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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9838
???metadata.dc.type???: Tese
Title: Práticas corporais lúdicas para estudantes com deficiência intelectual no ensino fundamental: uma proposta no ensino público
Other Titles: Playful body practices for students with intellectual disability in elementary school: a proposal in public education
Prácticas corporales lúdicas para estudiantes con discapacidad intelectual en la enseñanza primaria: una propuesta en la educación pública
???metadata.dc.creator???: Leite, Francisco Edson Pereira 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Barros, João Luiz da Costa
???metadata.dc.contributor.referee1???: Martins, Ida Carneiro
???metadata.dc.contributor.referee2???: Baptaglin, Leila Adriana
???metadata.dc.contributor.referee3???: Falcão, Giovana Maria Belém
???metadata.dc.contributor.referee4???: Souza, Cleverton José Farias de
???metadata.dc.description.resumo???: A presente tese tem como objeto de estudo os processos de ensino e de aprendizagem para estudantes com deficiência intelectual, e surgiu do seguinte problema de pesquisa: como a vivência em práticas corporais lúdicas durante os atendimentos da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) podem contribuir com o desenvolvimento das funções psíquicas superiores de estudantes com deficiência intelectual de modo a favorecer suas potencialidades, tendo como possibilidade de articulação a vivência em práticas corporais? Neste estudo, defendo que a realização de práticas corporais lúdicas pelos professores na Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) favorece o processo de aprendizagem e desenvolvimento psíquico dos sujeitos identificados na escola como alunos com deficiência intelectual. Tal indagação me levou a desenvolver este estudo com o objetivo geral de conhecer as relações estabelecidas entre a realização de práticas corporais lúdicas na escola e o desenvolvimento das funções psíquicas superiores, no sentido de aprender e desenvolver suas potencialidades humanas a partir do real e do vivido, para a produção de novas ações e propostas pedagógicas de alunos com deficiência intelectual. A fim de identificar explicações para esta dúvida, definimos como objetivos específicos analisar as estratégias de ensino realizadas em uma Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) para estudantes com deficiência intelectual; elaborar, aplicar e avaliar um programa de atendimentos educacionais especializados (AEE) pautado em vivências de práticas corporais para estudantes com deficiência intelectual atendidos na SRM; apresentar uma proposta de AEE, fundamentada na teoria histórico-cultural, incorporando as práticas corporais lúdicas como estratégia de ensino para promover o desenvolvimento das funções psíquicas superiores e a formação plena de alunos com deficiência. O percurso metodológico da pesquisa iniciou com um estudo de revisão bibliográfica o qual possibilitou a fundamentação teórica da tese. Após a autorização do comitê de ética e aprovação no exame de qualificação iniciamos a investigação de campo na escola estadual São Vicente de Paula, na qual tivemos como público-alvo os estudantes com deficiência intelectual que participam do atendimento educacional especializado na Sala de Recursos Multifuncional, e nossa amostra envolveu quatro adolescentes com idades entre 11 e 16 anos, sendo uma menina e três meninos. Adotando o método histórico-cultural na perspectiva da abordagem microgenética desenvolvemos com os participantes da pesquisa um programa de práticas corporais lúdicas, e como instrumento para coleta de dados fizemos uso do diário de pesquisa e das vídeo gravações. Em nossa pesquisa de campo, onde tivemos a oportunidade de aprender com Esperto, Valentim, Conquista e Atleta, foi possível também constatar que as práticas corporais lúdicas constituem um importante recurso para o desenvolvimento integral desses adolescentes, potencializando suas capacidades cognitivas, socioemocionais e motoras. Essa abordagem, fundamentada na teoria histórico-cultural, oferece subsídios valiosos para a compreensão da construção social da mente, a influência da cultura na linguagem, o papel da mediação semiótica e a importância do jogo, brinquedo e brincadeira. Deste modo nos permitimos concluir, em resposta ao nosso problema de pesquisa e atendendo ao objetivo geral, que ao estimular as capacidades físicas e habilidades motoras dos adolescentes, estamos, de fato, promovendo o desenvolvimento das funções psíquicas superiores, fortalecendo suas habilidades cognitivas e contribuindo para seu crescimento e aprendizagem. Acreditando na capacidade inata de aprender e se desenvolver, é possível fornecer as condições necessárias para que todos os indivíduos alcancem seu pleno potencial, independentemente de suas deficiências
Abstract: The present thesis focuses on the study of teaching and learning processes for students with intellectual disabilities and arises from the following research problem: how can the experience of ludic bodily practices during sessions in the Multifunctional Resource Room (MRR) contribute to the development of higher psychological functions in students with intellectual disabilities, favoring their potential, with the possibility of incorporating bodily practices? In this study, I argue that the implementation of ludic bodily practices by teachers in the Multifunctional Resource Room (MRR) enhances the learning process and psychological development of individuals identified in school as students with intellectual disabilities. This inquiry led me to develop this study with the overall objective of understanding the relationships established between the implementation of ludic bodily practices in school and the development of higher psychological functions, aiming to learn and develop their human potential based on the real and lived experiences, for the production of new actions and pedagogical proposals for students with intellectual disabilities. In order to find explanations for this question, we defined specific objectives to analyze the teaching strategies implemented in a Multifunctional Resource Room (MRR) for students with intellectual disabilities; develop, implement, and evaluate a specialized educational assistance program (SEAP) based on bodily practice experiences for students with intellectual disabilities attending the MRR; present a SEAP proposal, grounded in historical-cultural theory, incorporating ludic bodily practices as a teaching strategy to promote the development of higher psychological functions and the comprehensive education of students with disabilities. The methodological approach of the research began with a literature review, which provided the theoretical foundation for the thesis. After obtaining authorization from the ethics committee and approval in the qualifying examination, we initiated field investigation at the São Vicente de Paula state school, targeting students with intellectual disabilities who participate in specialized educational assistance in the Multifunctional Resource Room, with a sample consisting of four adolescents aged between 11 and 16, including one girl and three boys. Adopting the historical-cultural method from a microgenetic perspective, we developed a program of ludic bodily practices with the research participants, using a research diary and video recordings as data collection instruments. In our field research, where we had the opportunity to learn from Esperto, Valentim, Conquista, and Atleta, we also found that ludic bodily practices constitute an important resource for the holistic development of these adolescents, enhancing their cognitive, socio-emotional, and motor skills. This approach, grounded in historical-cultural theory, offers valuable insights into the understanding of the social construction of the mind, the influence of culture on language, the role of semiotic mediation, and the importance of play, toys, and games. Thus, we allow ourselves to conclude, in response to our research problem and in line with the overall objective, that by stimulating the physical abilities and motor skills of adolescents, we are indeed promoting the development of higher psychological functions, strengthening their cognitive abilities, and contributing to their growth and learning. Believing in the innate capacity to learn and develop, it is possible to provide the necessary conditions for all individuals to reach their full potential, regardless of their disabilities.
La presente tesis tiene como objeto de estudio los procesos de enseñanza y aprendizaje para estudiantes con discapacidad intelectual y surge del siguiente problema de investigación: ¿cómo puede la experiencia en prácticas corporales lúdicas durante las sesiones en la Sala de Recursos Multifuncionales (SRM) contribuir al desarrollo de las funciones psíquicas superiores en estudiantes con discapacidad intelectual para favorecer sus potencialidades, teniendo en cuenta la posibilidad de incorporar prácticas corporales? En este estudio, sostengo que la realización de prácticas corporales lúdicas por parte de los profesores en la Sala de Recursos Multifuncionales (SRM) favorece el proceso de aprendizaje y desarrollo psíquico de los sujetos identificados en la escuela como alumnos con discapacidad intelectual. Esta pregunta me llevó a desarrollar este estudio con el objetivo general de conocer las relaciones establecidas entre la realización de prácticas corporales lúdicas en la escuela y el desarrollo de las funciones psíquicas superiores, con el fin de aprender y desarrollar sus potencialidades humanas a partir de lo real y lo vivido, para la producción de nuevas acciones y propuestas pedagógicas para estudiantes con discapacidad intelectual. Con el fin de identificar explicaciones para esta duda, hemos definido como objetivos específicos analizar las estrategias de enseñanza implementadas en una Sala de Recursos Multifuncionales (SRM) para estudiantes con discapacidad intelectual; elaborar, aplicar y evaluar un programa de atención educativa especializada (AEE) basado en experiencias de prácticas corporales para estudiantes con discapacidad intelectual atendidos en la SRM; presentar una propuesta de AEE, fundamentada en la teoría histórico-cultural, que incorpore las prácticas corporales lúdicas como estrategia de enseñanza para promover el desarrollo de las funciones psíquicas superiores y la formación integral de alumnos con discapacidad. El proceso metodológico de la investigación comenzó con un estudio de revisión bibliográfica, que proporcionó el fundamento teórico de la tesis. Después de obtener la autorización del comité de ética y la aprobación en el examen de calificación, iniciamos la investigación de campo en la escuela estatal São Vicente de Paula, donde los estudiantes con discapacidad intelectual que participan en la atención educativa especializada en la Sala de Recursos Multifuncional fueron nuestro público objetivo, y nuestra muestra incluyó a cuatro adolescentes de entre 11 y 16 años, siendo una niña y tres niños. Adoptando el método histórico-cultural desde la perspectiva del enfoque microgenético, desarrollamos con los participantes del estudio un programa de prácticas corporales lúdicas, y como instrumentos de recopilación de datos utilizamos un diario de investigación y grabaciones de video. En nuestra investigación de campo, donde tuvimos la oportunidad de aprender con Esperto, Valentim, Conquista y Atleta, también fue posible constatar que las prácticas corporales lúdicas constituyen un recurso importante para el desarrollo integral de estos adolescentes, potenciando sus habilidades cognitivas, socioemocionales y motoras. Este enfoque, fundamentado en la teoría histórico-cultural, ofrece valiosos aportes para comprender la construcción social de la mente, la influencia de la cultura en el lenguaje, el papel de la mediación semiótica y la importancia del juego, los juguetes y las actividades lúdicas. Por lo tanto, nos permitimos concluir, en respuesta a nuestro problema de investigación y de acuerdo con el objetivo general, que al estimular las capacidades físicas y habilidades motoras de los adolescentes, estamos promoviendo el desarrollo de las funciones psíquicas superiores, fortaleciendo sus habilidades cognitivas y contribuyendo a su crecimiento y aprendizaje. Creyendo en la capacidad innata de aprender y desarrollarse, es posible proporcionar las condiciones necesarias para que todos los individuos alcancen su máximo potencial, independientemente de sus discapacidades.
Keywords: Incapacidade intelectual
Educação inclusiva
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
CIENCIAS DA SAUDE: EDUCACAO FISICA
???metadata.dc.subject.user???: Práticas corporais lúdicas
Deficiência intelectual
Educação inclusiva
Teoria histórico-cultural
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia
Citation: LEITE, Francisco Edson Pereira. Práticas corporais lúdicas para estudantes com deficiência intelectual no ensino fundamental: uma proposta no ensino público. 2023. 223 f. Tese (Doutorado em Educação na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9838
Issue Date: 28-Jun-2023
Appears in Collections:Doutorado em Educação da Amazônia

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