???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10307
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLira, Francinetti Martins-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1814941438947609eng
dc.contributor.advisor1Medeiros, Adriana Francisca de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5650581779742116eng
dc.contributor.referee1Correia, Maria Aparecida Antero-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1081516742527689eng
dc.contributor.referee2Oliveira, Angela Maria Gonçalves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1047034055749049eng
dc.date.issued2024-05-03-
dc.identifier.citationLIRA, Francinetti Martins de. Avaliação de desempenho do estudante - ADE: uma análise da alfabetização da rede pública municipal de ensino de Manaus-Amazonas. 2024. 147 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10307-
dc.description.resumoA Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), no ano de 2016, realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP), apresentou um resultado com mais de 50% não satisfatório. Uma problemática que gerou um alerta à sociedade e aos educadores de como as crianças estavam sendo alfabetizadas nas escolas públicas do Brasil. Esse resultado, nos conduziu a questionar qual a contribuição das avaliações externas da alfabetização para a melhoria da educação básica na rede pública municipal de Manaus? Com o objetivo de analisar os resultados das avaliações de alfabetização da ADE da Rede Pública Municipal de Ensino de Manaus nos anos de 2016, 2019 e 2021. Uma avaliação externa genuína da Rede Pública Municipal de Ensino de Manaus – Amazonas, e por serem anos estratégicos em que ocorreram mudanças na avaliação externa no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). A pesquisa por ter uma abordagem qualitativa, caracterizou-se por ser descritiva de cunho documental, a fim de analisar a ADE destinadas à alfabetização e aos programas educacionais desenvolvidos após o resultado da ANA de 2016. Os quais identificamos o Programa Mais Alfabetização (PMALFA), do MEC e o Programa de Gestão de Alfabetização (PGA) da SEMED/Manaus. Ambos destinados às escolas que possuíam turmas de alfabetização, com o intuito de alfabetizar as crianças até no máximo o 3º (terceiro) ano do Ensino Fundamental como determina a meta nº 5 do Plano Nacional de Educação (PNE) Lei 13.005/2014. O resultado apresentou que, embora o poder público tenha investido em programas educacionais direcionados às escolas consideradas vulneráveis, e a SEMED em realizar avaliações sistemáticas para monitorar o processo de ensino e aprendizagem na alfabetização das crianças na sua rede de ensino, tais políticas pouco contribuíram para o processo de ensino e aprendizagem, tendo em vista as avaliações do SAEB sinalizarem resultados não satisfatórios nas avaliações dos anos de 2019 e 2021. À vista disso, a alfabetização ainda necessita de muito investimento público e compromisso dos governantes em assegurar a permanência das crianças na escola e a garantia que sejam alfabetizadas na idade certa. Bem como, subsidiar formação continuada aos professores alfabetizadores, já que estes desenvolvem o seu trabalho na educação básica. Assim como, as avaliações externas não serem alvo de disputa de ranqueamento entre escolas municipais e estaduais, mas que as políticas públicas sejam direcionadas para a melhoria da educação pública brasileira.eng
dc.description.abstractThe National Literacy Assessment (ANA), in 2016, carried out by the National Institute of Studies and Research Anísio Teixeira (INEP), presented a result with more than 50% unsatisfactory. A problem that generated an alert to society and educators about how children were being taught literacy in public schools in Brazil. This result led us to question what is the contribution of external literacy assessments to improving basic education in the municipal public network of Manaus? With the objective of analyzing the results of the ADE literacy assessments of the Manaus Municipal Public Education Network in the years 2016, 2019 and 2021. A genuine external evaluation of the Municipal Public Education Network of Manaus – Amazonas, and because these are strategic years in which changes occurred in the external evaluation in the Basic Education Assessment System (SAEB). The research, having a qualitative approach, was characterized by being descriptive and documentary in nature, in order to analyze the ADE aimed at literacy and educational programs developed after the result of the 2016 ANA. Which we identified as the More Literacy Program (PMALFA), from MEC and the Literacy Management Program (PGA) from SEMED/Manaus. Both aimed at schools that had literacy classes, with the aim of teaching children to read and write up to a maximum of the 3rd (third) year of Elementary School, as determined by goal no. 5 of the National Education Plan (PNE) Law 13.005/2014. The result showed that, although the government has invested in educational programs aimed at schools considered vulnerable, and SEMED has carried out systematic evaluations to monitor the teaching and learning process in children's literacy in its education network, such policies have contributed little to the teaching and learning process, given that SAEB evaluations signal unsatisfactory results in the evaluations for the years 2019 and 2021. In view of this, literacy still requires a lot of public investment and commitment from governments to ensure that children remain in school and ensure that they are literate at the right age. As well as subsidizing continued training for literacy teachers, as they carry out their work in basic education. Likewise, external assessments should not be subject to ranking disputes between municipal and state schools, but public policies should be directed towards improving Brazilian public education. Keywords: Literacy. External assessment. Education. Educational policy.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/76952/DISS_FrancinettiLira_PPGECH.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentCentro de Ciências do Ambienteeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidadeseng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subject.por
dc.subject.por
dc.subject.por
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASeng
dc.titleAvaliação de desempenho do estudante - ADE: uma análise da alfabetização da rede pública municipal de ensino de Manaus-Amazonaseng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.description.sugestaoA demora para o retorno, aparece erro e não conseguimos avançar, ou avançamos e no final ERRO.eng
dc.description.infoÉ uma pesquisa relevante para a educação pública do Município de Manauseng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8039-2419eng
dc.subject.userAlfabetizaçãopor
dc.subject.userAvaliação externapor
dc.subject.userEducaçãopor
dc.subject.userPolítica educacionalpor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_FrancinettiLira_PPGECH6.96 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.