???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9684
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Educação Física escolar: desafios e possibilidades do uso das TDICS no ensino remoto em tempos de pandemia da Covid-19
???metadata.dc.creator???: Carvalho, Ualisson Cleiton 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Leal, Fabiana
???metadata.dc.contributor.referee1???: Barba, Clarides Henrich de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Silva, Vera Lúcia Reis da
???metadata.dc.description.resumo???: A pandemia ficará para a história, porque milhões de pessoas em todo o mundo foram isoladas das salas de aula devido às medidas de confinamento para conter a propagação do vírus SARS-CoV-2, causador da COVID-19. Para dar continuidade aos processos de formação, de ensino e de aprendizagem, órgãos de saúde e os governos recomendaram o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) como principal ferramenta para o desenvolvimento do trabalho educativo em todos os níveis. Tendo em conta a diversidade de situações em que as TDICs podem ser aplicadas, esta deve ser utilizada descartando a simples consideração do próprio meio e a sua seleção para um determinado contexto, mas deve ser feita com base nos outros componentes do processo de ensino e de aprendizagem. A eficácia das mídias didáticas dependerá da forma como são utilizadas em cada contexto e situação educacional, elemento que é levado em consideração na pesquisa ao utilizá-las para o ensino de Educação Física. Desta forma, o objetivo desta dissertação foi analisar os desafios e possibilidades vivenciados pelos professores de Educação Física escolar no uso de TDICs, durante o Ensino Remoto, na Pandemia da COVID-19. A pesquisa caracteriza-se como uma abordagem exploratória, descritiva e qualitativa. Trata-se de uma pesquisa que analisou inicialmente os documentos educacionais nacionais além de documentação específica voltada para a formação continuada dos professores na pandemia, seguida de ida à campo, utilizando como instrumento a entrevista semiestruturada com professores que ministraram a disciplina de Educação Física, no Ensino Fundamental I, durante a pandemia. Para a análise dos dados qualitativos utilizou-se a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2010). Os resultados apontam diferentes classificações de vantagens, desvantagens e dificuldades entre professores. Falta de equipamento adequado em casa, falta de treinamento para uso de TDIC, assim como o uso de diferentes plataformas para o ensino on-line estiveram entre as maiores dificuldades durante o ensino on-line. Entre as vantagens destaca-se a oportunidade em aprender a utilizar as ferramentas tecnológicas. Os dados encontrados podem ser úteis para orientar as políticas educacionais e promover o desenvolvimento de estratégias eficazes de ensino e de aprendizagem em situações de crise sanitária. O problema da pesquisa engloba a seguinte questão: quais os desafios e possibilidades vivenciados por professores do Ensino Fundamental no uso das TDICs na disciplina Educação Física diante da realidade da COVID-19?
Abstract: The pandemic remained in history, because millions of people around the world were attended by classrooms due to confinement measures to contain the influence of the SARS-CoV-2 virus, which causes COVID-19. To give continuity to training, teaching and learning processes, health agencies and governments recommended the use of Digital Information and Communication Technologies (TDICs) as the main tool for the development of educational work at all levels. Taking into account the diversity of situations in which DICTs can be applied, this should be used discarding the simple consideration of the medium itself and its selection for a given context, but should be done based on the other components of the teaching and learning process. The strength of didactic media will depend on how they are used in each context and educational situation, an element that is taken into account in the research when using them for teaching Physical Education. In this way, the objective of this dissertation was to analyze the challenges and possibilities experienced by Physical Education teachers in the use of TDICs, during Remote Teaching, in the COVID-19 Pandemic. The research is characterized as an exploratory, descriptive and qualitative approach. This is research that initially looked at national educational documents in addition to specific controls for the continuing education of teachers in the pandemic, followed by a trip to the field, using as an instrument the semi-structured interview with teachers who taught the discipline of Physical Education, in Elementary School I, during the pandemic. For the analysis of qualitative data, Content Analysis was used (BARDIN, 2010). The results indicate different classifications of advantages, tolerances and difficulties among teachers. Lack of adequate equipment at home, lack of training to use TDIC, as well as the use of different platforms for on-line teaching must be among the greatest difficulties during on-line teaching. Among the advantages, the opportunity to learn how to use technological tools stands out. The data found can be useful to guide educational policies and promote the development of effective teaching and learning strategies in health crisis situations. The research problem encompasses the following question: what are the challenges and possibilities experienced by Elementary School teachers in the use of DICTs in the Physical Education discipline in the face of the reality of COVID-19?
Keywords: Educação - Ensino via Web
Tecnologia educacional
Ensino - Meios auxiliares
Ensino auxiliado por computador
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
???metadata.dc.subject.user???: Educação Física Escolar
TDICs
Ensino Remoto
Pandemia da Covid-19
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
Citation: CARVALHO, Ualisson Cleiton. Educação Física escolar: desafios e possibilidades do uso das TDICS no ensino remoto em tempos de pandemia da Covid-19. 2023, 112 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9684
Issue Date: 28-Jun-2023
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_UalissonCarvalho_PPGECH1.04 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.