???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10112
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGouvea, Silma de Almeida-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3204119808867717eng
dc.contributor.advisor1Soares, Artemis de Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0487210816377783eng
dc.contributor.advisor2Rodrigues, Bruno de Oliveira-
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3933365669535929eng
dc.contributor.referee1Amaral, Sheila Moura do-
dc.contributor.referee2Wolkoff, Gisele Giandoni-
dc.date.issued2023-12-19-
dc.identifier.citationGOUVEA, Silma de Almeida. Educação física contemporânea: jogos digitais como apoio pedagógico em uma escola pública municipal de Iranduba – AM. 2024. 141 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10112-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo analisar as atividades teórico práticas utilizadas por docentes e discentes do ensino fundamental, especificamente do 8º. ano de uma escola pública municipal de Iranduba – AM. Trata-se de uma pesquisa interdisciplinar, que associa os conhecimentos nucleares do campo da pedagogia e da educação física, buscando compreender a experimentação dos jogos digitais como mecanismo no processo de ensino e aprendizagem em suas aulas. A pesquisa buscou encontrar propostas pedagógicas e metodologias de ensino que utilizem jogos digitais e quais as estratégias encontradas nesses jogos que poderiam ser utilizadas na disciplina de educação física que pudessem ser incorporadas ou se aproximassem dos conhecimentos da cultura corporal. Caracteriza-se como uma abordagem qualitativa com os procedimentos de coleta de dados por entrevistas semiestruturadas, observação participante, e pesquisa documental concernente ao Projeto Político e Pedagógico da escola. Observou-se que a prática pedagógica contribui de forma interdisciplinar, desenvolvendo habilidades corporais dos alunos e cognitivas, auxiliando inclusive o aprendizado em outras disciplinas. Como resultado pudemos verificar que a utilização dos jogos digitais na prática da educação física pode contribuir para o processo ensino aprendizagem, quando executado de forma interdisciplinar e criativa, de forma a culminar na valorização das manifestações socioculturais no ambiente escolar.eng
dc.description.abstractThe present research aimed to analyze the theoretical-practical activities used by teachers and students in elementary school, specifically in the 8th. year at a municipal public school in Iranduba – AM. This is interdisciplinary research, which combines core knowledge from the field of pedagogy and physical education, seeking to understand the experimentation of digital games as a mechanism in the teaching and learning process in classes. The research sought to find pedagogical proposals and teaching methodologies that use digital games and which strategies found in these games could be used in the physical education discipline that can be incorporated or come closer to knowledge of body culture. It is characterized as a qualitative approach with data collection procedures through semi-structured interviews, participant observation, and documentary research concerning the school's Political and Pedagogical Project. It was observed that pedagogical practice contributes in an interdisciplinary way, developing students' physical and cognitive skills, even helping learning in other disciplines. As a result, we were able to verify that the use of digital games in the practice of physical education can contribute to the teaching-learning process, when executed in an interdisciplinary and creative way, in order to culminate in the appreciation of sociocultural manifestations in the school environment.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/75378/DISS_SilmaGouvea_PPGSCA.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociaiseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazôniaeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subject.por
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASeng
dc.titleEducação física contemporânea: jogos digitais como apoio pedagógico em uma escola pública municipal de Iranduba – AMeng
dc.title.alternativeContemporary Physical Education: digital games as pedagogical support in a municipal public school in Iranduba – AMeng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.description.infoPertinente para Educação Física Escolar, dialogar com os jogos digitais na contemporaneidade e os desafios que vão além dos recursos tecnológicos.eng
dc.subject.userEducação físicapor
dc.subject.userJogo digitalpor
dc.subject.userJogos popularespor
dc.subject.userPráticas corporaispor
dc.subject.userInterculturalidadepor
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_SilmaGouvea_PPGSCA.pdf2.36 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.