???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11009
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Kethlen Garcia dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2210593811342104eng
dc.contributor.advisor1Oliveira, Elrismar Auxiliadora Gomes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0252784934597973eng
dc.contributor.referee1Tacconi, Ana Paula Tavares Magalhães-
dc.contributor.referee2Alves, Rozane Alonso-
dc.contributor.referee3Matsuo, Patrícia Mie-
dc.date.available2999-12-31-
dc.date.issued2024-03-07-
dc.identifier.citationSANTOS, Kethlen Garcia dos. Relações de gênero nas ciências exatas e naturais: Programa Ciência na Escola no interior do Amazonas. 2024. 162 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2024.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11009-
dc.description.resumoA presente pesquisa está vinculada a linha II: Ensino das Ciências Exatas e Naturais do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH) do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). A dissertação propôs como objetivo geral, analisar relações entre questões de gênero e ciência a partir de revisão de literatura, pesquisa documental e pesquisa de campo (relacionada ao Programa Ciência na Escola da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas-PCE/FAPEAM), e como objetivos específicos: a) analisar a produção do conhecimento em Ciências Exatas e Naturais como mecanismo de discussão de gênero no contexto da pesquisa científica, a partir de revisão de literatura em periódicos da área de ensino de Física; b) levantar informações gerais e do município de Humaitá – AM, em publicações da FAPEAM, sobre o Programa Ciência na Escola (PCE), nos últimos 5 anos (2019 a 2023); c) analisar percepções sobre questões de gênero e ciência da coordenação e de estudantes integrantes dos projetos aprovados no Programa Ciência na Escola – PCE/FAPEAM, no recorte de 5 anos (2019 a 2023), no município de Humaitá – AM, em temáticas relacionadas às Ciências Exatas e Naturais. Como referencial metodológico foi utilizado a revisão de literatura, a pesquisa documental e de campo. Para coleta de dados do corpus teórico, foi realizada a revisão bibliográfica no Caderno Brasileiro de Ensino e Física (CBEF), Revista Brasileira de Ensino de Física (RBEF) e A Física na Escola (FnE). Na pesquisa documental, no site da FAPEAM foram identificados oito editais para meninas e mulheres na ciência e no empreendedorismo científico, cinco chamadas públicas e cinco resultados das edições do PCE no período de 2019 a 2023 e três editais do Prêmio FAPEAM da Ciência, Tecnologia e Inovação no triênio 2021 a 2023. Na pesquisa de campo, aplicamos um questionário semiestruturado com 17 perguntas pela plataforma Google Forms para oito coordenadores (as) e nove estudantes. Para análise dos dados optamos pela análise de conteúdo. Os resultados evidenciam a importância de instituições de ensino e pesquisa no interior do Amazonas na promoção da participação feminina nas ciências, oferecendo oportunidade de formação na pós-graduação e desenvolvimento de projetos de pesquisa. Ao mesmo tempo, aponta para desafios estruturais, como concentração de projetos em determinados municípios e na capital do estado e ausência de critérios que considerem aspectos não epistemológicos, como gênero, cultura e relações de poder. Esses elementos ajudam a compreender como as desigualdades de gênero e outros marcadores sociais são perpetuados na ciência, sugerindo a necessidade de políticas mais inclusivas e de iniciativas que reconheçam a diversidade na atividade científica, especialmente em regiões periféricas, como o interior do Amazonas.eng
dc.description.abstractThis research is related to Line II: Teaching Exact and Natural Sciences of the Graduate Program in Science and Humanities Teaching (PPGECH) of the Institute of Education, Agriculture and Environment (IEAA) of the Federal University of Amazonas (UFAM). The general objective of the dissertation was to analyze the relationship between gender issues and science, based on a literature review, documentary research and field research (related to the Science at School Program of the Amazonas State Research Support Foundation), and the specific objectives were to a) to analyze the production of knowledge in exact and natural sciences as a mechanism for discussing gender in the context of scientific research, based on a literature review in journals in the field of physics education; b) to collect general information and information from the municipality of Humaitá - AM, in FAPEAM publications, about the Science at School Program (PCE), in the last 5 years (2019 to 2023); c) To analyze the perceptions on gender and science issues of the coordinators and students who are members of the projects approved by the Science at School Program - PCE/FAPEAM, in the last 5 years (2019 to 2023), in the municipality of Humaitá - AM, on topics related to Exact and Natural Sciences. The methodological framework used was a literature review, documentary and field research. To collect data for the theoretical corpus, a bibliographical review was carried out in the Caderno Brasileiro de Ensino e Física (CBEF), Revista Brasileira de Ensino de Física (RBEF) and A Física na Escola (FnE). Documentary research on the FAPEAM website identified eight calls for proposals for girls and women in science and scientific entrepreneurship, five public calls and five results of the PCE editions from 2019 to 2023 and three calls for proposals for the FAPEAM Science, Technology and Innovation Award from 2021 to 2023. In the field research, we applied a semi-structured questionnaire with 17 questions using the Google Forms platform to eight coordinators and nine students. We opted for content analysis to analyze the data. The results show the importance of teaching and research institutions in the Amazon interior in promoting women's participation in the sciences, providing opportunities for postgraduate training and developing research projects. At the same time, it points to structural challenges, such as the concentration of projects in certain municipalities and in the state capital, and the lack of criteria that take into account non-epistemological aspects, such as gender, culture and power relations. These elements help to understand how gender inequalities and other social markers are perpetuated in science, suggesting the need for more inclusive policies and initiatives that recognize diversity in scientific activity, especially in peripheral regions such as the Amazonian interior.eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superioreng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/85873/ITEM%20INDISPON%c3%8dVEL%20-%20Solicite%20c%c3%b3pia.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitáeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidadeseng
dc.rightsAcesso Embargado-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectMulheres na ciênciapor
dc.subjectMulheres cientistaspor
dc.subjectCientistas - Mulherespor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRAeng
dc.titleRelações de gênero nas ciências exatas e naturais: Programa Ciência na Escola no interior do Amazonaseng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5922-0273eng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0009-0005-4668-1184eng
dc.subject.userRelações de gêneropor
dc.subject.userPolíticas Educacionaispor
dc.subject.userMulher na Ciênciapor
dc.subject.userEducação Científicapor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ITEM INDISPONÍVEL - Solicite cópia.pdf82.17 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.