???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9851
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O discurso de alunos e professores de línguas sobre a afetividade na relação aluno e professor: um estudo de caso na escola pública
???metadata.dc.creator???: Silva, Leandro Rodrigo Almeida da 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Monteiro, Marta de Faria e Cunha
???metadata.dc.contributor.referee1???: Souza, Sérgio Augusto Freire
???metadata.dc.contributor.referee2???: Silva, Maristela Barbosa Silveira
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa, situada na Linguística Aplicada, teve como objetivo geral investigar o discurso de alunos e professores de línguas sobre a afetividade na relação aluno e professor e como específicos analisar seus discursos sobre afetividade e refletir sobre os aspectos afetivos nessa relação. O referencial teórico que embasou o trabalho se constituiu por estudos voltados ao discurso sob a perspectiva crítica (FAIRCLOUGH, 1992/2001, 2003, 2001; GEE, 1990, 1996, 2005) e à afetividade (ALMEIDA; MAHONEY, 2007; ARAGÃO, 2007; ARANTES; AQUINO, 2003; BARCELOS, 2013, entre outros). Esta pesquisa foi ancorada na abordagem qualitativa com base em Celani (2005), Flick (2013), Godoy (1995) e utilizou o estudo de caso como metodologia (STAKE, 1995; YIN, 2001, 2002). O contexto da pesquisa abrangeu duas escolas públicas da cidade de Manaus, os participantes foram seis professores e seis alunos das respectivas escolas e os instrumentos utilizados para a geração dos dados foram duas entrevistas semiestruturadas e quatro questionários, dois de perfil e dois investigativos. Os resultados apontaram discursos nos quais os participantes valorizam, principalmente, os aspectos afetivos, pois eles influenciam diretamente na relação aluno e professor, proporcionando benefícios, tais como um ambiente de sala de aula mais harmonioso, alunos mais desinibidos na hora de falar a língua estrangeira e mais interessados na disciplina. Também foi percebido que a maioria dos professores de línguas estrangeiras atribui importância à afetividade na sua relação com os alunos.
Abstract: This research, located in Applied Linguistics, had as general objective to investigate the discourse of students and language teachers about affectivity in the student-teacher relationship and, as specific, to analyze their discourse about affectivity and to reflect on the affective aspects in this relationship. The theoretical framework that supported the work consisted of studies focused on discourse from a critical perspective (FAIRCLOUGH, 1992/2001; 2003; 2008; GEE, 1990/1996; 1990/2008; 1998; 2005) and related to affectivity (ALMEIDA, 2007; ARAGAO, 2007; ARANTES, 2003; BARCELOS, 2013, among others). The research was anchored in Celani (2005), Flick (2013), Godoy (1995), and adopted a case study as a methodology (STAKE, 1995; YIN, 2001; 2002). The research context involved two public schools in the city of Manaus and the participants were six teachers and six students from this respective schools and two semi-structured interviews and four questionnaires were used, two to the participants’ profile and two investigative. The results showed discourses in which the participants mainly value the affective aspects, as they directly influence the student-teacher relationship, adding benefits such as a more harmonious, cheerful classroom environment and more uninhibited students when speaking the foreign language, as well as more interest in the discipline and students seeking more knowledge. It was also concluded that most foreign language teachers give importance to affectivity in the relationship with students. At the end of the work, suggestions are offered to continue this research with ideas for new investigations that involve affectivity in the teaching-learning field.
Keywords: Professores e alunos
Afeto (Psicologia)
Linguagem e línguas - Estudo e ensino
???metadata.dc.subject.cnpq???: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
???metadata.dc.subject.user???: Discurso
Afetividade
Relação aluno e professor
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Letras
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Letras
Citation: SILVA, Leandro Rodrigo Almeida da. O discurso de alunos e professores de línguas sobre a afetividade na relação aluno e professor: um estudo de caso na escola pública. 2022. 77 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9851
Issue Date: 10-Mar-2022
Appears in Collections:Mestrado em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_LeandroSilva_PPGL.pdf3.69 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.