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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Quilombos do Andirá: do processo de construção da região do Baixo Amazonas na perspectiva dos viajantes naturalistas à interpretação científica sob a ótica de professores/pesquisadores na contemporaneidade
???metadata.dc.creator???: Costa, Carla Silvane da Silva 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Almeida, Alfredo Wagner Berno de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Ranciaro, Maria Magela Mafra de Andrade
???metadata.dc.contributor.referee2???: Rocha, João Marinho da
???metadata.dc.description.resumo???: Pertencentes ao Município de Barreirinha-AM, no Baixo Amazonas, os quilombos do Andirá constituem o objeto de estudo do presente trabalho. São eles: Santa Tereza do Matupiri, Ituquara, Boa Fé, São Pedro e Trindade. A pesquisa se propôs analisar os aspectos históricos e educacionais desses quilombos, tendo como aporte as literaturas sobre: os viajantes naturalistas; o movimento negro no Brasil; a oralidade dos agentes sociais e as legislações brasileiras, referentes à educação para as relações étnico-raciais. Para tanto, apresentam-se estudos referenciados aos caminhos percorridos por naturalistas viajantes quanto à formação da região do Baixo Amazonas, dando ênfase ao processo de construção social dos quilombos do rio Andirá, com a chegada do primeiro negro, Benedito Rodrigues da Costa, que ali aportou. A respeito do cotidiano educacional e cultural dessas comunidades, a investigação levou em conta a percepção dos gestores de entidades educacionais do município de Barreirinha (SEMED/SEDUC) referentes aos direitos constitucionais acerca das relações étnico-raciais. A partir desses pressupostos, o estudo analisa como os agentes sociais vinculados à política educacional promovem suas práticas educativas face aos saberes construídos nos quilombos, seja em razão dos marcos regulatórios, dos gestores públicos ou em consonância com o acervo investigativo de pesquisadores que ali aportam com intuito de refletir sobre tal realidade discutida por via de TCC´s, Dissertações e Teses. A propósito disso, a história oral constitui-se numa ferramenta metodológica, possibilitando a compreensão das experiências educacionais de professores, cursistas e alunos. Por fim se tem o registro de uma cronologia das lutas e conquistas do movimento quilombola do Andirá por direitos étnicos assegurados pela Constituição de 1988, com destaque ao Art. 68 do ADCT/CF-1988, cujo amparo legal permitiu a emissão das Certidões de Reconhecimento dos Quilombos do Andirá em 2013; como destaque também à assinatura da Lei Nº 10. 689 de 2003, da qual se funda o Setor de Educação Escolar Quilombola no Município de Barreirinha, em maio de 2020.
Abstract: Belonging to the Municipality of Barreirinha-AM, in Lower Amazonas, the Andirá quilombos constitute the object of study of this work. They are Santa Tereza do Matupiri, Ituquara, Boa Fé, São Pedro and Trindade. The research aimed to analyze the historical and educational aspects of these quilombos, taking as a contribution the literature on naturalist travelers; the black movement in Brazil; the orality of social agents and Brazilian legislation, referring to education for ethnic-racial relations. To this end, studies are presented referring to the paths taken by traveling naturalists regarding the formation of the Lower Amazon region, emphasizing the process of social construction of the quilombos of the Andirá river, with the arrival of the first black man, Benedito Rodrigues da Costa, who their arrived. Regarding the educational and cultural daily life of these communities, the investigation took into account the perception of managers of educational entities in the municipality of Barreirinha (SEMED/SEDUC) regarding constitutional rights regarding ethnic-racial relations. Based on these assumptions, the study analyzes how social agents linked to educational policy promote their educational practices in light of the knowledge built in quilombos, whether due to regulatory frameworks, public managers or in line with the investigative collection of researchers who contribute there with the aim of reflecting on this reality discussed through TCCs, Dissertations and Theses. In this regard, oral history constitutes a methodological tool, enabling the understanding of the educational experiences of teachers, course participants and students. Finally, there is a record of a chronology of the struggles and achievements of the Andirá quilombola movement for ethnic rights guaranteed by the 1988 Constitution, with emphasis on Art. 68 of ADCT/CF-1988, whose legal support allowed the issuance of Certificates of Recognition of Quilombos do Andirá in 2013; as well as the signing of Law No. 10. 689 of 2003, which founded the Quilombola School Education Sector in the Municipality of Barreirinha, in May 2020.
Keywords: Quilombos
Naturalistas
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
???metadata.dc.subject.user???: Viajantes Naturalistas
Baixo Amazonas
Quilombos do Andirá
Professores/Pesquisadores
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia
Citation: COSTA, Carla Silvane da Silva. Quilombos do Andirá: do processo de construção da região do Baixo Amazonas na perspectiva dos viajantes naturalistas à interpretação científica sob a ótica de professores/pesquisadores na contemporaneidade. 2023. 155 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, 2023, Manaus (AM), 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9980
Issue Date: 11-Sep-2023
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia

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