???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10080
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Lívia Sousa e-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6310693154335720eng
dc.contributor.advisor1Medeiros, Adriana Francisca de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5650581779742116eng
dc.contributor.referee1Saldanha, Diana Maria Leite Lopes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0036796669288785eng
dc.contributor.referee2Oliveira, Angela Maria Gonçalves de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1047034055749049eng
dc.date.issued2024-02-27-
dc.identifier.citationSILVA, Lívia Sousa e. Bibliotecas públicas escolares de Humaitá-Amazonas: análise da função da biblioteca e suas práticas de ensino. 2024. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá, 2024.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10080-
dc.description.resumoEsse estudo busca analisar a realidade das bibliotecas públicas escolares do município de Humaitá, localizado no sul do estado do Amazonas, tendo em vista a Lei 12.244/10 e sua aplicação. Parte do estudo das políticas públicas nacionais e estaduais do Amazonas, voltadas para a biblioteca e a leitura, assim como as concepções de biblioteca escolar e leitura, com o objetivo geral de analisar o espaço e as práticas da biblioteca pública escolar de Humaitá, e com os objetivos específicos para discutir os conceitos da Biblioteca Escolar, identificar as práticas de ensino realizadas atualmente nas bibliotecas públicas escolares do município e identificar o perfil da Biblioteca Pública Escolar de Humaitá. A metodologia aplicada inclui o estudo qualitativo, de caráter exploratório. Os dados foram construídos por meio de fontes documentais do Ministério da Educação, da Secretaria de Educação e Desporto do Amazonas (SEDUC-AM), da observação dos espaços e de entrevistas estruturadas com os profissionais atuantes nas bibliotecas escolares do município. A sistematização dos dados foi desenvolvida com base nos princípios da Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Os resultados da pesquisa apontam o descaso com a promoção da leitura e acesso ao livro do município, que não oferece bibliotecas públicas ativas, além da falta de profissionais com treinamento adequado para atuar nas bibliotecas escolares.eng
dc.description.abstractThis study seeks to analyze the reality of public-school libraries in the county of Humaitá, located in the south of Amazonas state, taking into account Law 12.244/10 and its application. It starts from the study of national and state public policies in Amazonas, aimed at the library and reading, as well as the concepts of school library and reading, to analyze the space and practices of the public-school library in Humaitá, with the specific objectives of discussing the concepts of the School Library, identifying the teaching practices currently carried out in public school libraries in the municipality and identifying the profile of the Library Public School of Humaitá. The methodology applied includes a qualitative method, of an exploratory nature. The data was constructed through documentary sources from the Ministry of Education, the Secretariat of Education and Sports of Amazonas (SEDUC-AM), observation of spaces, and structured interviews with professionals working in school libraries in the municipality. The analysis of this data was conceptualized in the Analysis of Content by Bardin (2011). The results of the research points to the neglect of promoting reading and access to books in the county, which does not offer active public libraries, in addition to the lack of professionals with proper training to work in school libraries.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/75037/DISS_LiviaSilva_PPGECH.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitáeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidadeseng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subject.por
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: ENSINO-APRENDIZAGEMeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: CIENCIA DA INFORMACAO: BIBLIOTECONOMIAeng
dc.titleBibliotecas públicas escolares de Humaitá-Amazonas: análise da função da biblioteca e suas práticas de ensinoeng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9290-0417eng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5272-0518eng
dc.contributor.referee1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5239-0317eng
dc.subject.userBiblioteca escolarpor
dc.subject.userLeiturapor
dc.subject.userLetramento literáriopor
dc.subject.userPolíticas públicas de leiturapor
dc.subject.userBibliotecáriopor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_LiviaSilva_PPGECH.pdf2.12 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.