???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11011
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Conectividade e tradição: a reconstrução das brincadeiras ancestrais na educação escolar indígena na ilha de Duraka, médio Rio Negro
???metadata.dc.creator???: Melgueiro, Rosiane Henrique 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Vicente, José Gil
First advisor-co: Nunes, Claúdia Ribeiro Pereira
???metadata.dc.contributor.referee2???: Jacob, Lívia Penedo
???metadata.dc.contributor.referee3???: Vasconcelos Neto, Agenor Cavalcante de
???metadata.dc.description.resumo???: A educação escolar indígena enfrenta o desafio de equilibrar a transmissão dos saberes tradicionais com as novas dinâmicas socioculturais trazidas pela conectividade e tecnologias digitais após a instalação das antenas Starlink em diversas comunidades indígenas do Rio Negro. Na Ilha de Duraka, localizada no Médio Rio Negro, as brincadeiras ancestrais sempre desempenharam um papel central na formação das crianças, adolescentes e jovens da Ilha, promovendo não apenas o aprendizado lúdico, mas também a valorização dos conhecimentos e práticas comunitárias. Neste contexto, esta pesquisa teve como objetivo investigar como as brincadeiras podem ser ressignificadas no contexto escolar indígena, considerando a influência das tecnologias e a mediação dos professores na reconstrução dessas práticas culturais. Seus objetivos específicos foram: (a) investigar os aspectos socioculturais da Ilha de Duraka e compreender como as tradições e brincadeiras infantis moldam a infância das crianças e adolescentes em diferentes faixas etárias (6-10 anos e 12-15 anos); (b) analisar o processo de ressignificação das brincadeiras ancestrais na era digital e os impactos do uso da internet (incluindo plataformas como Tik Tok na sociabilidade e educação das crianças, adolescentes e jovens de Duraka; e (c) explorar a percepção dos pais e professores indígenas sobre o uso de tecnologias digitais nas brincadeiras e no processo socioeducativo das crianças, adolescentes e jovens na escola indígena. A pesquisa teve como local de investigação a Ilha de Duraka, adentrando desde a Escola Municipal Duraka Kapuamu e as salas anexas do ensino médio da Escola Estadual Indígena Yepamahsã Imikohorimahsã. O grupo social primário estudado foi composto pelos estudantes, além de suas respectivas famílias e vizinhanças. O grupo social secundário são os que tem relações formais e institucionais na Ilha Duraka, como o corpo coordenador e docente e as parcerias com as instituições que colaboraram nesta pesquisa, FOIRN, SEDUC e SEMEDI. A metodologia utilizada foi a exploratória e a qualiquantitativa, pois esta é uma estratégia necessária e útil em função dos objetivos perseguidos na pesquisa. Os resultados apresentam alguns quantitativos importantes para as conclusões e as diversas narrativas, ideias e experiências individuais dos participantes. O método descritivo auxiliou a organizar os resultados obtidos com as técnicas de pesquisa de campo, observação participante, roda de diálogo, conversas individuais etc. Os resultados obtidos foram os seguintes: (a) é possível o fortalecimento da identidade cultural através das ferramentas tecnológicas; e (b) existe uma clara mudança nas políticas públicas de caráter educacional cuja intenção é a de dinamizar os conteúdos curriculares utilizados nas escolas investigadas pelo ensino dos conteúdos de saberes tradicionais. Contudo, para garantir a transmissão intergeracional das práticas culturais é preciso ouvir os grupos distintos da comunidade e apresentar as brincadeiras de forma lúdica e prazerosa. Ademais, esta pesquisa pretende ressaltar a importância da parceria com instituições de fomento para publicações no âmbito científico dos trabalhos etnoeducacionais do Rio Negro, o que é uma lacuna observada na pesquisa.
Abstract: After installing Starlink antennas in several Rio Negro Indigenous communities, Indigenous school education faces the challenge of balancing the transmission of traditional knowledge with the new sociocultural dynamics brought about by connectivity and digital technologies. On Duraka Island, located in the Middle Rio Negro, ancestral games have always played a central role in the education of Indigenous children and youth, promoting not only playful learning but also the appreciation of community knowledge and practices. In this context, this research aimed to investigate how these games can be reinterpreted within the Indigenous school context, considering the influence of technology and the role of teachers in reconstructing these cultural practices. Its specific objectives were: (a) to investigate the sociocultural aspects of Duraka Island and understand how children's traditions and games shape the childhood of children and adolescents in different age groups (6-10 years and 12-15 years); (b) to analyze the process of redefining ancestral games in the digital age and the impacts of internet use (including platforms such as Tik Tok) on the sociability and education of children in Duraka; and (c) to explore the perception of Indigenous parents and teachers about the use of digital technologies in games and the socio-educational process of children in Indigenous schools. The research was conducted on Duraka Island, entering from the Duraka Kapuamu Municipal Schools and the annexed high school classrooms of the Yepamahsã Imikohorimahsã Indigenous State School. The primary social group studied was composed of students and their respective families and neighborhoods. The secondary social group comprises individuals with formal and institutional relationships on Duraka Island, including the coordinating and teaching staff, as well as partnerships with the collaborating institutions involved in this research: FOIRN, SEDUC, and SEMEDI. The methodology employed was a combination of exploratory and qualitative-quantitative approaches, as this is a necessary and valuable strategy aligned with the research objectives. The results present some important quantitative data for the participants' conclusions and the various narratives, ideas, and individual experiences. The descriptive method helped organize the results obtained with field research techniques, participant observation, talking circles, and conversations. The results obtained were the following: (a) it is possible to strengthen cultural identity using technological tools, and (b) there is an apparent change in public policies of an educational nature whose intention is to streamline the curricular content used in the schools investigated by teaching traditional knowledge content playfully and enjoyably. However, to ensure the intergenerational transmission of cultural practices, it is essential to listen to the diverse groups within the community and present the games in a playful and engaging manner. Furthermore, this research aims to highlight the importance of partnerships with funding institutions for publications in the scientific field of ethno-educational policy work in Rio Negro, which is a gap observed in the research.
Keywords: Escolas indígenas - Amazonas
Educação rural - Amazonas
Jogos educativos
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS E SOCIAIS
???metadata.dc.subject.user???: Brincadeiras e jogos
Ludicidade
Tecnologia
Educação escolar indígena
Saberes tradicionais
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia
Citation: MELGUEIRO, Rosiane Henrique. Conectividade e tradição: a reconstrução das brincadeiras ancestrais na educação escolar indígena na ilha de Duraka, médio Rio Negro. 2025. 138 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2025.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11011
Issue Date: 26-Feb-2025
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DIS_RosianeMelgueiro_PPGSCA.pdf2.38 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.