???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10113
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Pedagogia Griô: educação, cultura e ancestralidade na Escola Estadual Nossa Senhora do Rosário no Município de Manacapuru
Other Titles: Griô Pedagogy: Education, Culture and Ancestry at the Nossa Senhora do Rosário State School in the Municipality of Manacapuru
???metadata.dc.creator???: Nunes, Joseane de Brito Bezerra 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Freitas, Marilene Corrêa da Silva
???metadata.dc.contributor.referee1???: Garcia, Fabiane Maia
???metadata.dc.contributor.referee2???: Ramos, Paula Mirana de Souza
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa propôs-se a investigar a presença e influência da Pedagogia Griô nos processos de ensino-aprendizagem da Escola Estadual Nossa Senhora do Rosário, situada na comunidade do Rosarinho, zona rural de Manacapuru. O objetivo foi examinar como os elementos distintivos da Pedagogia Griô estão incorporados nas práticas educacionais dos professores e na abordagem da escola como um todo, desde o planejamento até a implementação das atividades. Além disso, buscou-se compreender em que medida a cultura local desempenha um papel fundamental nessa dinâmica, bem como o envolvimento dos membros da comunidade no processo de construção do conhecimento, especialmente no que tange à valorização dos saberes tradicionais. Por meio de uma análise aprofundada desses aspectos, o estudo contribuirá para a compreensão das interações entre educação, cultura e ancestralidade, promovendo reflexões relevantes para o aprimoramento das práticas pedagógicas e o fortalecimento das conexões comunitárias.
Abstract: This research proposes to investigate the presence and influence of the Griô Pedagogy in the teaching-learning processes of the Nossa Senhora do Rosário State School, located in the community of Rosarinho, in the rural area of Manacapuru. The objective is to examine how the distinctive elements of Griô Pedagogy are incorporated in the teachers' educational practices and in the approach of the school as a whole, from the planning to the implementation of the activities. In addition, an attempt is made to understand the extent to which the local culture plays a fundamental role in this dynamic, as well as the involvement of community members in the knowledge construction process, especially with regard to the appreciation of traditional knowledge. Through an in-depth analysis of these aspects, the study will contribute to understanding the interactions between education, culture and ancestry, promoting relevant reflections for the improvement of pedagogical practices and the strengthening of community connections. Keywords:
Keywords: .
.
.
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS
???metadata.dc.subject.user???: Pedagogia Griô
Ensino Aprendizagem
Práticas Pedagógicas
Saberes Tradicionais
Amazonas
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia
Citation: NUNES, Joseane de Brito Bezerra. Pedagogia Griô: educação, cultura e ancestralidade na Escola Estadual Nossa Senhora do Rosário no Município de Manacapuru. 2024. 91 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10113
Issue Date: 20-Mar-2024
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_JosenaeNunes_PPGSCA.pdf2.84 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.