???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10459
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAlencar, Aldenice Fonseca-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6754060781735047eng
dc.contributor.advisor1Oliveira, Elrismar Auxiliadora Gomes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0252784934597973eng
dc.contributor.advisor-co1Alves, Rozane Alonso-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7271103372811887eng
dc.contributor.referee1Santos, Jonatha Daniel dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8023984475581127eng
dc.contributor.referee2Vieira, Carlos Magno Naglis-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0757780259670322eng
dc.date.issued2024-05-22-
dc.identifier.citationALENCAR, Aldenice Fonseca. Modos de ser ye´pa mahsã: uma narrativa autoetnográfica de vida e de construção de saberes de uma professora Tukano. 2024. 162 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10459-
dc.description.resumoEssa dissertação buscou narrar minha autoetnografia como professora indígena daetnia Tukano Ye’pá Mahsõ da comunidade indígena de Taracuá, no município de São Gabriel da Cachoeira- AM, desde a minha experiência pessoal, cultural e escolar na comunidade de Taracuá, contexto ao qual fui e venho constituindo minhas identidades. Além de narrar estas experiências como pesquisadora busqueidescrever as suturas, rasuras, negociações e traduções como professora pesquisadora intelectual indígena Tukano. Nessas travessias fui ressignificando minhas práticas docentes frente à Ciência Tukano. Fui suturando e contextualizando conhecimentos que consideram os saberes do meu povo e seus modos de ser. Quanto à metodologia, o trabalho é de cunho autoetnográfico em comunhão com a abordagem qualitativa que orientou todo o percurso da pesquisae ajudou a entender o processo histórico pelo qual o povo Tukano vivenciou e vivência a colonialidade. Os discursos e reflexões que constituíram o modo como vamos traduzindo e negociando cosmologias, culturas, identidades pode contribuir para um ensino de ciências que reconhece do modo de ser do nosso povo.eng
dc.description.abstractThis research aimed to narrate my autoethnography as an indigenous teacher of the Tukano Ye'pá Mahsõ ethnicity from the indigenous community of Taracuá, in the municipality of São Gabriel da Cachoeira-AM, based on my personal, cultural, and educational experience in the Taracuá community, a context in which I have been shaping my identities. In addition to narrating these experiences as a researcher, I sought to describe the sutures, erasures, negotiations, and translations as an indigenous Tukano teacher-researcher intellectual. Throughout these journeys, I have been redefining my teaching practices in the face of Tukano Science. I have been suturing and contextualizing knowledge that considers the wisdom of my people and their ways of being. Regarding methodology, the work is of an autoethnographic nature in communion with the qualitative approach that guided the entire research process and helped understand the historical process through which the Tukano people have experienced and continue to experience coloniality. The discourses and reflections that have shaped the way we translate and negotiate cosmologies, cultures, identities can contribute to a science education that recognizes the way of being of our people.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/78786/DISS_AldeniceAlencar_PPGECH.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitáeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidadeseng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEtnologiapor
dc.subjectProfessores indígenaspor
dc.subjectÍndios Tukano - Usos e costumespor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASeng
dc.titleModos de ser ye´pa mahsã: uma narrativa autoetnográfica de vida e de construção de saberes de uma professora tukanoeng
dc.title.alternativeModes of Being Ye’pa Mahsã: An Autoethnographic Narrative of Life and Knowledge Construction of a Tukano Teachereng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5922-0273eng
dc.contributor.advisor-co1orcidhttps://orcid.org/0000-0003-1401-5556eng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0009-0001-1596-9434eng
dc.contributor.referee1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6277-8382eng
dc.contributor.referee2orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4004-4836eng
dc.subject.userAuto-Etnografiapor
dc.subject.userPesquisadora Tukanopor
dc.subject.userYe’pá Mahsõpor
dc.subject.userYe´pá kihtipor
dc.subject.userPercepção docentepor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_AldeniceAlencar_PPGECH6.13 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.