???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11042
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPereira, Vanessa da Conceição Nascimento-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4281416583163680eng
dc.contributor.advisor1Alves, Rozane Alonso-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7271103372811887eng
dc.contributor.referee1Santos, Jusiany Pereira da Cunha dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4005803664864239eng
dc.contributor.referee2Giordane, Liliane Ferrari-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0134759333882062eng
dc.date.issued2025-03-06-
dc.identifier.citationPEREIRA, Vanessa da Conceição Nascimento. Políticas curriculares e práticas pedagógicas para/na educação de surdos no município de Huamitá – AM. 2025. 204 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2025.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11042-
dc.description.resumoO presente texto de dissertação de mestrado está vinculado à linha de pesquisa I: Ensino das Ciências Humanas do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH) do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). O objetivo geral visa perceber como se constituem as práticas de ensino voltadas a educação de surdos de professores/as atuantes na Escola Municipal Dom Bosco do Munícipio de Humaitá – Amazonas, e as articulações produzidas entre essas práticas com as dinâmicas curriculares desta instituição. Tal proposta tem como objetivos específicos: a) Identificar por meio das narrativas de professores/as e da configuração do currículo escolar, como se constituem as práticas de ensino considerando a educação de surdos na Escola Municipal Dom Bosco em Humaitá-AM; b) Perceber os processos e discursos sobre educação de surdos, no contexto dos documentos curriculares do Município de Humaitá, Amazonas; c) Levantar como são produzidos os trabalhos docentes no contexto da Escola Municipal Dom Bosco, levando em consideração os documentos norteadores construídos, especificamente, para esta instituição de ensino. O campo teórico-metodológico dentro do qual venho desenvolvendo e analisando os dados produzidos se inspira no campo dos Estudos Culturais. Foi utilizado como procedimento metodológico, a entrevista em educação (Silveira, 2007), ancorada pela pesquisa qualitativa de González Rey (2005, 2015) e estudo de caso (Fonseca, 2002), (Yin 2001). Participam deste estudo 13 (treze) docentes vinculados à Secretaria Municipal de Educação (SEMED), que atuam no município de Humaitá, no estado do Amazonas. Esses/essas professores/as, através de suas experiências e práticas pedagógicas, contribuíram para a construção desta pesquisa. A partir das narrativas apresentadas pelos/pelas participantes, foi possível identificar e compreender os diversos modos como eles/elas constroem e desenvolvem suas práticas de ensino. Essas narrativas apresentam as estratégias, desafios e reflexões das docentes em suas atividades diárias.eng
dc.description.abstractThe present master's thesis text is linked to the line of research I: Teaching of Human Sciences of the Postgraduate Program in Teaching of Sciences and Humanities (PPGECH) of the Institute of Education, Agriculture and Environment (IEAA) from the Federal University of Amazonas (UFAM). The general objective aims to understand how are constituted teaching practices aimed at Deaf Education of teachers working at the Dom Bosco Municipal School of the Municipality of Humaitá – Amazonas, and the connections produced between these practices and the curricular dynamics of this institution. This proposal has the following specific objectives: a) Identify, through the narratives of teachers and the configuration of the school curriculum, how teaching practices are constituted considering the Education of the Deaf at the Dom Bosco Municipal School in Humaitá-AM; b) Understand the process and speeches on Deaf Education in the context of the curriculum documents of the Municipality of Humaitá-Amazonas; c) Survey how teaching works are produced in the context of the Dom Bosco Municipal School, taking into account the guiding documents created specifically for this educational institution. The theoretical-methodological field within which I have been developing and analyzing the data produced is inspired by the field of Cultural Studies. The educational interview (Silveira, 2012) was used as a methodological procedure, anchored by the qualitative research of González Rey (2005, 2015) and case study (Fonseca, 2002 and Yin, 2001). Thirteen (13) teachers participating in this study are linked to the Municipal Department of Education (SEMED), who work in the municipality of Humaitá, in the state of Amazonas. These teachers, through their experiences and pedagogical practices, contributed to the construction of this research. From the narratives presented by the participants, it was possible to identify and understand the different ways in which they construct and develop their teaching practices. These narratives present the strategies, challenges and reflections of teachers in their daily activities.por
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaseng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/86269/DISS_VanessaPereira_PPGECH.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitáeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidadeseng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectLingua brasileira de sinaispor
dc.subjectSurdos - Educaçãopor
dc.subjectProfessores de surdospor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASeng
dc.titlePolíticas curriculares e práticas pedagógicas para/na educação de surdos no município de Humaitá – Ameng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.contributor.referee1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9054-5546eng
dc.subject.userLibraspor
dc.subject.userFormação Docentepor
dc.subject.userPolíticas Educacionaispor
dc.subject.userInclusãopor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_VanessaPereira_PPGECH.pdf 5.17 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.