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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A gamificação no ensino de Química em escolas públicas no município de Humaitá-AM
???metadata.dc.creator???: Souza Junior, João Bosco Ferreira de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Menezes, Jorge Almeida de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Lima, Renato Abreu
???metadata.dc.contributor.referee2???: Pio, Mauro Celio da Silveira
???metadata.dc.description.resumo???: A utilização de novas estratégias metodológicas como instrumento para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem aos assuntos da disciplina de Química está sendo encarado como um método importante e vantajoso. Assim, a incorporação das tecnologias desempenha um papel significativo no contexto educacional, influenciando o processo de ensino e aprendizagem por meio da utilização de recursos e ferramentas que propiciam atividades educativas gamificadas alinhadas com a realidade em quais os alunos contemporâneos estão imersos. Com isso, essa pesquisa objetivou analisar o uso da gamificação por meio da plataforma Khan Academy, como estratégias didático-metodológica para o ensino e aprendizagem de Química. Para tal, foi feita uma intervenção pedagógica com a execução de uma atividade gamificada, sendo desenvolvida nas escolas que oferecem o ensino médio na cidade de Humaitá-AM, e por meio de uma abordagem de métodos mistos segundo Creswell e Creswell (2021). Os procedimentos da pesquisa foram divididos por meio de três etapas: a primeira sendo o planejamento, a segunda sendo a implementação e por fim a interferência, além disso, foram aplicados questionários, um inicial e outro final, observação participativa, com o amparo de gravações de vídeo e áudio. Todos os resultados foram analisados utilizando a técnica de Análise Textual Discursiva (ATD) de acordo com e Galiazzi (2007). Os resultados da pesquisa indicam um interesse crescente dos professores na adoção da gamificação, com foco em práticas educacionais mais envolventes e eficazes. A análise dos questionários dos alunos antes e depois da atividade gamificada revela impactos positivos no engajamento e desempenho dos estudantes. Portanto, inserir gamificação no ensino de Química melhora a dinâmica educacional, aumenta a participação dos alunos e estimula a motivação intrínseca, facilitando a construção de conhecimento.
Abstract: The use of new methodological strategies as a tool for the development of the teaching and learning process in Chemistry subjects is being regarded as an important and advantageous method. Thus, the incorporation of technologies plays a significant role in the educational context, influencing the teaching and learning process through the use of resources and tools that provide gamified educational activities aligned with the reality in which contemporary students are immersed. Consequently, this research aimed to analyze the use of gamification through the Khan Academy platform as a didactic-methodological strategy for teaching and learning Chemistry. To achieve this, a pedagogical intervention was conducted with the execution of a gamified activity, which was developed in high schools offering secondary education in the city of Humaitá-AM, employing a mixed methods approach according to Creswell and Creswell (2021). The research procedures were divided into three stages: planning, implementation, and interference, and questionnaires were applied, one initial and one final, along with participatory observation, supported by video and audio recordings. All results were analyzed using the Discursive Textual Analysis (DTA) technique according to Moraes and Galiazzi (2007). The research findings indicate a growing interest among teachers in adopting gamification, focusing on more engaging and effective educational practices. The analysis of the students' questionnaires before and after the gamified activity reveals positive impacts on student engagement and performance. Therefore, integrating gamification into Chemistry education improves educational dynamics, increases student participation, and stimulates intrinsic motivation, facilitating knowledge construction.
Keywords: .
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???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS
???metadata.dc.subject.user???: Aulas gamificadas
Tecnologia
Processo de ensino e aprendizagem
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas - Universidade do Estado do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
Citation: SOUZA JUNIOR, João Bosco Ferreira de. A gamificação no ensino de Química em escolas públicas no município de Humaitá-AM. 2024. 155 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10183
Issue Date: 10-May-2024
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades

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