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dc.creatorSouza, Elisângela de Castro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6793091557317166eng
dc.contributor.advisor1Silva, Suzy Cristina Pedrosa da-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://lattes.cnpq.br/7031927625197306eng
dc.contributor.referee1Silva, Carlos Augusto da-
dc.contributor.referee2Dutra, Jurandir Moura-
dc.contributor.referee3Silva, Romero Gomes Pereira da-
dc.date.issued2023-12-20-
dc.identifier.citationSOUZA, Elisângela de Castro. Educação ambiental, os resíduos sólidos e a aplicabilidade de metodologias ativas para alunos do ensino médio, no município de Tapauá – Amazonas – Brasil. 2023. 71 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10050-
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo compreender a relação de alunos do ensino médio com o meio ambiente, utilizando como ferramenta motivadora, as metodologias ativas, em uma abordagem transversal para tratar a temática “Educação Ambiental”, a partir da percepção dos alunos quanto a geração/descarte de resíduos sólidos, numa escola pública na cidade de Tapauá/Amazonas. Como estratégia didática foram abordadas ferramentas da metodologia ativa, a partir de práticas educativas, a fim de desenvolver uma atitude socioambiental e a consciência da comunidade vivenciada no cotidiano, com o que se aprendeu em sala de aula e por conseguinte o desenvolver de um ensino-aprendizagem mais eficiente e voltado à realidade local. Foi aplicado um questionário com 10 perguntas e respostas de múltipla escolha, para que houvesse uma análise dos alunos sobre os conhecimentos anteriores à Educação Ambiental e assuntos ligados ao tema proposto. Os dados obtidos permitiram a organização e interpretação das informações e foi possível perceber a relação com a educação ambiental, numa abordagem quantitativa exploratória-descritiva. Estes dados foram transferidos para uma planilha no programa Microsoft Excel e organizadas em gráficos, de acordo com a frequência de respostas e em seguida discutidos. Os resultados apontaram que, apesar dos conhecimentos prévios que os alunos já tinham acerca dos resíduos sólidos, somado a atitude de levá-los ao “lixão”, de olhar de perto a realidade, os fizeram ter uma maior sensibilidade e consciência de quão agravos são nossas atitudes, de não levar a sério a questão do meio ambiente, que acaba gerando consequências desastrosas para o ser humano. Percebe-se ainda a carência de ações no âmbito municipal para fortalecer programas de seleta coletiva, assim como a ausência de campanhas massivas que informem a população sobre a importância do assunto, pois, verifica-se que, apesar dos alunos fazerem a separação dos resíduos sólidos no ambiente escolar, esses comportamentos não se estendem para além da escola. Portanto, ao priorizar a Educação Ambiental de maneira interdisciplinar e transversal na escola foi dada a importância de uma consciência ambiental ampla e profunda e associada a análise das contribuições das metodologias ativas na Educação Ambiental, sob a perspectiva dos professores e alunos, foi crucial para identificar caminhos que possam influenciar positivamente a mudança de hábitos e o cuidado com o meio ambiente. Proporcionar soluções práticas e tangíveis a partir dessas percepções é um passo significativo na construção de um futuro mais sustentável.eng
dc.description.abstractThis study aimed to comprehend the relationship between high school students and the environment, utilizing active methodologies as a motivating tool in a cross-disciplinary approach to address the theme of "Environmental Education." This exploration was based on students' perceptions regarding the generation/disposal of solid waste in a public school located in Tapauá, Amazonas. Didactic strategies involved active methodology tools through educational practices, aiming to foster a socio-environmental attitude and community awareness in daily life, bridging classroom learning with local reality for a more efficient teaching and learning experience. A questionnaire comprising ten multiple-choice questions was employed to analyze students' pre-existing knowledge about Environmental Education and related topics. The data obtained from working with the students allowed for organizing and interpreting information, defining the students' perception concerning environmental education within an exploratory-descriptive quantitative approach. These data were input into a Microsoft Excel spreadsheet and presented in graphs based on response frequencies, subsequently discussed. Results indicated that despite students' prior knowledge about solid waste and their firsthand experience visiting the landfill, they developed a heightened sensitivity and awareness regarding the consequences of neglecting environmental issues, leading to disastrous consequences for humanity. There appears to be a lack of municipal actions to reinforce selective waste collection programs, alongside the absence of widespread campaigns informing the population about the subject's importance. Although students separate solid waste within the school environment, these behaviors do not extend beyond the school premises. Thus, prioritizing Environmental Education in an interdisciplinary and cross-disciplinary manner within the school underscored the importance of a comprehensive and profound environmental consciousness. Analyzing the contributions of active methodologies in Environmental Education from both teachers' and students' perspectives proved crucial in identifying paths that could positively influence habit changes and environmental care. Offering practical and tangible solutions based on these perceptions represents a significant step toward constructing a more sustainable future.eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superioreng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/73390/DISS_ElisangelaSouza_PPGCASA.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentCentro de Ciências do Ambienteeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazôniaeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectMeio ambiente e jovenspor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectLixo - Eliminaçãopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASeng
dc.titleEducação ambiental, os resíduos sólidos e a aplicabilidade de metodologias ativas para alunos do ensino médio, no município de Tapauá – Amazonas - Brasileng
dc.title.alternativeEnvironmental education, solid waste and the applicability of active methodologies for high school students, in the municipality of Tapauá – Amazonas - Brazileng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.subject.userEducação e percepção ambientalpor
dc.subject.userMetodologia ativapor
dc.subject.userEnsino médiopor
dc.subject.userResíduos sólidospor
dc.subject.userEducation and environmental perceptioneng
dc.subject.userActive methodologyeng
dc.subject.userSecondary educationeng
dc.subject.userSolid wasteeng
Appears in Collections:Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia

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