???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10959
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFermin, Tharik de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0024154262491301eng
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Odenei de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3632397138574065eng
dc.contributor.referee1Fernando, Adelson da Costa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4220610766970297eng
dc.contributor.referee2Valle, Geraldo Jorge Tupinambá do-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1696181829016668eng
dc.date.issued2025-04-02-
dc.identifier.citationFERMIN, Tharik de Souza. As figurações da imigração: a (re)construção de práxis dos professores do ensino fundamental na educação pública no município de Manaus. 2025. 75 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2025.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10959-
dc.description.resumoEsta pesquisa analisa a (re)construção das práxis docentes frente à crescente presença de alunos imigrantes no ensino fundamental das escolas públicas de Manaus. A partir de uma abordagem qualitativa, fundamentada em métodos documentais e análise dialógica das legislações migratória e educacional, o estudo investiga como as diretrizes nacionais e locais se articulam para promover a inclusão e a valorização da diversidade cultural. A pesquisa revela que, apesar dos avanços legais e das iniciativas de formação continuada, os desafios para a efetivação de práticas pedagógicas inclusivas permanecem, especialmente no que tange à adaptação dos professores às demandas de um contexto multicultural em constante transformação. Os dados apontam para a necessidade de repensar os métodos de ensino e de incorporar estratégias que dialoguem com as experiências e os saberes dos alunos imigrantes, superando barreiras linguísticas e culturais. Ao enfatizar a importância da mediação pedagógica e da integração entre os diversos atores sociais, o estudo destaca que a escola deve atuar como espaço de promoção do convívio intercultural e de fortalecimento dos vínculos comunitários, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e conscientes. Assim, os resultados evidenciam que o repensar das práticas docentes, aliado a políticas públicas consistentes, é fundamental para transformar as tensões inerentes à imigração em oportunidades de enriquecimento do processo educativo, impulsionando uma educação mais equitativa e dialógica.eng
dc.description.abstractThis research examines the (re)construction of teaching practices in the face of the increasing presence of immigrant students in public elementary schools in Manaus. Based on a qualitative approach, underpinned by documentary methods and a dialogical analysis of migratory and educational legislation, the study investigates how national and local guidelines work together to promote inclusion and the appreciation of cultural diversity. The research reveals that despite legal advances and ongoing professional development initiatives, challenges remain in effectively implementing inclusive pedagogical practices, particularly regarding teachers’ adaptation to the demands of an ever-changing multicultural context. The findings point to the need for rethinking teaching methods and incorporating strategies that engage with the experiences and knowledge of immigrant students, overcoming linguistic and cultural barriers. By emphasizing the importance of pedagogical mediation and the integration of diverse social actors, the study underscores that schools should serve as spaces for promoting intercultural coexistence and strengthening community ties, thereby contributing to the formation of critical and conscious citizens. In this way, the results indicate that reimagining teaching practices, coupled with robust public policies, is fundamental to transforming the inherent tensions of immigration into opportunities that enrich the educational process, fostering a more equitable and dialogical education.eng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaseng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/85072/DISS_TharikFermin_PPGSCA.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociaiseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazôniaeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducação multiculturalpor
dc.subjectImigrantes - Educaçãopor
dc.subjectPrática de ensinopor
dc.subjectManaus (AM) - Emigração e imigraçãopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASeng
dc.titleAs figurações da imigração: a (re)construção de práxis dos professores do ensino fundamental na educação pública no município de Manauseng
dc.title.alternativeThe figurations of immigration: the (re)construction of practice of elementary school teachers in public education in the municipality of Manauseng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.subject.userImigraçãopor
dc.subject.userPráxis docentepor
dc.subject.userInclusão escolarpor
dc.subject.userMulticulturalismopor
dc.subject.userPolíticas públicaspor
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_TharikFermin_PPGSCA.pdf1.02 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.