???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11044
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSoares, Carly Ghermeson Garcia-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0722578183658080eng
dc.contributor.advisor1Mascarenhas, Suely Aparecida do Nascimento-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9048283421149753eng
dc.contributor.advisor-co1Maia, António Alone-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2144098498430017eng
dc.contributor.referee1Medeiros, Adriana Francisca de-
dc.contributor.referee2Singo, Brígida Martins de Oliveira-
dc.contributor.referee3Pedro, Eusébio André-
dc.date.issued2025-03-03-
dc.identifier.citationSOARES, Carly Ghermeson Garcia. Análise dos hábitos de estudos na Educação de Jovens e Adultos na modalidade - EJA, em escolas do Brasil (Humaitá e Lábrea-Am) e Moçambique (Tete, Região Centro) – estudo comparado . 2025. 128 f, Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2025.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11044-
dc.description.resumoO presente trabalho trata-se de uma pesquisa no âmbito do hábito de estudo na Educação de Jovens e Adultos-EJA, em estudo comparado entre Humaitá e Lábrea, no estado do Amazonas, Brasil e Tete – Região Centro de Moçambique. O objetivo geral é analisar a influência e organização destes hábitos destinados ao processo de aprendizagem escolar, identificando as estratégias de estudos adotadas e principais dificuldades enfrentadas no ensino equivalente ao Fundamental e Médio na modalidade. A pesquisa realizou-se com professores e estudantes através de coleta de dados dos indicadores sobre os hábitos de estudo e rendimento escolar em 06 (seis) estabelecimentos de ensino, sendo 03 (três) escolas do Município de Humaitá, 02 (duas) escolas do município de Lábrea no Estado do Amazonas e 01(uma) escola de Moçambique em Tete Região Centro. Trata-se de uma pesquisa de campo, transversal, com abordagem descritiva documental e revisão bibliográfica. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados para validação da pesquisa são formulários impressos e respondidos por escrito aos participantes de Moçambique e via on-line pelo Google forms respondidos pelos participantes do Brasil, com perguntas fechadas e opção de comentários em questões específicas de forma voluntária através de análise qualitativa. As questões foram através de três objetivos: 1º Investigar as estratégias de estudo adotadas pelos estudantes da hábitos de estudos em seus ambientes domiciliares detém melhor rendimento e efetividade modalidade da EJA nas escolas lócus da pesquisa, considerando as práticas mais comuns tratando-se da eficiência do estudo orientado e hábito da leitura; O 2º objetivo trata-se de identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos estudantes da EJA no desenvolvimento de seus hábitos de estudo, levando em conta fatores socioeconômicos e familiares que impactam o aprendizado, tratando-se do número de dependentes e desistência em ano escolar e o 3º é comparar as diferenças e similaridades nos hábitos de estudo entre os estudantes de EJA das regiões estudadas no Brasil e em Moçambique, analisando como o contexto local a influencia, suas práticas e atitudes em relação ao estudo. Através dos questionários e da revisão bibliográfica identificou-se em termo de comparação que os envolvidos dos dois países que possuem local apropriado com condições estruturais para estudar em casa e possuem para o aprendizado. Os resultados sugerem que os objetivos foram atingidos, destacando importantes características, simetrias e assimetrias entre os sistemas de ensino pesquisados. O que poderá apoiar a proposição de novas políticas públicas para melhoria dos indicadores da EJA.eng
dc.description.abstractThis work is a research on the study habits in Youth and Adult Education-EJA in a comparative study between Humaitá and Lábrea, in the state of Amazonas, Brazil and Tete - Central Region of Mozambique. The general objective is to analyze the influence and organization of these habits aimed at the school learning process, identifying the study strategies adopted and the main difficulties faced in education equivalent to Elementary and High School in this modality. The research was carried out with teachers and students through data collection of indicators on study habits and school performance in 06 (six) educational establishments, being 03 (three) schools in the municipality of Humaitá, 02 (two) schools in the municipality of Lábrea in the state of Amazonas and 01 (one) school in Mozambique in Tete - Central Region. This is a cross-sectional field research, with a descriptive documentary approach and bibliographic review. The instruments used to collect data for validation of the research are printed forms answered in writing by participants from Mozambique and online via Google forms answered by participants from Brazil, with closed questions and the option to comment on specific questions voluntarily through qualitative analysis. The questions were through three objectives: 1st To investigate the study strategies adopted by students of the EJA modality in the schools where the research is conducted, considering the most common practices regarding the efficiency of guided study and reading habits; The 2nd objective is to identify the main difficulties faced by EJA students in developing their study habits, taking into account socioeconomic and family factors that impact learning, regarding the number of dependents and dropouts in a school year; and the 3rd is to compare the differences and similarities in study habits between EJA students from the regions studied in Brazil and Mozambique, analyzing how the local context influences them, their practices and attitudes towards studying. Through the questionnaires and the bibliographic review, it was identified in terms of comparison that those involved in the two countries who have an appropriate place with structural conditions to study at home and have study habits in their home environments have better performance and effectiveness in learning. The results suggest that the objectives were achieved, highlighting important characteristics, symmetries and asymmetries between the education systems studied. This could support the proposal of new public policies to improve EJA indicators.eng
dc.description.sponsorship.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/86265/DISS_CarlySoares_PPGECH.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitáeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidadeseng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospor
dc.subjectEstudo comparado - Educação - Brasil - Moçambiquepor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASeng
dc.titleAnálise dos hábitos de estudos na Educação de Jovens e Adultos na modalidade - EJA, em escolas do Brasil (Humaitá e Lábrea-AM) e Moçambique (Tete, Região Centro) – Estudo Comparado.eng
dc.title.alternativeAnalysis of study habits in the Education of Young People and Adults in this modality - EJA, that is, in schools in Brazil (Humaitá and Lábrea-AM) and Mozambique (Tete, Central Region) – Comparative Study.eng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0545-5712eng
dc.contributor.advisor-co1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-3500-8235eng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0009-0007-0014-3756eng
dc.subject.userBrasil e Moçambiquepor
dc.subject.userEducação de jovens e adultospor
dc.subject.userEnsino comparadopor
dc.subject.userHábitos de estudopor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_CarlySoares_PPGECH 6.93 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.