???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9642
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Programa Residência Pedagógica: buscando caminhos para a construção do saber docente
???metadata.dc.creator???: Cunha, Matheus Ferreira da 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Nogueira, Amélia Regina Nogueira
???metadata.dc.contributor.referee1???: Fortes, Mircia Ribeiro
???metadata.dc.contributor.referee2???: Carvalho, Ednea do Nascimento
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho buscou compreender a importância do programa Residência Pedagógica para a formação inicial dos acadêmicos de Geografia da Universidade Federal do Amazonas, evidenciando a contribuição do programa para a construção dos saberes docentes experienciais por meio da percepção dos residentes. Os sujeitos desta pesquisa foram os residentes que participaram do edital CAPES nº 06/2018, referente, portanto, aos anos de 2018-2019. A pesquisa é de caráter qualitativa, tomando por referência a discussão sobre a percepção com base nas leituras de Yi-Fu Tuan (1980) no qual os aspectos subjetivos e pessoais são valorizados nos estudos da Geografia. O trabalho caracteriza-se como descritivo dentro de uma abordagem fenomenológica (DARTIGUES, 1992). Os dados coletados através das entrevistas dos residentes da UFAM foram compreendidos a partir da análise de conteúdo (BARDIN, 2006). Cabe ponderar que o os resultados mostraram que o programa se destaca como um mecanismo formativo no qual busca correlacionar a IES e as escolas na tentativa de proporcionar uma formação de professores inicial significativa, na qual o residente possa vivenciar seu futuro espaço trabalho, se preparando de modo efetivo por meio da imersão proposta no programa. A IES tem um papel fundamental no programa, uma vez que é a responsável em organizar formações e eventos no qual contribuam para a formação dos professores. A escola também tem uma funcionalidade essencial, pois é nela que os residentes por meio da ambientação e imersão, observações e acompanhamento nas escolas sob a orientação dos professores de campo, se iniciam na produção de saberes e fazeres experiências.
Abstract: This work sought to understand the importance of the Pedagogical Residency program for the initial training of Geography students at the Federal University of Amazonas, highlighting the program's contribution to the construction of experiential teaching knowledge through the residents' perception. The subjects of this research were the residents who participated in CAPES public notice nº 06/2018, referring, therefore, to the years 2018-2019. The research is of a qualitative nature, taking as reference the discussion about perception based on the readings of Yi-Fu Tuan (1980) in which subjective and personal aspects are valued in Geography studies. The work is characterized as descriptive within a phenomenological approach (DARTIGUES, 1992). Data collected through interviews with UFAM residents were understood from content analysis (BARDIN, 2006). It should be noted that the results showed that the program stands out as a training mechanism in which it seeks to correlate the HEI and the schools in an attempt to provide significant initial teacher training, in which the resident can experience his future workspace, preparing himself effectively through the immersion proposed in the program. The IES plays a fundamental role in the program, since it is responsible for organizing training and events that contribute to the training of teachers. The school also has an essential functionality, as it is there that residents, through setting and immersion, observations and monitoring in schools under the guidance of field teachers, begin to produce knowledge and experience.
Keywords: Professores - Formação
Professores - Geografia
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA: GEOGRAFIA HUMANA
???metadata.dc.subject.user???: Saber docente experiencial
Residência pedagógica
Geografia
Formação de professores
UFAM
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Geografia
Citation: CUNHA, Matheus Ferreira. Programa Residência Pedagógica: buscando caminhos para a construção do saber docente. 2023. 92 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9642
Issue Date: 26-Jul-2023
Appears in Collections:Mestrado em Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_MatheusCunha_PPGEOG.pdf1.63 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.