???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9837
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A envelhescência como mediadora de protagonismo em Manaus
???metadata.dc.creator???: Gomes, Douglas Henrique da Rosa 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Soares, Artemis de Araujo
???metadata.dc.contributor.referee1???: Scherer, Elenise Faria
???metadata.dc.contributor.referee2???: Ramos, Erica da Silva
???metadata.dc.description.resumo???: A população brasileira está envelhecendo e este processo necessita de adaptações nos diversos setores da sociedade. Pensar sobre isso torna-se importante no sentido de provocar uma distribuição equitativa dos papéis de destaque social visando dar à pessoa idosa a oportunidade de figurar como protagonista em seu tempo. Diante disso, levanta-se a possibilidade de se questionar se existem padrões observáveis na envelhescência com potencial para projetar ao homem adulto uma trajetória de protagonismo na velhice. Com base neste questionamento, a pesquisa investigou eventos pertinentes aos aspectos sociais do processo de envelhecimento que agregam status de protagonismo em Manaus. Os colaboradores deste estudo foram 6 pessoas idosas divididas por gênero masculino e feminino, com idade igual ou superior a 70 anos e com reconhecido protagonismo na cidade de Manaus. Para tanto utilizou-se uma abordagem qualitativa para a identificação dos padrões de repetição observáveis do limiar da autonomia da vontade dos entrevistados e para qualificar estes padrões como “fatos sociais" coercitivos de acordo com a teoria de Émile Durkheim (2007). Desta forma concluímos que o protagonismo da pessoa idosa é resultado de uma construção social escalonada em fases etárias com influência direta das instituições sociais as quais a pessoa manifesta sentimento de pertencimento que passa necessariamente por um período de reflexão sobre o passado e os projetos para o futuro o qual Berlink (2000) denomina “envelhescência” e, devido a imperfeição do corpo pela precariedade da carne problematizada por David Le Breton (2011), tem seu fim na efetivação da morte.
Abstract: RESUMEN La población brasileña está envejeciendo y este proceso requiere adaptaciones en diferentes sectores de la sociedad. Pensar en esto se vuelve importante para provocar una distribución equitativa de roles sociales destacados, con el objetivo de dar a los ancianos la oportunidad de aparecer como protagonistas de su tiempo. Ante esto, surge la posibilidad de cuestionar si existen patrones observables en el envejecimiento con potencial para proyectar a los hombres adultos en una trayectoria de protagonismo en la vejez. A partir de esta pregunta, la investigación investigó eventos relevantes para los aspectos sociales del proceso de envejecimiento que agregan estatus de protagonismo en Manaos. Los colaboradores de este estudio fueron 6 personas mayores divididas por género masculino y femenino, con edad de 70 años o más y con reconocido protagonismo en la ciudad de Manaus. Para ello, se utilizó un enfoque cualitativo para identificar los patrones de repetición observables en el umbral de autonomía de la voluntad de los entrevistados y calificar estos patrones como “hechos sociales” coercitivos de acuerdo con la teoría de Émile Durkheim (2007). El protagonismo de la persona mayor es el resultado de una construcción social escalonada en fases etarias con influencia directa de las instituciones sociales a las que la persona expresa un sentimiento de pertenencia que pasa necesariamente por un período de reflexión sobre el pasado y proyectos de futuro, que Berlink (2000) lo llama “envejecimiento” y, debido a la imperfección del cuerpo por la precariedad de la carne problematizada por David Le Breton (2011), termina en la actualización de la muerte.
Keywords: Velhice
Idosos - Aspectos Sociais
Gerontologia social
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS
???metadata.dc.subject.user???: Protagonismo
Pessoa idosa
Envelhescência
Velho
Gerontologia
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia
Citation: GOMES, Douglas Henrique da Rosa. A envelhescência como mediadora de protagonismo em Manaus. 2023. 113 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9837
Issue Date: 24-Aug-2023
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_DouglasGomes_PPGSCA.pdf2.54 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.