???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10348
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorTorres Neto, Paulo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5475426359411826eng
dc.contributor.advisor1Monteiro, Ercila Pinto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4110920996449567eng
dc.contributor.referee1Andrade, Adela Molina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3901553132396974eng
dc.contributor.referee2Antunes, Ettore Paredes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5717478112353570eng
dc.date.issued2024-06-03-
dc.identifier.citationTORRES NETO, Paulo. Ensino Presencial com Mediação Tecnológica (EPMT): a relação entre o processo de Ensino-Aprendizagem de Química e a Pedagogia Culturalmente Relevante (PCR) em três escolas estaduais situadas na região metropolitana de Manaus, Amazonas. 2024. 112 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10348-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo investigar o processo de ensino e aprendizagem da química in situ oferecido pelo Centro de Mídias de Educação do Amazonas (CEMEAM), considerando o olhar daqueles que vivenciam a comunidade escolar e que se encontram nas escolas presenciais, mais especificamente, nas comunidades, distante do lugar de onde é concebido o ensino. Importa, neste contexto, promover a equidade como princípio educativo, dando “visibilidade” à mensagem emitida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) para 2030, que enfatiza assegurar a equidade na valorização dos estudantes, sendo imprescindível a participação de todos. Particularmente, o ensino de química oferecido pelo CEMEAM vem acontecendo há algum tempo, porém, sem um conhecimento a respeito de como o ensino é pensado para o público do interior e de sua realidade. Tal circunstância suscitou o seguinte questionamento de pesquisa: De que forma a percepção dos estudantes e professores de escolas do CEMEAM contribuem para a promoção de uma Pedagogia Culturalmente Relevante nas aulas de Química?Assim, essa pesquisa segue o seu rumo, apoiando-se em teóricos da Pedagogia Culturalmente Relevante (Gloria Ladson-Billing, Geneva Gay); da etnografia (Goetz e Lecompte e Pierre Bourdieu) e da narrativa (Jean Clandinin e Michael Connelly). O estudo apresenta uma abordagem qualitativa do tipo etnográfico e inclui a presença do pesquisador em três (3) escolas públicas estaduais situadas nas regiões metropolitanas de Manaus, realizando observações in situ e fazendo o uso de entrevistas, anotações de campo, notas e fotografias. Posteriormente, os dados foram utilizados para Análise Textual Discursiva. A pesquisa revelou que o ensino de química no CEMEAM é predominantemente tradicional e expositivo, exacerbado por falhas nas transmissões e interrupções energéticas, sem estratégias eficazes para mitigar tais questões. A integração da cultura local no conteúdo é esporádica e fica a critério dos professores ministrantes, resultando em práticas que não são consistentes nem sistematizadas. Essa situação aponta para a premência de uma reformulação pedagógica que desenvolva plenamente os pilares da PCR e adapte o ensino à complexidade cultural eambiental da Amazônia, promovendo uma educação mais equitativa e cultivando a consciência cultural dos alunos.eng
dc.description.abstractThis research aims to investigate the process of teaching and learning chemistry in situoffered by the Amazonas Education Media Center (CEMEAM), considering the perspectiveof those who experience the school community and who are in face-to-face schools, more specifically, in communities, far from the place where teaching is conceived. It is important, in this context, to promote equity as an educational principle, giving “visibility” to themessage issued by the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization(UNESCO) for 2030, which emphasizes ensuring equity in the appreciation of students, beingEveryone's participation is essential. Particularly, the chemistry teaching offered by CEMEAM has been going on for some time, however, without knowledge about how teaching is designed for the public in the interior and their reality. This circumstance raisedthe following research question: How do the perceptions of students and teachers at CEMEAM schools contribute to the promotion of a Culturally Relevant Pedagogy in Chemistry classes? Thus, this research continues its course, relying on theoretical Culturally Relevant Pedagogy (Gloria Ladson-Billing, Geneva Gay); ethnography (Goetz and Lecompte and Pierre Bourdieu) and narrative (Jean Clandinin and Michael Connelly). The study presents a qualitative ethnographic approach and includes the presence of the researcher in three (3) state public schools located in the metropolitan regions of Manaus, carrying out in situ observations and using interviews, field notes, notes and photographs. Subsequently, the data was used for Discursive Textual Analysis. The research revealed that chemistry teaching at CEMEAM is predominantly traditional and expository, exacerbated by transmission failures and energy outages, with no effective strategies to mitigate such issues. The integration of local culture into the content is sporadic and is at the discretion of the teaching teachers, resulting in practices that are neither consistent nor systematized. This situation points to the urgency of a pedagogical reformulation that fully develops the pillars of PCRand adapts teaching to the cultural and environmental complexity of the Amazon, promoting a more equitable education and cultivating students' cultural awareness.eng
dc.description.sponsorship.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/77282/DISS_PauloTorresNeto_PPGQ.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Químicaeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subject.por
dc.subject.por
dc.subject.por
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA: QUIMICAeng
dc.titleEnsino Presencial com Mediação Tecnológica (EPMT): a relação entre o processo de Ensino-Aprendizagem de Química e a Pedagogia Culturalmente Relevante (PCR) em três escolas estaduais situadas na região metropolitana de Manaus, Amazonas.eng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.subject.userEquidadepor
dc.subject.userEnsino de Químicapor
dc.subject.userCulturapor
dc.subject.userPedagogia Culturalmente Relevantepor
dc.subject.userCentro de Mídias de Educação do Amazonaspor
Appears in Collections:Mestrado em Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_PauloTorresNeto_PPGQ 1.51 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.