilita a promoção da alfabetização científica, de maneira articulada ao uso dos conhecimentos químicos presente no dia a dia dos alunos, de forma que elesse tornem um instrumento de verificação da aquisição de conhecimentos e averiguação da sua ocorrência segundo os indicadores de Alfabetização Científica.
Abstract: A alfabetização é mais que o simples domínio cognitivo e mecânico de técnicas de escrever e ler. É o domínio destas técnicas em termos conscientes, implica que a autoformação possa resultar em uma postura interferente do homem sobre seu contexto. Acredita-se que para evitar aspectos negativos da cultura científica tem que saber interagir de maneira consciente e cidadã, é necessário desenvolver o chamado letramento midiático. Essa alfabetização permite conhecer e diferenciar a multiplicidade de mídias, além de ajudar a analisar, interpretar, produzir e compartilhar seus conteúdos. O novo ensino médio apresenta diversas mudanças para os professores, para os estudantes e para a escola. Uma delas é em relação ao currículo, que passou a ser organizado por competências e habilidades definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nesse sentido, o presente estudo teve o objetivo de compreender como o letramento midiático pode promover a alfabetização científica (AC) a partir do Ensino da Química com alunos do novo ensino médio na cidade de Manaus. Considerando-se tal abordagem especificamente direcionada ao letramento midiático no novo ensino médio, destaca-se a importância de ser alfabetizado cientificamente no mundo contemporâneo, onde diariamente se recebe uma enxurrada de informações. O estudante precisa utilizar dos conceitos científicos para integrar valores, e saber-fazer por tomar decisões responsáveis, pensando nos motivos socioeconômicos, culturais, cívicos e práticos. Com isso, é necessário contribuições para o (re)desenho de práticas e projetos mais plurais e capazes de fomentar a (re)construção de novos modelos de ensino. A proposta desenvolvida teve por alvo, não somente destacar conceitos sobre a temática levantada, mas também, por meio de ensino investigativo, desenvolver habilidades cognitivas, elaboração de hipóteses e conclusões, durante a elaboração do podcast, contribuindo para a construção do conhecimento pelos alunos e para a promoção da Alfabetização Científica. Portanto o trabalho com mídia, especialmente utilizando a mídia podcast, no contexto do novo ensino possibilita a promoção da alfabetização científica, de maneira articulada ao uso dos conhecimentos químicos presente no dia a dia dos alunos, de forma que elesse tornem um instrumento de verificação da aquisição de conhecimentos e averiguação da sua ocorrência segundo os indicadores de Alfabetização Científica.
Keywords: Química (Ensino médio)
Química - Estudo e ensino (Ensino médio)
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
???metadata.dc.subject.user???: Mídia-educação
Fake News
Podcast
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Exatas
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Química
Citation: AGUIAR, Cenaar Klippel. Indicadores de alfabetização científica no letramento midiático em química no contexto do novo ensino médio. 2023. 101 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9362
Issue Date: 24-Feb-2023
Appears in Collections:Mestrado em Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_CenaarAguiar_PPGQ2.72 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.