???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10978
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Adrielso Calandrini da-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/5895784906410266eng
dc.contributor.advisor1Soares, Artemis de Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0487210816377783eng
dc.contributor.advisor-co1Silva, Adan Renê Pereira da-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1888827930222244eng
dc.contributor.referee1Barros, Rosemara Staub de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2680914238480876eng
dc.contributor.referee2Guimaraes, Helenise Monteiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6266807318429051eng
dc.date.issued2025-04-30-
dc.identifier.citationSILVA, Adrielso Calandrini da. "Viva a cultura popular! Viva os bois de Parintins! Representações do feminino a partir das toadas dos Bois Caprichoso e Garantido (2019 a 2023)". 2025. 111 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2025.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10978-
dc.description.resumoO trabalho intitulado “Viva a cultura popular! Viva os bois de Parintins! Representações do feminino a partir das toadas dos Bois Caprichoso e Garantido (2019 a 2023)” tem como objetivo analisar como as personagens do gênero feminino estão representadas nas toadas dos Bois Caprichoso e Garantido, para tanto é necessário a investigação da trajetória histórica do processo de construção do Boi-bumbá, no que tange às adaptações e performances ao longo do tempo. Compreender os papéis e as relações de gênero nesta trajetória nos dá o sentido e a compreensão do que nos propomos. Para desenvolver o referido trabalho, buscamos aporte teórico em Gurgel (2011) e Butler (2018) para referenciar as discussões acerca do gênero, fa identidade e da diversidade, assim como Krebs (2012) e Milton e Cobelo (2023) para discutir os processos de adaptação e performances. Com uma abordagem qualitativa e um estudo embasado na revisão de literatura, Creswell (2007) e análise de conteúdo a partir de Bardin (2011), os dados deste estudo são analisados e apresentados a partir dos resultados, os quais evidenciam as representações das questões de gênero e das identidades femininas nos textos das toadas que reverberam nas lutas e autoafirmação de seu potencial na sociedade. O trabalho está organizado em capítulos e, estes divididos em seções. O primeiro capítulo, Ritual de Iniciação: caminhos metodológicos, apresentará o percurso metodológico da pesquisa, bem como suas características; O segundo capítulo, Da ilha tupinambarana para o mundo: o festival folclórico de Parintins, será apresentado o contexto histórico e social da cidade de parintins e a história de criação dos bois e do festival; O brado do povo guerreiro: representação e identidade, será o terceiro capítulo que apresentará uma discussão acerca da representação da identidade e do corpo; o quarto capítulo, Clamores da terra, as análises das toadas, questões do gênero e corpo feminino, trará as análises das toadas. Por fim, a seção intitulada O futuro dirá: encaminhamentos desse movimento, tecerá as considerações finais do estudo, além das referências bibliográficas e apêndices.eng
dc.description.abstractLa obra titulada “¡Viva la cultura popular! ¡Vivan los toros de Parintins! Representaciones de lo femenino a partir de las canciones de los Toros Caprichoso y Garantido (2019 a 2023)” tiene como objetivo analizar cómo están representados los personajes del género femenino en las canciones de los Toros Caprichoso y Garantido. Para ello, es necesario investigar la trayectoria histórica del proceso de construcción del Boi-bumbá, en lo que respecta a las adaptaciones y performances a lo largo del tiempo. Comprender los roles y las relaciones de género en esta trayectoria nos brinda el sentido y la comprensión de lo que nos proponemos. Para desarrollar este trabajo, buscamos apoyo teórico en Gurgel (2011) y Butler (2018) para referenciar las discusiones sobre género, identidad y diversidad, así como Krebs (2012) y Milton y Cobelo (2023) para debatir los procesos de adaptación y performances. Con un enfoque cualitativo y un estudio basado en la revisión de la literatura, siguiendo a Creswell (2007) y el análisis de contenido de Bardin (2011), los datos de este estudio son analizados y presentados a partir de los resultados, los cuales evidencian las representaciones de las cuestiones de género y de las identidades femeninas en los textos de las canciones que reverberan en las luchas y la autoafirmación de su potencial en la sociedad. El trabajo está organizado en capítulos, que a su vez están divididos en secciones. El primer capítulo, Ritual de Iniciación: caminos metodológicos, presentará el recorrido metodológico de la investigación, así como sus características; el segundo capítulo, De la isla tupinambarana al mundo: el festival folclórico de Parintins, presentará el contexto histórico y social de la ciudad de Parintins y la historia de la creación de los toros y del festival; El grito del pueblo guerrero: representación e identidad, será el tercer capítulo que presentará una discusión sobre la representación de la identidad y del cuerpo; el cuarto capítulo, Clamores de la tierra, análisis de las canciones, cuestiones de género y cuerpo femenino, traerá los análisis de las canciones. Por último, la sección titulada El futuro dirá: encaminamientos de este movimiento, tejerá las consideraciones finales del estudio, además de las referencias bibliográficas y apéndices.spa
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/85350/DISS_AdrielsoSilva_PPGSCA.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociaiseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazôniaeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectFestivais - Amazonaspor
dc.subjectFestas folclóricas - Amazonaspor
dc.subjectMulheres - Canções e músicapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASeng
dc.title"Viva a cultura popular! Viva os bois de Parintins! Representações do feminino a partir das toadas dos Bois Caprichoso e Garantido (2019 a 2023)"eng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9678-2937eng
dc.contributor.advisor-co1orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2668-5944eng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5361-5883eng
dc.contributor.referee1orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2935-7380eng
dc.contributor.referee2orcidhttps://orcid.org/0000-0001-7717-7224eng
dc.subject.userGêneropor
dc.subject.userIdentidadepor
dc.subject.userCorpopor
dc.subject.userBoi-Bumbá de Parintinspor
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_AdrielsoSilva_PPGSCA.pdf1.14 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.