???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9596
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: As dinâmicas socioambientais dos professores camponeses da Escola Municipal Professora Francisca Góes dos Santos, Careiro da Várzea-Am
???metadata.dc.creator???: Souza, Maíra Gomes de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Fraxe, Therezinha de Jesus Pinto
First advisor-co: Silva, Carlos Augusto da
???metadata.dc.contributor.referee1???: Norte Filho, Antônio Ferreira do
???metadata.dc.contributor.referee2???: Santiago, Jozane Lima
???metadata.dc.contributor.referee3???: Rezende, Marília Gabriela Gondim
???metadata.dc.description.resumo???: Inicia-se esta dissertação tomando emprestadas as frases da escritora Cora Coralina “O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria se aprende é com a vida e com os humildes” e a letra da música dos compositores Alexandre Magno Abrão & Thiago Raphael Castanho, que diz que “Seremos donos do nosso amanhã se estivermos unidos”. Nesse sentido, falar da Amazônia é sinônimo de complexidade, pois o saber, o conhecer e o desconhecido sempre estão estampados nos rios, na floresta e na terra. Para ter certa compreensão desses saberes, buscaram-se as literaturas especializadas que tratam da educação em nível de Brasil. Feito o levantamento da literatura, atravessou-se para a margem direita do rio Amazonas-Solimões para identificar as escolas sediadas na cidade de Careiro da Várzea – Amazonas, das quais duas estão na sede municipal; e duas, em áreas rurais. Para investigar o problema da pesquisa, focou-se no seguinte objeto: analisar as principais dinâmicas socioambientais dos professores camponeses da Escola Municipal Professora Francisca Góes dos Santos, na Comunidade de São Francisco de Assis, da Costa da Terra Nova, em Careiro da Várzea. Nas três escolas do município foram realizadas somente observações e conversas informais; já na Escola Municipal Francisca Góes dos Santos as observações foram intensivas. Para a coleta das assertivas, o campo metodológico abrangeu formulário semiestruturado, entrevistas formais, informais, ajuris de rodadas de conversas, além das anotações na caderneta de campo; e foram realizadas quatro idas ao campo, nos anos de 2021, 2022 e 2023, intercalando os períodos de seca e de cheia do rio Amazonas. Após as coletas de campo, foram feitas as compilações das fontes empíricas e teóricas. Conclui-se que, das 42 (quarenta e duas) assertivas, em 30 (trinta) delas houve repetições dos elementos; e em 12 (doze) não ocorreu essa repetição. Assim, conforme as dinâmicas socioambientais retratadas na voz da poetisa Cora Coralina, o saber acontece quando há a interação entre as pessoas e o ambiente; já o educador Paulo Freire sustenta que só é possível entender o desconhecido se houver a humildade de escutar. Nesse sentido, os professores camponeses seguem a linha dos ODS da ONU no que tange à educação continuada, pois todos têm graduação, especialização; alguns com mestrado e doutorando em Universidade pública.
Abstract: This dissertation begins, borrowing the phrases of the writer Coro Coralina “We learn knowledge from masters and books. Wisdom is learned from life and from the humble” and the lyrics of the song by composers Alexandre Magno Abrao & Thiago Raphael Castanho, whose narrative is “We will be masters of our tomorrow if we are united”. In this sense, talking about the Amazon is always synonymous with complexity, because knowledge, knowing and the unknown are always stamped in the rivers, in the forest and in the land. In order to have a certain understanding of this knowledge, specialized literature was sought, which deals with Education at the level of Brazil. Once the literature was surveyed, we crossed to the right bank of the Amazon-Solimões river to identify the schools based in the city of Careiro da Várzea - Amazonas. With the identified schools, two in the municipal seat and two in rural areas. To equate the research problem, the following object was carried out: to analyze the main socio-environmental dynamics of the Peasant Teachers of the Municipal School Professora Francisca Góes dos Santos, in the Community of São Francisco de Assis da Costa da Terra Nova in Careiro da Várzea. Since, at the three schools, only observations and informal conversations were carried out. At the Francisca Góes dos Santos Municipal School, observations were intensive. In order to search for certain assertions, the methodological field that was applied were, the semi-structured form, formal and informal interviews, ajuris of rounds of conversations and more the notes in the field book and four trips to the field were carried out, being in 2021, 2022 and 2023, interspersed with dry and flood periods on the Amazon River. After field collections, empirical and theoretical sources were compiled. And finally, it is concluded that, of the 42 (forty-two) assertions, 30 (thirty) were repeated and 12 (twelve) were not repeated. Thus, to the socio-environmental dynamics in the voice of the poet Cora Coralina, knowledge happens when there is interaction between people and the environment, Educator Paulo Freire, invokes that it is only possible to understand the unknown if there is the humility to listen. In this sense, the peasant teachers follow the line of the UN (SDGs) in terms of continuing education, as they all have a degree, specialization, some with a master's degree and are studying at a public university.
Keywords: Educação rural - Careiro da Várzea (AM)
Professores de educação rural
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS
???metadata.dc.subject.user???: Etnopedagogia
Sustentabilidade
Sazonalidade
Saberes
Ancestralidade
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Centro de Ciências do Ambiente
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia
Citation: SOUZA, Maíra Gomes de. As dinâmicas socioambientais dos professores camponeses da Escola Municipal Professora Francisca Góes dos Santos, Careiro da Várzea-Am. 2023. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9596
Issue Date: 30-Jun-2023
Appears in Collections:Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_MairaSouza_PPGCASA.pdf2.7 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons