???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10177
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSouza, Ivan Nunes de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7646178980767963eng
dc.contributor.advisor1Simão, Maria Olívia de Albuquerque Ribeiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2594654340373805eng
dc.contributor.referee1Jesus, Edilza Laray de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3416993677349221eng
dc.contributor.referee2Oliveira, Irlane Maia de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3156688483798707eng
dc.contributor.referee3Cavalcante, Katia Viana-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2715253110435470eng
dc.contributor.referee4Souza, Kelly Christiane Silva de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1196386667892565eng
dc.contributor.referee5Melo, Lucilene Ferreira de-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/5360406300645653eng
dc.date.issued2024-02-08-
dc.identifier.citationSOUZA, Ivan Nunes de. A fluidez do espaço esco(lar) em tempos de pandemia no Amazonas. 2024. 104 f. Tese (Doutorado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10177-
dc.description.resumoEsta pesquisa analisou a percepção dos professores e alunos do Amazonas acerca da fluidez do ambiente doméstico durante a pandemia de Covid-19 e da escola, após o retorno gradativo das aulas. Neste percurso, fez-se necessário investigar como foram implementadas as aulas remotas do projeto "Aula em Casa" e analisar as ações de gestão planejadas para a reabertura das escolas. Optou-se por uma forma mais fluida de tese, que primasse pela versatilidade e publicação de artigos científicos. Neste sentido, adotou-se o modelo de organização multipaper, sendo esta tese doutoral composta por três artigos publicáveis, precedidos de uma introdução e, ao final, dos resultados, acompanhados de algumas recomendações. Todavia, faz-se necessário destacar que a ideia de fluidez perpassa toda a argumentação, fluindo entre as problemáticas abordadas nos diferentes artigos. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa e se caracteriza como um estudo descritivo e analítico, onde foram analisados documentos institucionais e entrevistas com professores e alunos do ensino médio do Amazonas. Os dados foram analisados utilizando estatística descritiva e a técnica de análise de conteúdo. No primeiro artigo, a percepção dos participantes acerca da casa foi agrupada em três categorias: 1. Liquidez Pandêmica, 2. Topofilia e 3. Espaço Esco(Lar). Na categoria Liquidez Pandêmica, foram identificadas três subcategorias: 1. Paisagem do Medo Virtual, 2. Medo Líquido e 3. Liquidez nas Relações. Ainda neste artigo, foi possível categorizar a percepção da reabertura das escolas, sendo estas agrupadas em três categorias: 1. Estranheza do Topos Escolar Barrado, 2. Retrotopia Escolar Pré-Pandêmica, e 3. Virulofugare, categoria criada para representar a intensão de fugir de lugares virulentos. O segundo artigo aborda as dificuldades para estudar remotamente e as estratégias para superá-las. O terceiro artigo analisa a segurança das condições sanitárias nas escolas e as dificuldades percebidas durante o retorno às aulas semipresenciais. Os resultados desta pesquisa podem contribuir para o aprimoramento das políticas de equidade voltadas à garantia do direito à educação no Amazonas. Recomenda-se evitar o funcionamento de escolas em prédios alugados e adaptados, onde a falta de infraestrutura adequada é propícia à proliferação de doenças. Sempre que existente, a vacinação é uma medida que deve ser adotada e incentivada. Deve-se delimitar os horários de teletrabalho, para evitar considerável risco à saúde do educador.eng
dc.description.abstractThis research analyzed the perception of teachers and students in Amazonas about the fluidity of the home environment during the Covid-19 pandemic and the school environment, after the gradual return of classes. Along the way, it was necessary to investigate how the remote classes of the "Aula em Casa" project were implemented and analyze the management actions planned for the reopening of schools. We opted for a more fluid form of thesis, which excels in versatility and publication of scientific articles. In this sense, the multipaper organization model was adopted, with this doctoral thesis consisting of three publishable articles, preceded by an introduction and, at the end, the results, accompanied by some recommendations. However, it is necessary to highlight that the idea of fluidity permeates the entire argument, flowing between the issues addressed in the different articles. The research has a qualitative approach and is characterized as a descriptive and analytical study, where institutional documents and interviews with teachers and high school students in Amazonas were analyzed. The data were analyzed using descriptive statistics and the content analysis technique. In the first article, the participants' perception of the house was grouped into three categories: 1. Pandemic Liquidity, 2. Topophilia and 3. “School(space)Home". In the Pandemic Liquidity category, three subcategories were identified: 1. Virtual Fear Landscape, 2. Liquid Fear and 3. Liquidity in Relationships. Still in this article, it was possible to categorize the perception of the reopening of schools, which were grouped into three categories: 1. Strangeness of Topos Escolar Barrado, 2. Pre-Pandemic School Retrotopia, and 3. Virulofugare, a category created to represent the intention to escape of virulent places. The second article addresses the difficulties of studying remotely and strategies to overcome them. The third article analyzes the safety of sanitary conditions in schools and the difficulties perceived during the return to blended classes. The results of this research can contribute to the improvement of equity policies aimed at guaranteeing the right to education in Amazonas. It is recommended to avoid operating schools in rented and adapted buildings, where the lack of adequate infrastructure is conducive to the proliferation of diseases. Wherever available, vaccination is a measure that should be adopted and encouraged. Teleworking hours must be limited to avoid a considerable risk to the health of the educator.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/75701/TESE_IvanSouza_PPGCASA.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentCentro de Ciências do Ambienteeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazôniaeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subject.por
dc.subject.por
dc.subject.por
dc.subject.cnpqOUTROSeng
dc.titleA fluidez do espaço esco(lar) em tempos de pandemia no Amazonaseng
dc.typeTeseeng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8734-7714eng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8355-8402eng
dc.contributor.referee1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-7340-2196eng
dc.contributor.referee2orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5754-4127eng
dc.contributor.referee3orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9980-6404eng
dc.contributor.referee4orcidhttps://orcid.org/0000-0001-7105-053Xeng
dc.contributor.referee5orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8667-1846eng
dc.subject.userLiquidez pandêmicapor
dc.subject.userEspaço escolar barradopor
dc.subject.userEnsino remotopor
dc.subject.userExclusão digitalpor
dc.subject.userDireito à desconexãopor
Appears in Collections:Doutorado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE_IvanSouza_PPGCASA.pdf2.79 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.