???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9710
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGroschke, Adriana de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4586376961168480eng
dc.contributor.advisor1Feitosa, Francisco Eteval da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1820343517767978eng
dc.contributor.referee1Oliveira, Irlane maia de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3156688483798707eng
dc.contributor.referee2Valente, Ana Acácia Pereira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3721296004490122eng
dc.date.issued2023-07-18-
dc.identifier.citationGROSCHKE, Adriana de Souza. O modelo da metaorquestração instrumental associado à metodologia lesson study e suas implicações no processo de aprendizagem da docência para o ensino da matemática. 2023. 134 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9710-
dc.description.resumoEste estudo objetivou investigar as implicações do modelo da Metaorquestração Instrumental (MOI) associado à metodologia Lesson Study, no processo de aprendizagem dos conhecimentos especializados para o ensino da matemática, no contexto de formação inicial de professores de Matemática do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Amazonas. O estudo tem uma abordagem qualitativa, quanto aos objetivos, trata-se de uma pesquisa tanto descritiva quanto exploratória, e quanto aos procedimentos técnicos é uma pesquisa - ação. Ademais, o estudo foi baseado nos princípios da investigação reflexiva. O quadro teórico é composto pela Teoria da Orquestração Instrumental, Abordagem Instrumental do Didático, Orquestração Instrumental On-line, Metaorquestração Instrumental On-line, Lesson Study, Conhecimentos especializados para o ensino da Matemática e Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo. Os participantes do estudo foram licenciandos em Matemática da Universidade Federal do Amazonas. Os dados foram coletados a partir da observação, formulários e filmagem e foram analisados pelo método da Triangulação e à luz das categorias do conhecimento especializado dos professores de Matemática (MTSK) e do Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo (TPACK) dialogados com os teóricos que estruturam o quadro teórico deste estudo. Os resultados evidenciaram que o modelo teórico metodológico da Metaorquestração Instrumental associado à metodologia Lesson Study, implica significativamente para a mobilização e desenvolvimento de conhecimentos especializados na aprendizagem docente do ensino da Matemática.eng
dc.description.abstractThis study aimed to investigate the implications of the Instrumental Metaorchestration (MOI) model associated with the Lesson Study methodology, in the learning process of specialized knowledge for teaching mathematics, in the context of initial training of Mathematics teachers of the Mathematics Degree Course at the University Federal do Amazonas. The study has a qualitative approach, in terms of objectives, it is both a descriptive and exploratory research, and in terms of technical procedures, it is action research. Furthermore, the study was based on the principles of reflective inquiry. The theoretical framework comprises the Theory of Instrumental Orchestration, Instrumental Approach to Didactics, Online Instrumental Orchestration, Online Instrumental Metaorchestration, Lesson Study, Specialized knowledge for teaching Mathematics and Technological and Pedagogical Content Knowledge. The study participants were undergraduates in Mathematics at the Federal University of Amazonas. Data were collected from observation, forms and filming and were analyzed using the Triangulation method and in the light of the categories of specialized knowledge of Mathematics teachers (MTSK) and Technological and Pedagogical Content Knowledge (TPACK) dialogued with the theorists who structure the theoretical framework of this study. The results showed that the theoretical methodological model of Instrumental Metaorchestration associated with the Lesson Study methodology, implies significantly for the mobilization and development of specialized knowledge in teaching mathematics teaching.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/69212/DISS_AdrianaGroschke_PPGECIM.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemáticaeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectMatemática - Estudo e ensino - Pesquisapor
dc.subjectProfessores de matemáticapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRAeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: ENSINO-APRENDIZAGEMeng
dc.titleO modelo da metaorquestração instrumental associado à metodologia lesson study e suas implicações no processo de aprendizagem da docência para o ensino da matemáticaeng
dc.title.alternativeThe instrumental metaorchestration model associated with the lesson study methodology and its implications on the teaching learning process for teaching mathematicseng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0913-3427eng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9771-5226eng
dc.contributor.referee1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5754-4127eng
dc.contributor.referee2orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6599-6510eng
dc.subject.userMetaorquestração Instrumentalpor
dc.subject.userLesson Studypor
dc.subject.userEnsino de Matemáticapor
dc.subject.userFormação Inicial de Professores de Matemáticapor
dc.subject.userConhecimentos Especializadospor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_AdrianaGroschke_PPGECIM4.58 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons