???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10342
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Tairone Silva dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1157377461719227eng
dc.contributor.advisor1Nogueira, Amélia Regina Batista-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8136324837437755eng
dc.contributor.referee1Albuquerque, Adorea Rebello da Cunha-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3916324527868398eng
dc.contributor.referee2Barbosa, Tatiana da Rocha-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6196445168759236eng
dc.date.issued2024-08-26-
dc.identifier.citationSANTOS, Tairone Silva dos Santos. Entre rios, um estudo do Sistema Educacional do Ensino Presencial Mediado por Tecnologias em uma Comunidade no Município de Careiro da Várzea-AM, Possibilidades e Desafios. 2024. 157 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10342-
dc.description.resumoEsta pesquisa analisa o modelo educacional do Sistema Estadual de Ensino Presencial Mediado por Tecnologia (SEEPMT) no Estado do Amazonas, com foco nos desafios e nas possibilidades de uma política pública no território das águas, a partir de um estudo de caso na Escola Municipal Julieta Falcão de Oliveira, Comunidade Nossa Senhora Aparecida, Costa do Marimba - Município de Careiro da Várzea-AM. A investigação busca compreender os impactos deste modelo de ensino no cotidiano e no processo de ensino-aprendizagem, considerando o contexto da educação do campo e a realidade de uma comunidade ribeirinha. O objetivo é analisar as contribuições, desafios e perspectivas do SEEPMT para a educação, levando em conta as especificidades do ciberespaço, tempo e as redes dos sujeitos e atores envolvidos. Dentre as problemáticas elencadas; quais as implicações e impactos deste modelo educacional para a comunidade? considerando o direito à educação de qualidade e os desafios de infraestrutura, a acessibilidade, a conectividade e a interação com a realidade local?. A pesquisa é de natureza quanti-qualitativa, com abordagem fenomenológica de estudo de caso. Os métodos utilizados foram: revisão bibliográfica, análise documental e legislação educacional, trabalho de campo com observação participante, entrevistas semiestruturadas com profissionais do Centro de Mídias (CEMEAM), professores e alunos, e coleta de relatos escritos e mapas mentais dos estudantes. A análise dos dados se baseou na Análise de relatos e narrativas, utilizando categorias que refletem as questões centrais da pesquisa: O SEEPMT como política pública e sua aplicação no contexto amazônico; A percepção dos sujeitos; Os desafios e as possibilidades de aprimoramento do programa; as parcerias privadas. A pesquisa também evidenciou as potencialidades do SEEPMT para democratizar o acesso à educação em áreas “remotas”, mas também revelou a necessidade de adaptações e melhorias no atendimento às realidades das comunidades do Estado do Amazonas. Pois dentre as principais dificuldades sinalizadas, temos; a infraestrutura precária das escolas na ponta, o difícil acesso à internet e à energia elétrica, a falta de equipamentos adequados, a de diálogo e comunicação, falta de material didático de apoio, a necessidade urgente de uma reformulação deste modelo de ensino em vigor, considerando a qualidade da educação e o ensino em contextos de vulnerabilidades. A análise dos dados trouxe à tona a discussão da função social da escola, a importância de políticas públicas e a necessidade de diálogo e participação da comunidade e do público alvo da educação no debate e nas tomadas de decisões. O estudo também demonstra que o programa, embora represente uma iniciativa importante para a universalização do acesso à educação, ainda enfrenta desafios para garantir a qualidade e a equidade do ensino, pois o discurso institucional validado e reproduzido impõe ao território a culpa pela omissão e inércia do Estado em agir. Portanto é fundamental que este tipo de política seja constantemente monitorada e reavaliada, com foco em investimentos estruturais que atendam de forma eficaz às necessidades da população e promova uma educação de qualidade para todos.eng
dc.description.abstractThis research analyzes the educational model of the State System of Face-to-Face Teaching Mediated by Technology (SEEPMT) in the State of Amazonas, focusing on the challenges and possibilities of a public policy in the territory of waters, based on a case study at the Julieta Falcão de Oliveira Municipal School, Nossa Senhora Aparecida Community, Costa do Marimba - Municipality of Careiro da Várzea-AM. The investigation seeks to understand the impacts of this teaching model on the daily lives and the teaching-learning process, considering the context of rural education and the reality of a riverine community. The objective is to analyze the contributions, challenges, and perspectives of the SEEPMT for education, taking into account the specificities of cyberspace, time, and the networks of the subjects and actors involved. Among the problems listed; what are the implications and impacts of this educational model for the community? Considering the right to quality education and the challenges of infrastructure, accessibility, connectivity, and interaction with the local reality? The research is of a quantitative-qualitative nature, with a phenomenological case study approach. The methods used were: bibliographic review, analysis of documentary and educational legislation, field work with participant observation, semi-structured interviews with professionals from the Media Center (CEMEAM), teachers, and students, and collection of written reports and mind maps from students. The data analysis was based on the Analysis of reports and narratives, using categories that reflect the central questions of the research: The SEEPMT as a public policy and its application in the Amazonian context; The perception of the subjects; The challenges and possibilities for improving the program; private partnerships. The research also highlighted the potential of the SEEPMT to democratize access to education in "remote" areas, but also revealed the need for adaptations and improvements in serving the realities of the communities of the State of Amazonas. Because among the main difficulties identified, we have; the precarious infrastructure of schools at the front line, the difficult access to the internet and electricity, the lack of adequate equipment, dialogue, and communication, lack of supporting teaching materials, the urgent need for a reformulation of this teaching model in force, considering the quality of education and teaching in contexts of vulnerabilities. The data analysis brought to the fore the discussion of the social function of the school, the importance of public policies and the need for dialogue and participation of the community and the target audience of education in the debate and decision-making. The study also shows that the program, although it represents an important initiative for the universalization of access to education, still faces challenges to ensure the quality and equity of education, as the validated and reproduced institutional discourse imposes on the territory the blame for the omission and inertia of the State to act. Therefore, it is essential that this type of policy be constantly monitored and reassessed, with a focus on structural investments that effectively meet the needs of the population and promote quality education for all.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/77207/DISS_TaironeSilva_PPGEOG.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociaiseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Geografiaeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAOeng
dc.titleEntre rios, um estudo do Sistema Educacional do Ensino Presencial Mediado por Tecnologias em uma Comunidade no Município de Careiro da Várzea-AM, Possibilidades e Desafioseng
dc.title.alternativeEntre Rios: A Study of the Educational System of Technology-Mediated Face-to-Face Education in a Community in the Municipality of Careiro da Várzea-AM, Possibilities and Challengeseng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.description.sugestaoNada a declarareng
dc.description.infoNãoeng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6934-5707eng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0009-0005-9815-9099eng
dc.subject.userEducaçãopor
dc.subject.userEnsino Presencial com Mediação Tecnológicapor
dc.subject.userPolíticas públicaspor
dc.subject.userCiberespaçopor
Appears in Collections:Mestrado em Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_TaironeSilva_PPGEOG31.69 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.