???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9695
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBezerra, Rebeca Noemi de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2863142343183905eng
dc.contributor.advisor1Higuchi, Maria Inês Gasparetto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8607852207828061eng
dc.contributor.referee1Azevedo, Genoveva Chagas de-
dc.contributor.referee2Silva, Neliton Marques da-
dc.contributor.referee3Scudeller, Veridiana Vizoni-
dc.date.issued2023-06-27-
dc.identifier.citationBEZERRA, Rebeca Noemi de Oliveira. A biodiversidade florística da Amazônia na percepção de estudantes do ensino fundamental em Manaus-AM. 2023. Dissertação (Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9695-
dc.description.resumoA biodiversidade florística tem se tornado um assunto extremamente debatido no mundo todo. À medida em que aumentam os números indicadores de desmatamentos, poluições, queimadas e o próprio aquecimento global, aumenta também a emergência de preservar as florestas e sua biodiversidade de fauna e flora. Além disso, é preciso observar a importância ecossistêmica da biodiversidade florística. No centro dessa pauta ambiental, a floresta amazônica se torna o centro por possuir a maior biodiversidade de organismos vivos do planeta. Considerando que para preservar o ecossistema florestal e evitar a sua destruição, é necessário um envolvimento efetivo da sociedade, os conhecimentos das pessoas sobre o meio ambiente, o que elas conhecem da natureza e o quanto sabem, podem ser considerados pontos importantes por serem questões fundamentais para qualquer indivíduo que é um elo responsável pela proteção do ambiente natural no qual está inserido. Para isso, as percepções das pessoas acerca dessa biodiversidade se tornam um caminho profícuo para compreender os modos de cuidado e proteção dispensados à floresta. Este estudo exploratório-descritivo investigou as diferentes percepções ambientais sobre a biodiversidade florística da Amazônia em adolescentes finalistas do Ensino Fundamental II de Manaus, Amazonas. Participaram deste estudo, 60 alunos de duas escolas da rede pública estadual, que responderam a um questionário semiestruturado com 18 perguntas abertas e fechadas. Os dados foram submetidos à Análise de Conteúdo de Bardin estabelecendo-se estatística descritiva das categorias encontradas e das respostas fechadas. Os resultados mostraram baixo entendimento conceitual sobre biodiversidade de plantas e considerável dificuldade na identificação das espécies nativas daquelas não nativas. Ao considerar a responsabilidade no cuidado em preservar a biodiversidade, os participantes atribuíram mais a outrem do que para si. Tais resultados apontam para a necessidade de um ensino mais efetivo para que tais adolescentes possam se apropriar de uma aprendizagem significativa na busca de comportamentos mais sustentáveis para a Amazônia.eng
dc.description.abstractFloristic biodiversity has become an extremely debated subject worldwide. As the numbers of deforestation, pollution, fires and global warming increase, the need to preserve forests and their plant biodiversity grows. In addition, it is necessary to observe the ecosystem importance of this floristic biodiversity. In this environmental schedule, the Amazon Forest becomes central because it has the greatest biodiversity of living organisms on the planet. Considering that to preserve the forest ecosystem and avoid its destruction, an effective involvement of society is necessary. People's knowledge about the environment, what they know about nature and how much they know can be considered important points because they are fundamental questions for any individual who is responsible for the protection of the natural environment in which he is part of. For this, people's perceptions about this biodiversity become a fruitful way to understand the ways of care and protection given to the forest. This exploratory-descriptive study investigated the different environmental perceptions of the floristic biodiversity of the Amazon had teenagers of elementary school in Manaus, Amazonas. Participated in this study, 60 students from two state public schools, who answered a semi-structured questionnaire with 19 open and closed questions. The data were submitted to Bardin's Content Analysis. The results showed low conceptual knowledge about plant biodiversity and considerable difficulty in identifying native species from non-native ones. When considering responsibility for the care of preserving biodiversity, the participants attributed it more to others than to themselves. Such results point to the need for more effective teaching so that these adolescents can appropriate significant learning in the search for more awareness for the Amazon biodiversity.eng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaseng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/69041/Disserta%c3%a7%c3%a3o_RebecaBezerra.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentCentro de Ciências do Ambienteeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazôniaeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectEstudantes do ensino fundamental - Manaus (AM)por
dc.subjectBiodiversidade - Amazôniapor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subject.cnpqOUTROSeng
dc.titleA biodiversidade florística da Amazônia na percepção de estudantes do ensino fundamental em Manaus-AMeng
dc.title.alternativeThe floristic biodiversity of the Amazon in the perception of elementary school students in Manaus-AMeng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.description.sugestaoNenhuma dificuldadeeng
dc.description.infoApresenta figuras coloridaseng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6525-4018eng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-3338-7419eng
dc.subject.userPercepção ambientalpor
dc.subject.userFloresta amazônicapor
dc.subject.userBiodiversidade florísticapor
dc.subject.userAmazôniapor
Appears in Collections:Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_RebecaBezerra_PPGCASA.pdf1.53 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons