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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Dilemas socioambientais como estratégia de Educação Ambiental para estudantes surdos da Educação Especial
???metadata.dc.creator???: Paiva, Antônia Jaqueline Vitor de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Schweickardt, Kátia Helena Serafina Cruz
???metadata.dc.contributor.referee1???: Liebl, Ariany Rabello da Silva
???metadata.dc.contributor.referee2???: Paes, Lucilene da Silva
???metadata.dc.contributor.referee3???: Silva, Carlos Augusto da
???metadata.dc.description.resumo???: Os processos que envolvem a Educação Ambiental vêm sendo amplamente discutidos com estudantes surdos de escolas inclusivas, no entanto quando se trata da educação de surdos de escolas especiais, poucos são os trabalhos encontrados na literatura. Dessa forma, torna-se imprescindível desenvolver estratégias de ensino de Educação Ambiental para que os estudantes surdos se envolvam com questões relacionadas ao ambiente, logo, este estudo objetivou compreender quais as atitudes de estudantes surdos diante de Dilemas Socioambientais, a partir de estratégias de Educação Ambiental. Esta pesquisa foi desenvolvida com 15 estudantes surdos da Educação Especial da Escola Estadual Augusto Carneiro dos Santos, regularmente matriculados no 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e com 3 professoras das disciplinas de Ciências, Geografia e Língua Portuguesa. Este estudo trata de uma pesquisa de campo e está caracterizada com abordagem qualitativa e quantitativa, como métodos da pesquisa utilizou-se a pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, revisões sistemáticas, entrevistas, além de duas técnicas, sendo a conversa em grupo e a oficina de desenhos, ambas executadas em libras, para análise de dados foram utilizados métodos não paramétricos e a análise de conteúdo. A partir das atividades desenvolvidas com os alunos foi possível verificar que os participantes apresentaram boas atitudes frente aos Dilemas Socioambientais, apontando soluções para as problemáticas envolvidas. As entrevistas com os professores apontaram uma parceria entre os professores em trabalhos desenvolvidos na escola sobre Educação Ambiental, além da carência de materiais adaptados para se trabalhar com os estudantes surdos e a falta de estrutura da escola, por estar em um prédio emprestado. Na conversa em grupo os estudantes ficaram divididos na discussão dos dilemas, alguns apresentaram comentários com uma visão antropocêntrica, enquanto outros alunos demostraram uma visão ecocêntrica. Já na oficina de desenhos os estudantes apresentaram desconforto ao se posicionar com relação ao primeiro dilema e tranquilidade com relação ao segundo dilema, no entanto demostraram sua criatividade e elaboraram lindos desenhos indicando soluções para as problemáticas envolvidas. Dessa forma, pode-se concluir que as atividades foram desenvolvidas com êxito, ressaltando que a Educação Ambiental está presente na Escola Estadual Augusto Carneiro dos Santos, porém, ainda há a necessidade de agentes facilitadores do ensino-aprendizagem, como recursos didáticos adaptados para os estudantes surdos, que auxiliam os professores nas práticas docentes envolvendo a Educação Ambiental na escola.
Abstract: The processes involving Environmental Education are extensively explained with deaf students in inclusive schools, however when it comes to the education of deaf people in special schools, only the works found in the literature remain. Therefore, it is essential to develop Environmental Education teaching strategies so that deaf students become involved with issues related to the environment, therefore, this study aimed to understand the attitudes of deaf students when faced with Socio-Environmental Dilemmas, based on Education strategies. Environmental. This research was developed with 15 deaf students from Special Education at public school Augusto Carneiro dos Santos, regularly enrolled in the 8th and 9th year of Elementary School and with 3 teachers from the subjects of Science, Geography and Portuguese Language. This study deals with field research and is characterized by a qualitative and quantitative approach. The research methods used were bibliographical research, documentary research, systematic reviews, interviews, in addition to two techniques, group conversation and a workshop. drawings, both executed in pounds, non-parametric methods and content analysis were used for data analysis. From the activities carried out with the students, it was possible to verify that the participants showed good attitudes towards Socio-Environmental Dilemmas, pointing out solutions to the problems involved. Interviews with teachers highlighted a partnership between teachers in work carried out at the school on Environmental Education, in addition to the lack of materials adapted to work with deaf students and the lack of structure at the school, as it is in a borrowed building. Interviews with teachers highlighted a partnership between teachers in work carried out at the school on Environmental Education, in addition to the lack of materials adapted to work with deaf students and the lack of structure at the school, as it is in a borrowed building. In the group conversation, students were divided in discussing the dilemmas, some presented comments with an anthropocentric view, while other students demonstrated an ecocentric view. In the drawing workshop, the students showed discomfort when positioning themselves in relation to the first dilemma and tranquility in relation to the second dilemma, however, they demonstrated their creativity and created beautiful drawings indicating solutions to the problems involved. Thus, it can be concluded that the activities were developed successfully, highlighting that Environmental Education is present at the Augusto Carneiro dos Santos State School, however, there is still a need for teaching-learning facilitating agents, such as teaching resources adapted for students. deaf students, who assist teachers in teaching practices involving Environmental Education at school.
Keywords: Surdos - Educação
Educação especial - Amazonas
Educação ambiental - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS BIOLOGICAS
OUTROS
???metadata.dc.subject.user???: Educação de surdos
Surdos do Amazonas
Dilemas
Problemáticas socioambientais
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Centro de Ciências do Ambiente
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia
Citation: PAIVA, Antônia Jaqueline Vitor de. Dilemas socioambientais como estratégia de Educação Ambiental para estudantes surdos da Educação Especial. 2023. 126 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9802
Issue Date: 29-Sep-2023
Appears in Collections:Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia

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