???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10331
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Marcos Antonio Freitas da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4613475280342212eng
dc.contributor.advisor1Silva, Vera Lúcia Reis da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5466609811849753eng
dc.contributor.referee1Pinto, Valmir Flores-
dc.contributor.referee2Cunha, Maria Isabel da-
dc.date.available2999-12-31-
dc.date.issued2024-05-02-
dc.identifier.citationSILVA, Marcos Antonio Freitas da. Práticas pedagógicas e o uso de tecnologias digitais no ensino remoto: narrativas de professores do ensino médio de escolas em Coari/AM. 2024. 134 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2024.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10331-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objeto de estudo as práticas pedagógicas e o uso de tecnologias digitais no ensino remoto em que os dados foram coletados por meio de entrevistas narrativas com professores do ensino médio. Com o firme propósito de desvendar a inquietação que impulsionou esta pesquisa, surgiu o seguinte problema. Quais as percepções de professores de Filosofia e Sociologia em relação ao uso das TDICs nas práticas pedagógicas no contexto do ensino remoto instituído em consequência da COVID-19? Seguido do objetivo geral de compreender as percepções de professores de Filosofia e Sociologia em relação ao uso das TDICs nas práticas pedagógicas no contexto do ensino remoto emergencial em escolas estaduais de Coari/AM. A pesquisa foi delineada pela abordagem qualitativa, em que os dados foram coletados por meio de entrevistas narrativas, que foram gravadas, transcritas e posteriormente analisadas à luz da lente da Análise de Conteúdo. O corpus analisado revelou o protagonismo dos professores ao adotarem iniciativas metodológicas importantes para tornar o ensino significativo, diante do cenário desafiador da pandemia. Entre os achados desta pesquisa, destacamos as idas e vindas das disciplinas Filosofia e Sociologia no currículo escolar da rede pública, as quais necessitam de políticas públicas que as valorize. Também as preocupações com os desafios geográficos da região que comprometem o acesso à internet. Os resultados indicam que situações persistentes e emergentes criam óbice para o efetivo uso de tecnologias na prática de professores, portanto, é necessário superar a falta de recursos tecnológicos nas escolas, além do despreparo dos professores em relação ao uso desses recursos somados à falta de equidade no acesso dos alunos e infraestrutura das escolas, bem como oportunizar debates sobre a concretização de políticas públicas na educação escolar pública. Diante do evidenciado, a pesquisa remete a reflexões sobre o uso das TDICs na escola como não sendo um fim em si mesmo, mas sim um meio para alcançar objetivos educacionais maiores. Portanto, é importante que o poder público garanta que a inovação tecnológica chegue às instituições de ensino, mas, para além disso, é necessário proporcionar condições para a inclusão e uso de todos os que fazem parte da escola.eng
dc.description.abstractThe object of this research is pedagogical practices and the use of digital technologies in remote education, in which data was collected through narrative interviews with secondary school teachers. With the firm purpose of unraveling the concern that drove this research, the following problem emerged. What are the perceptions of philosophy and sociology teachers in relation to the use of DICTs in teaching practices in the context of remote teaching, which has been instituted as a result of COVID-19? Followed by the general objective of understanding the perceptions of Philosophy and Sociology teachers in relation to the use of DICTs in pedagogical practices in the context of emergency remote teaching in state schools in Coari/AM. The research was based on a qualitative approach, in which the data was collected through narrative interviews, which were recorded, transcribed and then analyzed through the lens of Content Analysis. The corpus analyzed revealed the role of teachers in adopting important methodological initiatives to make teaching meaningful, in the face of the challenging scenario of the pandemic. Among the findings of this research, we highlight the comings and goings of the subjects Philosophy and Sociology in the public school curriculum, which need public policies that value them. There are also concerns about the region's geographical challenges, which compromise internet access. The results indicate that persistent and emerging situations create obstacles to the effective use of technologies in the practice of teachers. Therefore, it is necessary to overcome the lack of technological resources in schools, as well as the lack of preparation of teachers in relation to the use of these resources, in addition to the lack of equity in student access and school infrastructure, as well as providing opportunities for debates on the implementation of public policies in public school education. In light of the above, the research leads to reflections on the use of ICTs in schools as not being an end in itself, but rather a means to achieve greater educational goals. It is therefore important for public authorities to ensure that technological innovation reaches educational institutions, but it is also necessary to provide conditions for inclusion and use by all those who are part of the school.eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal e Nível Superioreng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/77160/ITEM%20INDISPON%c3%8dVEL%20-%20Solicite%20c%c3%b3pia.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitáeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidadeseng
dc.rightsAcesso Embargado-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAOeng
dc.titlePráticas pedagógicas e o uso de tecnologias digitais no ensino remoto: narrativas de professores do ensino médio de escolas em Coari/AMeng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4166-5386eng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-1271-5487eng
dc.subject.userPráticas pedagógicaspor
dc.subject.userEnsino médiopor
dc.subject.userTecnologias digitaispor
dc.subject.userFilosofia e Sociologiapor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ITEM INDISPONÍVEL - Solicite cópia.pdf82.17 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.