???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10282
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLima, Daniel da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4064370979318410eng
dc.contributor.advisor1Souza, Renato Henriques de-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://lattes.cnpq.br/1108446279263711eng
dc.contributor.referee1Antunes , Ettore Paredes-
dc.contributor.referee2Santos , Lilian Cristiane Almeida dos-
dc.date.issued2024-04-23-
dc.identifier.citationLIMA, Daniel da Silva. A formação continuada e a docência em química no ensino médio da rede estadual do município de Santarém - Pará. 2024. 112 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10282-
dc.description.resumoEsta dissertação registra os achados de um estudo de campo realizado em 2023, cujo tema foi a formação docente, com uma delimitação de tema sobre a formação continuada de professores de Química. A pergunta-problema que dirigiu o estudo foi: a formação continuada é impactante para a prática docente? A justificativa em realizar tal iniciativa reside na importância em refletir sobre a formação de professores de Química e sua continuidade, pois são esses os agentes, em última instância, responsáveis por ensinar esse conhecimento, cujo é imprescindível para toda a sociedade. O objetivo geral da pesquisa foi descrever como a formação continuada, ofertada pelo Estado ou não, impacta a docência em química, a partir da opinião dos professores da disciplina. A pesquisa tipificada como descritiva e transversal, contou com uma abordagem quanti-qualitativa e para sua execução houve a aplicação de uma rubrica sobre as impressões dos professores de Química quanto ao impacto da formação continuada em sua prática docente, uma rubrica para avaliação de planos de aula do terceiro semestre das turmas às quais os partícipes lecionam e um roteiro estruturado de entrevista. O estudo ocorreu em Santarém, PA, com 6 professores de Química da rede pública de Ensino Médio, no segundo semestre de 2023. Os resultados mostraram que a formação continuada é muito impactante para a docência de Química, por oportunizar saberes educacionais que trazem resultados positivos para os alunos, conforme indicado pelos próprios professores. Contudo, em uma parcela dos professores foi notada a carecia de terem algumas de suas necessidades e expectativas atendidas.eng
dc.description.abstractThis dissertation records the findings of a field study carried out in 2023, whose theme was teacher training, with a delimitation of the theme on the continued training of Chemistry teachers. The problem question that guided the study was: does continuing education have an impact on teaching practice? The justification for carrying out suchan initiative lies in the importance of reflecting on the training of Chemistry teachers and its continuity, as these are the agents, ultimately, esponsible for teaching this knowledge, which is essential for the entire society. The general objective of the research was to describe how continuing education, whether offered by the State or not, impacts chemistry teaching, based on the opinion of the subject's teachers. The research typified as descriptive and transversal, had a quantitative-qualitative approach and for its execution there was the application of a rubric on the impressions of Chemistry teachers regarding the impact of continued training on their teaching practice, a rubric for evaluating plans of third semester class of the classes in which the participants teach and a structured interview guide. The study took place in Santarém, PA, with 6 Chemistry teachers from the public high school network, in the second semester of 2023. The results showed that continued training is very impactful for Chemistry teaching, as it provides educational knowledge that brings positive results for students, as indicated by the teachers themselves. However, some of the teachers noticed that some of their needs and expectations were not met.eng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaseng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/76728/DISS_DanielLima_PPGQ.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Químicaeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subject.por
dc.subject.por
dc.subject.por
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAOeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA: QUIMICAeng
dc.titleA formação continuada e a docência em química no ensino médio da rede estadual do município de Santarém - Paráeng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.description.infoSim, uma vez que o conhecimento a qual o docente busca através da formação continuada, tende a melhorar cada vez mais o processo ensino aprendizagem.eng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0160-1583eng
dc.subject.userProfessorpor
dc.subject.userQuímicapor
dc.subject.userFormação continuadapor
dc.subject.userEnsino médiopor
Appears in Collections:Mestrado em Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_DanielLima_PPGQ839.87 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.