???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11039
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Leandro Augusto Paiva dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5381637906283724eng
dc.contributor.advisor1Montardo, Deise Lucy Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6344437017920336eng
dc.contributor.referee1Rufino, Márcia Regina Calderipe Farias-
dc.contributor.referee2Braga, Sergio Ivan Gil-
dc.contributor.referee3Justamand, Michel-
dc.contributor.referee4Cruz, Tharcisio Santiago-
dc.date.issued2025-04-01-
dc.identifier.citationSANTOS, Leandro Augusto Paiva. Gingando contra silêncios e invisibilidades: de capoeiristas do século XXI à Guerra do Paraguai. 2025. 285 f. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2025.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11039-
dc.description.resumoEsta tese investiga como na Capoeira ocorrem questões históricas e atuais de silenciamento e invisibilidade. Para atingir os objetivos propostos, foram combinadas etnografia, pesquisa histórica (textual e iconográfica) e lexicometria informatizada. Não obstante, pela etnografia foi possível distinguir as sete fases do ritual de Capoeira realizado na “Roda da Feira” em Manaus-AM. Ademais, classificar os participantes em razão da frequência e comprometimento (núcleo “fixo”, “intermitente”, “visitante”, “convidado” e “espectadores transeuntes ou constantes”). Além disso, houve esforço para apreender as técnicas de Capoeira pela “intenção dos movimentos” (taxonomia nativa) e desvelar alguns dos códigos que incorrem no jogo (Ex.: “chamada” e “guarda vencida”). Outrossim, foram averiguados dois casos em que foram introjetadas novas tradições na Capoeira do/no Amazonas. Em outro contexto, pela etnografia também foram percebidas as iniciativas femininas contra o status quo de dominação masculina nas rodas de Capoeira, culminando no estabelecimento do coletivo/movimento “Mulheres em Conexão”. Por seu turno, para melhor compreender a história na/pela musicalidade foram realizadas duas exegeses nas quais o mestre, interessantemente, apresentou a teoria “melódico-imaginética” para interpretação de cantigas de/na Capoeira. Ainda, em referência à parte histórica da possível participação da Capoeira na Guerra do Paraguai e vice-versa, isto é, da Guerra do Paraguai na Capoeira atual, foram realizadas duas montagens inspiradas no conceito e método de montagem de Walter Benjamin. Adicionalmente, pela lexicometria informatizada aplicada às entrevistas de quarenta e seis capoeiristas foi possível averiguar termos e padrões recorrentes nas respostas mesmo sem ter ocorrido qualquer coordenação prévia entre eles. De modo geral, as distintas formas de invisibilidade/silenciamento encontradas trouxeram a percepção de que a Capoeira não pode “baixar a guarda”, ou melhor, ainda precisa manter-se em estado de vigília costurando estratégias contra apagamentos e/ou opressões.eng
dc.description.abstractThis thesis investigates how issues of silencing and invisibility, both historical and current, occur in Capoeira. To achieve the proposed objectives, ethnography, historical research (textual and iconographic), and computerized lexicometry were combined. Nevertheless, through ethnography it was possible to distinguish the seven phases of the Capoeira ritual performed at the “Roda da Feira” in Manaus-AM. Furthermore, to classify the participants according to frequency and commitment (“core,” “intermittent,” “visitor,” “guest,” and “passersby or regular spectators”). In addition, there was an effort to apprehend Capoeira techniques through the “intention of movements” (native taxonomy) and to unveil some of the codes involved in the game (e.g., “chamada” and “guarda vencida”). Moreover, two cases were investigated in which new traditions were introjected into the Capoeira of/in Amazonas. In another context, ethnography also revealed female initiatives against the male domination status quo in Capoeira rodas, culminating in the establishment of the collective/movement “Mulheres em Conexão.” In turn, to better understand history in/through musicality, two exegeses were carried out in which the master, interestingly, presented the “melodic-imagetic” theory for interpreting songs of/in Capoeira. Also, with reference to the historical part concerning the possible participation of Capoeira in the Paraguayan War and vice versa - that is, the Paraguayan War in current Capoeira - two assemblages were produced inspired by Walter Benjamin’s concept and method of montage. Additionally, through computerized lexicometry applied to interviews with forty-six capoeiristas, it was possible to ascertain recurring terms and patterns in the responses, even though there had been no prior coordination among them. In general, the various forms of invisibility/silencing found led to the perception that Capoeira cannot “let its guard down,” or rather, still needs to remain in a state of vigilance, stitching together strategies against erasures and/or oppressions.eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal e Nível Superioreng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/86189/TESE_LeandroSantos_PPGAS.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociaiseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Antropologia Socialeng
dc.relation.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectCapoeira - Hstóriapor
dc.subjectCapoeira - Gêneropor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIAeng
dc.titleGingando contra silêncios e invisibilidades: de capoeiristas do século XXI à Guerra do Paraguaieng
dc.title.alternativeGinga Against Silences and Invisibilities: From 21st-Century Capoeiristas to the War of the Triple Allianceeng
dc.typeTeseeng
dc.description.sugestaoTudo ótimo.eng
dc.description.infoNada a declarar.eng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-3986-7088eng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6135-4051eng
dc.subject.userRoda de Capoeirapor
dc.subject.userAntropologia Históricapor
dc.subject.userMemóriapor
dc.subject.userColonialidadepor
dc.subject.userGêneropor
Appears in Collections:Doutorado em Antropologia Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE_LeandroSantos_PPGAS.pdf6.46 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.