???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10101
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLobo, Huanderson Barroso-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2178312159787010eng
dc.contributor.advisor1Aguiar, José Vicente de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9130080603912569eng
dc.contributor.referee1Oliveira, Kelly Almeida de-
dc.contributor.referee2Almeida, Whasgthon Aguiar de-
dc.contributor.referee3Vizolli, Idemar-
dc.contributor.referee4Costa, Mauro Gomes da-
dc.date.issued2023-12-29-
dc.identifier.citationLOBO, Huanderson Barroso. Corporeidade e currículo na Amazônia: corpo-afeto, corpo-expressão e corpo-intuição. 2023. 154 f. Tese (Doutorado em Educação na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10101-
dc.description.resumoEsta tese tem como objetivo compreender o lugar da corporeidade-afeto-ser-de-potência no currículo escolar. A abordagem deste estudo é de natureza qualitativa, descritiva e analítica. O método bibliográfico, com abordagem fenomenológica, foi utilizado para descrever as experiências de leituras, estudos e análises documentais. A fundamentação teórica sustentouse, principalmente, nas obras de Merleau-Ponty (1999), Spinoza (2020), Deleuze (1999) e Bergson (2006). O corpo é intermediador da nossa condição de ser no mundo, a corporeidade em um sentido mais direto tange as relações do corpo com o mundo. A inversão na qual propomos compreende pensar o corpo enquanto fenômeno imanente, expressivo e intuitivo que se relaciona e possui uma abertura ao mundo. As três primeiras declarações dessa pesquisa são dedicadas à criação dos conceitos de corpo-afeto, corpo-expressão e corpo-intuição, relacionados à corporeidade do ser e aos seus desdobramentos no processo formal de ensino e aprendizagem. No último capítulo, a partir da filosofia da imanência, diferença e fenomenológica, é produzido uma cartografia dos corpos que resistem às imposições normativas dos currículos escolares: os corpos dos docentes, os corpos que encontram na dança sua potência e os corpos que praticam esportes na escola. Conclui-se, com base nestas teorias, que um currículo menor/flexível/aberto, pensado sobre encontros alegres entre professores e alunos, aumentaria a potência de agir e criar, e que uma educação para além da inteligência promoveria a retificação e a criação de novas ideias e aprendizagens, visto que os impulsos oriundos do mundo vívido são fundamentais para a construção do conhecimento.eng
dc.description.abstractThis thesis aims to understand the place of corporeality-affect-being-of-power in the school curriculum. The approach of this study is qualitative, descriptive and analytical in nature. The bibliographic method, with a phenomenological approach, was used to describe the experiences of readings, studies and documentary analysis. The theoretical foundation was mainly based on the works of Merleau-Ponty (1999), Spinoza (2020), Deleuze (1999) and Bergson (2006). The body is an intermediary of our condition of being in the world, corporeality in a more direct sense concerns the body's relations with the world. The inversion we propose involves thinking about the body as an immanent, expressive and intuitive phenomenon that relates to and has an openness to the world. The first three statements of this research are dedicated to the creation of the concepts of body-affect, body-expression and body-intuition, related to the corporeality of being and its consequences in the formal teaching and learning process. In the last chapter, based on the philosophy of immanence, difference and phenomenology, a cartography is produced of the bodies that resist the normative impositions of school curricula: the bodies of teachers, the bodies that find their power in dance and the bodies that practice sports in school. It is concluded, based on these theories, that a smaller/flexible/open curriculum, thought about joyful encounters between teachers and students, would increase the power to act and create, and that an education beyond intelligence would promote the rectification and creation of new ideas and learning, since the impulses arising from the vivid world are fundamental for the construction of knowledge.por
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaseng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/75261/Tese_HuandersonLobo_PPGEDA.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãoeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação na Amazôniaeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subject.por
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASeng
dc.titleCorporeidade e currículo na Amazônia: corpo-afeto, corpo-expressão e corpo-intuiçãoeng
dc.typeTeseeng
dc.subject.userCurrículo escolarpor
dc.subject.userCorpopor
dc.subject.userDesejopor
dc.subject.userDuraçãopor
dc.subject.userCriaçãopor
Appears in Collections:Doutorado em Educação da Amazônia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_HuandersonLobo_PPGEDA.pdf1.52 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.