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https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11100
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | O percurso do Pa'mʉripinõ: a formação de territorialidade dos Pa’mʉrimahsã da Comunidade Matapí, Alto Rio Negro - AM |
???metadata.dc.creator???: | Menezes, Armando da Silva ![]() |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Freitas, Marilene Corrêa da Silva |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | Jacaúna, Tiago da Silva |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | Fellows, Theo Machado |
???metadata.dc.description.resumo???: | Por gerações, os povos Pa’mʉrimahsã, habitantes tradicionais da Bacia do Rio Uaupés, no Alto Rio Negro/AM, desenvolveram um sistema de vida capaz de proporcionar a sua reprodução e a manutenção de uma relação equilibrada entre si e com natureza visível e invisível. O percurso do Pa’mʉripinõ (Cobra Grande) é parte da história de origem dos Pa’mʉrimahsã, que evidencia a junção de duas dimensões: espaço geográfico e conjunto de elementos do modo de vida desses povos. Ambas estão no bojo do processo de criação dos Pa’mʉrimahsã. A dimensão espaço geográfico, se refere o caminho percorrido pelo Pa’mᵾripinõ, desde Opẽko Dihtara (Lago de Leite) até o “Buraco de Emergência”, localizado na Cachoeira de Ipanoré, na região do Baixo Rio Uaupés/AM. Estão incluídas nessa dimensão, sobretudo, as casas dos waímahsã localizadas ao longo do percurso realizado pelo Pa’mᵾripinõ e a Bacia do Rio Uaupés, como território ancestral dos povos Pa’mᵾrimahsã, no Alto Rio Negro. Essa concepção faz compreender a origem do modo de vida peculiar dos povos Pa’mʉrimahsã. Representa também a identidade e acima de tudo, a existência e resistência dos Pa’mᵾrimahsã. À luz dessa perspectiva, o objetivo do presente trabalho é analisar a formação da territorialidade dos Pa’mᵾrimahsã, a partir do percurso do Pa’mᵾripinõ e a investigação da situação atual do modo de vida ancestral na Comunidade Matapí. Matapí está localizada na região do Baixo Rio Uaupés, na Terra Indígena (TI) Alto Rio Negro/AM. Em linhas gerais, Matapí apresenta uma realidade entremeada da forma de viver local e a externa. Destaca-se a prática de Bahsese e o uso de plantas medicinais, para a prevenção, tratamento e cura de doenças. Há o silenciamento de determinados elementos do modo de vida ancestral. Por exemplo, o próprio Bahsese, a língua indígena, a história de origem dos Pa’mᵾrimahsã, e entre outros, o enfraquecimento da Educação Escolar Indígena, Diferenciada e Intercultural. Portanto, é pertinente a reorganização de uma nova política, que viabilize a convergência de valores e conhecimentos indígenas e não indígenas, e juntas possam ser úteis em diferentes contextos dos cidadãos indígenas. Sobretudo, para produzir a qualidade de vida das crianças, jovens e adultos da Comunidade Matapí. |
Abstract: | For generations, the Pa’mʉrimahsã peoples traditional inhabitants of the Uaupés River Basin in the Upper Rio Negro region (Amazonas, Brazil) have developed a way of life capable of sustaining their reproduction and maintaining a balanced relationship with both the visible and invisible dimensions of nature. The journey of Pa’mʉripinõ (the Great Serpent) forms a central part of their origin story, merging two fundamental dimensions: geographic space and the constellation of elements that comprise their cultural way of life. These two axes lie at the core of the creation process of the Pa’mʉrimahsã. The spatial-geographical dimension refers to the path taken by Pa’mʉripinõ, from Opẽko Dihtara (Milk Lake) to the “Emergency Hole,” located at the Ipanoré Falls in the Lower Uaupés region. This path includes, in particular, the homes of the waímahsã located along Pa’mʉripinõ's route and the Uaupés River Basin itself as the ancestral territory of the Pa’mʉrimahsã peoples in the Upper Rio Negro. This cosmovision helps explain the origin of their unique way of life and also represents their identity, existence, and above all, their resistance. In this context, the present study aims to analyze the formation of territoriality among the Pa’mʉrimahsã through the journey of Pa’mʉripinõ, as well as to examine the current condition of ancestral ways of life in the Matapí Community. Located in the Lower Uaupés region within the Alto Rio Negro Indigenous Territory (AM), Matapí reflects a reality interwoven with both local traditions and external influences. Practices such as Bahsese and the use of medicinal plants for the prevention, treatment, and cure of illnesses are still maintained. However, certain ancestral elements face silencing, including the Bahsese itself, the indigenous language, the origin story of the Pa’mʉrimahsã, and the weakening of Indigenous, Intercultural, and Differentiated School Education. Thus, it is urgent to reorganize public policy to support the convergence of Indigenous and non-Indigenous knowledge systems, making them jointly meaningful across the varied realities experienced by Indigenous peoples, primarily in enhancing the quality of life of children, youth, and adults in the Matapí Community. Keywords: |
Keywords: | Indígenas - Usos e costumes |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIÊNCIAS HUMANAS |
???metadata.dc.subject.user???: | Territorialidade Territorialidade indígena Modo de vida indígena Povos indígenas Pa'mʉrimahsã |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UFAM |
???metadata.dc.publisher.department???: | Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia |
Citation: | MENEZES, Armando da Silva. O percurso do Pa'mʉripinõ: a formação de territorialidade dos Pa’mʉrimahsã da Comunidade Matapí, Alto Rio Negro - AM. 2025. 105 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, São Gabriel da Cachoeira (AM), 2025. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
???metadata.dc.rights.uri???: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11100 |
Issue Date: | 27-May-2025 |
Appears in Collections: | Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia |
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