???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10332
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCaldas, Marcos Ruben de Almeida-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7579089929540945eng
dc.contributor.advisor1Silva, Vera Lúcia Reis da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5466609811849753eng
dc.contributor.referee1D’Aroz, Marlene Schussler-
dc.contributor.referee2Monteiro, Marta de Faria Cunha-
dc.date.available2999-12-31-
dc.date.issued2024-05-21-
dc.identifier.citationCALDAS, Marcos Ruben de Almeida. A leitura de textos em inglês na formação inicial de professores do curso de Ciências Biológicas no Instituto Federal do Pará. 2024. 172 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2024.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10332-
dc.description.resumoA importância da língua inglesa na atualidade se faz sentir em vários setores e a aprendizagem do idioma é uma exigência constante no prisma de formação perante o processo de internacionalização, requerendo que as instituições de ensino respondam a essa demanda cada vez mais vigente no mercado e nos diversos contextos sociais. Com isso, foi-se em busca de resposta para o problema da pesquisa: de que forma os estudantes produzem significado dos textos em inglês para o cumprimento de suas atividades acadêmicas demandadas para o ensino e aprendizagem na formação inicial de professores? Seguido de o objetivo geral analisar estratégias de aprendizagem de conteúdos ministrados por meio de textos em inglês nas disciplinas específicas do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPA campus Bragança. A pesquisa de abordagem qualitativa (Creswell, 2014) usou como técnicas de coleta de dados Grupo Focal (Borges e Santos, 2005; Backes et al., 2011; Trad, 2009; Duarte, 2007; Jesus e Lima, 2012) e Entrevista Narrativa (Ravagnoli, 2018; Sousa e Cabral, 2015), com a participação de seis discentes, em que os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo (Bardin, 2016; Cavalcante, Calixto e Pinheiro, 2014; Cardoso, Oliveira e Ghelli, 2021; Mendes, 2018) e tomando por base as Estratégias de Aprendizagem da teórica Oxford (1990). Pelas categorias de: Contato com a Língua Inglesa, Estratégias de Aprendizagem e Formação Inicial, percebeu-se que o uso de textos em inglês acompanha o movimento de internacionalização das instituições de ensino superior, o que impacta diretamente na formação inicial dos licenciandos. Além disso, foi evidenciado que as dificuldades em desenvolver os conteúdos específicos com o uso da língua inglesa provêm de um contexto anterior de uma aprendizagem superficial do idioma. Nesse processo, a prática dos professores e a organização institucional do curso é percebida como referência para as perspectivas de formação acadêmica, principalmente relacionada à pesquisa. Conclui-se então, que o uso de inglês é uma necessidade formativa no âmbito da internacionalização e das instituições de ensino superior na Amazônia brasileira. No entanto, é importante um olhar mais atento às especificidades que o contexto de formação de professores exige sobre a realidade da região Norte, para que, desse modo, metodologias não reproduzam discursos de alienação ao mundo globalizado, mas suscitem análises reflexivas do que se lê e aprende em cursos de formação inicial.eng
dc.description.abstractThe importance of the English language today is felt in several sectors, and learning the language is a constant requirement in terms of training in the internationalization process, requiring educational institutions to respond to this demand that is increasingly present in the market and in diverse social contexts. With this, we sought an answer to the research problem: How do students produce meaning from texts in English to fulfill their academic activities required for teaching and learning in initial teacher training? Followed by the general objective of analyzing learning strategies for content taught through texts in English in the specific subjects of the Degree in Biological Sciences course at IFPA campus Bragança. The qualitative approach research (Creswell, 2014) used data collection techniques such as Focus Group (Borges and Santos, 2005; Backes et al., 2011; Trad, 2009; Duarte, 2007; Jesus and Lima, 2012) and Narrative Interview (Ravagnoli, 2018; Sousa and Cabral, 2015), with the participation of six students, in which the data was analyzed using Content Analysis (Bardin, 2016; Cavalcante, Calixto and Pinheiro, 2014; Cardoso, Oliveira and Ghelli, 2021; Mendes, 2018) and based on the Oxford theoretical Learning Strategies (1990). Through the categories of Contact with the English Language, Learning Strategies, and Initial Training, it was noticed that English texts follow the internationalization movement of higher education institutions, which directly impacts the initial training of undergraduates. Furthermore, it was evidenced that the difficulties in developing specific English content come from a previous context of superficial language learning. In this process, the teacher's practice and the institutional organization of the course are perceived as a reference for the perspectives of academic training, mainly related to research. It is concluded that English is necessary for training within the scope of internationalization and higher education institutions in the Brazilian Amazon. However, it is essential to take a closer look at the specificities that the context of teacher training requires regarding the reality of the North region so that, in this way, methodologies do not reproduce discourses of alienation from the globalized world but rather provoke reflective analyses of what is read. Moreover, learn in initial training courses.eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal e Nível Superioreng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/77158/ITEM%20INDISPON%c3%8dVEL%20-%20Solicite%20c%c3%b3pia.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitáeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidadeseng
dc.rightsAcesso Embargado-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASeng
dc.titleA leitura de textos em inglês na formação inicial de professores do curso de Ciências Biológicas no Instituto Federal do Paráeng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4166-5386eng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0359-605Xeng
dc.subject.userInglês instrumentalpor
dc.subject.userEstratégias de aprendizagempor
dc.subject.userFormação inicial de professorespor
dc.subject.userCiências Biológicaspor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ITEM INDISPONÍVEL - Solicite cópia.pdf82.17 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.