???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10335
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMatos, Elieude Bacelar-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/2448507460970657eng
dc.contributor.advisor1Simão, Maria Olívia de Albuquerque Ribeiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2594654340373805eng
dc.contributor.referee1Silva, Carlos Augusto da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7477532256270106eng
dc.contributor.referee2Oliveira, Irlane Maia de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3156688483798707eng
dc.contributor.referee3Nowak, Maria de Fatima Vieira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3551931543912621eng
dc.date.issued2024-06-21-
dc.identifier.citationMATOS, Elieude Bacelar. Prática docente após 30 anos da institucionalização da Educação Ambiental no Brasil: o caso de uma escola do ensino fundamental em Rondônia. 2024. 138 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10335-
dc.description.resumoDiante dos desafios socioambientais de proporções épicas vivenciados diante da grave crise que assola nosso planeta, a Educação Ambiental (EA) emerge, novamente, como um instrumento para a construção da sustentabilidade. Diante disso, a escola se constitui lócus estratégico, por ser uma instituição transformadora capaz de proporcionar, de forma crítica, o acesso ao conhecimento, reflexões e mudanças nas ações das pessoas. Diante disso, esta pesquisa analisou a prática docente da Educação Ambiental no Ensino Fundamental I a partir do estudo de caso de uma escola pública de Porto Velho-RO, região norte do Brasil. No percurso metodológico, de caráter qualitativo, empregaram-se pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas com 18 professores, além de análise de conteúdo. Os resultados indicam que as práticas educacionais ambientais não são conduzidas conforme preconizam as políticas e diretrizes da EA no Brasil. A maioria dos professores experientes, com mais de 20 anos de carreira e 10 anos de formados não tiveram, na formação inicial, o componente curricular de Educação Ambiental, tampouco obtiveram formação continuada em Educação Ambiental, mesmo transcorridos 24 anos de implementação da PNEA. Esses professores abordam as questões ambientais por meio de sensibilização e atividades lúdicas de forma genérica e pontual a partir de temas, como: reciclagem, lixo, poluição das águas. Não incorporam ainda de forma sistemática e contínua a Educação Ambiental em sua prática pedagógica, restringindo as abordagens a atividades pontuais, principalmente em datas comemorativas. O Projeto Político-Pedagógico da escola estudada, revisado em 2019, também não faz nenhuma menção aos desafios ou temas ambientais, ou sequer, cita leis, normas, diretrizes relacionadas à Educação Ambiental. Neste contexto, é apresentado um Guia norteador para a reelaboração do PPP e a inserção das práticas ambientais. Esta pesquisa nos faz refletir que, mesmo após 30 (trinta) anos da CF Brasileira instituir o direito à EA e mais de 20 anos da PNEA definir a EA na educação escolar, ainda existem no país escolas que necessitam implementar as políticas educacionais ambientais em conformidade com o que está estabelecido nos marcos legais e orientativos da Educação Ambiental.eng
dc.description.abstractFaced with the socio-environmental challenges of epic proportions experienced in the face of the serious crisis that is plaguing our planet, Environmental Education (EE) once again emerges as an instrument for building sustainability. In view of this, the school constitutes a strategic location as it is a transformative institution capable of providing, in a critical way, access to knowledge, reflections and changes in people's actions. Therefore, this research analyzed the teaching practice of Environmental Education in Elementary School I based on the case study of a public school in Porto Velho-RO, northern region of Brazil. In the qualitative methodological approach, documentary research, semi-structured interviews with 18 teachers were used, in addition to content analysis. The results indicate that environmental educational practices are not conducted as recommended by EA policies and guidelines in Brazil. The majority of experienced teachers, with over 20 years of career and 10 years of training, did not have the Environmental Education curricular component in their initial training. Nor did they obtain continued training in Environmental Education, even after 24 years of implementing the PNEA. These teachers address environmental issues through awareness raising and playful activities in a generic and specific way based on topics such as: recycling, garbage, water pollution. They do not yet systematically and continuously incorporate Environmental Education into their pedagogical practice, restricting approaches to specific activities, mainly on commemorative dates. The Pedagogical Political Project of the studied school, revised in 2019, also makes no mention of environmental challenges or themes, or even cites laws, standards, guidelines related to Environmental Education. In this context, a guiding guide is presented for re-elaborating the PPP and the inclusion of environmental practices. This research makes us reflect that, even after 30 (thirty) years of the Brazilian CF establishing the right to EE and more than 20 years of the PNEA defining EE in school education, there are still schools in the country that need to implement environmental educational policies in accordance with what is established in the legal and guiding frameworks for Environmental Education.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/77209/DISS_ElieudeMatos_PPGCASA.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentCentro de Ciências do Ambienteeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Ambientaiseng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subject.por
dc.subject.por
dc.subject.por
dc.subject.cnpqOUTROSeng
dc.titlePrática docente após 30 anos da institucionalização da Educação Ambiental no Brasil: o caso de uma escola do ensino fundamental em Rondôniaeng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.description.infoIMPORTANTE: Ter um contato via wattzap como as revistas e outras universidades que tratam com mais agilidade utilizando dos meios tecnologicos que agilizam as publicações no TEDEeng
dc.contributor.advisor1orcidhttp://orcid.org/0000-0002-8734-7714. E-eng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9044-0039eng
dc.contributor.referee1orcidhttps://orcid.org/0000-0003-1529-7209eng
dc.contributor.referee2orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5754-4127eng
dc.subject.userDireito à Educação Ambientalpor
dc.subject.userBNCCpor
dc.subject.userEducação ambiental escolarpor
dc.subject.userPrática docentepor
Appears in Collections:Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_ElieudeMatos_PPGCASA 13.53 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.