???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10288
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAraújo, Danjelo Pereira-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/4487053625254689eng
dc.contributor.advisor1Pinto, Valmir Flores-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4130116166946781eng
dc.contributor.referee1Gomes, José Roberto-
dc.contributor.referee1Latteshttp:lattes.cnpq.br/3573533231927034eng
dc.contributor.referee2Batista, Eliane Regina Martins-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6865614032821482eng
dc.contributor.referee3Barba, Clarides Henrich-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4572407003327880eng
dc.date.issued2024-02-02-
dc.identifier.citationARAUJO, Danjelo Pereira de. A politica educacional da educação infantil na base nacional comum curricular sob a ótica filosófica de Antonio Gramsci. 2024. 118 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2024.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10288-
dc.description.resumoA pesquisa intitulada “A Política Educacional da Educação Infantil na Base Nacional Comum Curricular sob a Ótica Filosófica de Antonio Gramsci”, traz uma abordagem sobre política e educação, com ênfase a partir de dois focos: a educação infantil na BNCC e o enfoque gramsciano dos conteúdos estudados. Na perspectiva de Gramsci, se apresenta um modelo de educação, desde a fase inicial, tendo o foco a formação humanitária e social, compreendendo que existem direitos e deveres, sendo responsabilidade do Estado, por meio da escola, assegurar e motivar ações concretas que levem a criança a essa compreensão. O objetivo geral desse estudo é analisar a educação infantil na BNCC na perspectiva política-educacional em Antonio Gramsci, buscando compreender os elementos com características hegemônicas de direção e dominação. A metodologia utilizada para análise, constitui-se de caráter qualitativo, visando o estudo do desenvolvimento da educação infantil. Foram usados recursos bibliográficos, documental e entrevistas semiestruturadas, que teve como participantes professoras de uma escola de educação infantil do município de Humaitá, localizado no sul do Amazonas. A exposição dos dados está sistematizada em quatro capítulos. O primeiro é dedicado à construção introdutória da dissertação, o segundo referente ao delineamento metodológico; o terceiro disponibiliza uma pesquisa sobre a Educação Infantil Na Lupa de Gramsci; e por fim o quarto um fechamento dos conteúdos e coletas de dados analisadas, fazendo o corpo de uma conclusão. Desta forma está estruturado o trabalho de mestrado. A partir das entrevistas, e com foco na política educacional da educação infantil na BNCC, numa perspectiva gramsciana. As principais categorias desse estudo apresentam-se como: formação de professores no contexto municipal de Humaitá, AM; qualidade de ensino infantil a partir das entrevistas, os professores e suas práticas sobre a ótica de Gramsci; direitos de aprendizagem na BNCC e opinião dos professores entrevistados. Através dos levantamentos e análises de dados buscou-se atender os objetivos propostos pela pesquisa no desenvolvimento da dissertação.eng
dc.description.abstractTranslation to English: The research entitled "The Educational Policy of Early Childhood Education in the National Common Curricular Base from Antonio Gramsci's Philosophical Perspective" brings an approach to politics and education, with emphasis from two focuses: early childhood education in the BNCC and the Gramscian approach to the studied contents. From Gramsci's perspective, an education model is presented, starting from the early phase, focusing on humanitarian and social formation, understanding that there are rights and duties, and it is the responsibility of the State, through the school, to ensure and motivate concrete actions that lead the child to this understanding. The general objective of this study is to analyze early childhood education in the BNCC from a political-educational perspective in Antonio Gramsci, seeking to understand the elements with hegemonic characteristics of direction and domination. The methodology used for analysis consists of a qualitative nature, aiming at the study of the development of early childhood education. Bibliographic, documentary resources, and semi-structured interviews were used, with the participation of teachers from an early childhood school in the municipality of Humaitá, located in southern Amazonas. This research is structured in structured is 5 (five) sections, divided into: one for introductory elements; the second section on Gramsci's conceptions and considerations regarding education; the third section dedicated to the research methodology; the fourth section dedicated to early childhood education in the BNCC through the lens of Gramsci, incorporating the data analysis carried out through the research, the fifth for the conclusive elements. In this last section, the collected data on the content from the interviewed teachers about early childhood education in the researched school in the municipality of Humaitá are analyzed. Based on the interviews and focusing on the educational policy of early childhood education in the BNCC from a Gramscian perspective, the main categories of this study are presented as follows: teacher training in the municipal context of Humaitá, AM; quality of early childhood education based on interviews, teachers, and their practices from Gramsci's perspective; learning rights in the BNCC and the opinion of the interviewed teachers. Through data collection and analysis, the objectives proposed by the research in the development of the dissertation were sought to be achieved.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/76732/DISS_DanjeloAraujo_PPGECH.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitáeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidadeseng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subject.por
dc.subject.por
dc.subject.por
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASeng
dc.titleA politica educacional da educação infantil na base nacional comum curricular sob a ótica filosófica de Antonio Gramscieng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.description.infoA contribuição de Antônio Gramsci sobre o modelo de educação no Brasil.eng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0001eng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8741-768Xeng
dc.contributor.referee2orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6018-7140eng
dc.contributor.referee3orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2950-9033eng
dc.subject.userBNCCpor
dc.subject.userEducação Infantilpor
dc.subject.userGramscipor
dc.subject.userPolitica Educacionalpor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_DanjeloAraujo_PPGECH.pdf1.3 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.