???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9706
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O uso da experimentação como estratégia didática na construção dos saberes docentes no contexto do PIBID-UFAM.
???metadata.dc.creator???: Lima, Tarcísio Silva de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Souza, Saulo Cézar Seiffert
???metadata.dc.contributor.referee1???: Gusmâo, Marta da Silva
???metadata.dc.contributor.referee2???: Romero, Adriano Lopes
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa está relacionada com a formação inicial de professores de Ciências, que reflete no processo de ensino-aprendizagem nas escolas de educação básica. Muitas concepções didático-pedagógicas são adquiridas dentro da Universidade e são favorecidas no âmbito de programas como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), que proporciona aos discentes das Licenciaturas sua inserção no cotidiano das escolas públicas. O estudo tem como objetivo investigar como a utilização das atividades de experimentação como estratégia didática utilizadas em situações de ensino, contribuem para a construção de saberes docentes no processo formativo dos subprojetos do PIBID/Ciências Naturais, Física e Química da UFAM/Campi Manaus de 2007 a 2018. A abordagem predominante na pesquisa é a Qualitativa, os dados da pesquisa foram coletados por meio de Editais, Relatório de Atividades, Questionário e Entrevistas e foram analisados com referências da Análise de Conteúdo de Bardin. De acordo com os resultados, os editais trazem propósitos para participantes, porém, destacamos mudanças em seus textos que levam ao enfraquecimento do seu potencial acerca dos processos formativos, os relatórios, os questionários a as entrevistas mostram o uso de estratégias didáticas e sua relação com os saberes docentes, onde cerca de 34,1% dessas estratégias são atividades experimentais, nos levando a compreender como essas atividades podem contribuir para construção dos saberes docentes. O programa pode ser considerado uma ferramenta propulsora à Formação Inicial, estimulando as licenciaturas, articulando a relação entre a teoria/prática por meio de vivências que se transformam em experiências e refletem principalmente no processo de construção da identidade.
Abstract: This research is related to the initial training of Science teachers, which reflects on the teaching-learning process in basic education schools. Many didactic-pedagogical conceptions are acquired within the University and are favored within the scope of programs such as the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID), which provides undergraduate students with their insertion in the daily life of public schools. The study aims to investigate how the use of experimentation activities as a didactic strategy used in teaching situations, contribute to the construction of teaching knowledge in the training process of subprojects of PIBID/Natural Sciences, Physics and Chemistry of UFAM/Campi Manaus, 2007 to 2018. The predominant approach in the research is Qualitative, the research data were collected through Notices, Activity Report, Questionnaire and Interviews and were analyzed with references from Bardin's Content Analysis. According to the results, the public notices bring purposes to participants, however, we highlight changes in their texts that lead to the weakening of their potential regarding the formative processes, the reports, the questionnaires and the interviews show the use of didactic strategies and their relationship with teaching knowledge, where about 34.1% of these strategies are experimental activities, leading us to understand how these activities can contribute to the construction of teaching knowledge. The program can be considered a propelling tool for Initial Training, stimulating teaching degrees, articulating the relationship between theory/practice through experiences that become experiences and reflect mainly on the identity construction process.
Keywords: Universidades e faculdades - Corpo docente
Professores universitários - Pesquisa
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
???metadata.dc.subject.user???: Saberes docentes
Estratégia didatica
Atividade de experimentação
Pibid
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Exatas
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citation: LIMA, Tarcísio Silva de. O uso da experimentação como estratégia didática na construção dos saberes docentes no contexto do PIBID-UFAM. 2023. 141 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9706
Issue Date: 15-Jun-2023
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_TarcisioLima_PPGECIM.pdf6.14 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.