???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11141
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAguiar, Edem Cordeiro de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8362411459088533eng
dc.contributor.advisor1Pimentel, Elizabeth Tavares-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8948618145123019eng
dc.contributor.referee1Moreira, Marli Duffles Donato-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0448129968233698eng
dc.contributor.referee2Vaz, Marcos André Braz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4734503770986416eng
dc.date.issued2025-02-28-
dc.identifier.citationAGUIAR, Edem Cordeiro de. Sequência didática para o ensino do movimento oblíquo utilizando o software GeoGebra: uma experiência apoiada na Teoria das Situações Didáticas. 2025. 129 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2025.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11141-
dc.description.resumoNesta pesquisa, realizou-se um estudo sobre a construção de uma sequência didática utilizando o software GeoGebra, com base na Teoria das Situações Didáticas, de Guy Brousseau, voltada ao aprendizado de Física. Com o avanço da tecnologia digital, os computadores tornaram-se grandes aliados no campo educacional, especialmente por meio de softwares educacionais. No entanto, ainda são poucos os estudos que utilizam o GeoGebra no ensino de Física. Além disso, persiste certa resistência por parte de alguns professores em adotar recursos tecnológicos digitais em suas metodologias. Dessa forma, o objetivo foi analisar as contribuições da sequência didática para o processo de aprendizagem do conteúdo Lançamento Oblíquo, com estudantes do 1º ano do Ensino Médio da Rede Estadual de Educação de Humaitá, Amazonas. O lócus da pesquisa foi uma escola pública estadual da cidade de Humaitá, com a participação de três estudantes. Trata-se de uma pesquisa-ação, de abordagem qualitativa, que utilizou como procedimento metodológico as quatro fases da Engenharia Didática, conforme descritas por Michèle Artigue. Foi realizada uma revisão bibliográfica nos bancos de dados do Portal de Periódicos da CAPES e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, com recorte temporal de 2014 a 2023. Também ocorreram três encontros de cinquenta minutos, nos quais foram desenvolvidas a sequência didática, suas estratégias e o mapeamento de possíveis dificuldades. Em seguida, os estudantes aplicaram a sequência, com mediação do pesquisador. As análises ocorreram em dois momentos: no primeiro, foram validadas as observações e anotações do pesquisador; no segundo, foram examinadas as produções dos estudantes no GeoGebra, com base na Teoria das Situações Didáticas e na Engenharia Didática. Os resultados da revisão evidenciaram a escassez de trabalhos que exploram o uso do GeoGebra no ensino de Física, bem como lacunas no tratamento do conteúdo de Lançamento Oblíquo. Por outro lado, observou-se que todos os estudos analisados incluíram a relação entre Física e Matemática. Quanto ao referencial teórico, a presença de Brousseau e Artigue foi limitada, indicando sua pouca inserção no ensino de Física. Em relação aos níveis de ensino, predominam as aplicações no Ensino Médio. Geograficamente, a região Norte apresentou baixa representatividade nas pesquisas. Apesar do número reduzido de trabalhos que utilizam tecnologias digitais na Física, os que as empregaram obtiveram resultados positivos, destacando-se o uso do GeoGebra como facilitador da compreensão de conceitos complexos. Na atividade proposta da Sequência Didática sobre Lançamento Oblíquo, os estudantes vivenciaram as quatro fases da Teoria das Situações Didáticas. Na primeira, a situação adidática de ação ocorreu com o uso experimental do computador. Na segunda, a formulação foi evidenciada pela elaboração de ilustrações organizadas pelos estudantes. Na terceira fase, de validação, os conceitos foram abordados para fundamentar teoricamente as produções, tanto por meio das ilustrações quanto pelas respostas às questões propostas. O bom desempenho possibilitou a última fase, a institucionalização, validando os resultados e confirmando a eficácia da Teoria das Situações Didáticas, da Engenharia Didática e do GeoGebra como ferramentas teóricas e pedagógicas. Conclui-se que foi criada uma ferramenta eficaz para o estudo do Lançamento Oblíquo.eng
dc.description.abstractIn this research, a study was conducted on the construction of a Didactic Sequence using GeoGebra software, based on Guy Brousseau's Theory of Didactic Situations, focused on learning Physics. With the advancement of digital technology, computers have become great allies in the field of education, especially through educational software. However, there are still few studies that use GeoGebra in the teaching of Physics. In addition, there is still some resistance on the part of some teachers to adopt digital technological resources in their methodologies. Thus, the objective was to analyze the contributions of the teaching sequence to the learning process of the Oblique Launch content with 1st-year high school students from the State Education Network of Humaitá, Amazonas. The locus of the research was a public state school in the city of Humaitá, with the participation of three students. This is an action research study with a qualitative approach, which used the four phases of Didactic Engineering, as described by Michèle Artigue, as its methodological procedure. A literature review was conducted in the databases of the CAPES Journal Portal and the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations, covering the period from 2014 to 2023. There were also three 50- minute meetings, during which the teaching sequence, its strategies, and the mapping of possible difficulties were developed. Next, the students applied the sequence, with the researcher acting as a mediator. The analyses took place in two stages: in the first, the researcher's observations and notes were validated; in the second, the students' work in GeoGebra was examined, based on the Theory of Didactic Situations and Didactic Engineering. The results of the review showed a scarcity of studies exploring the use of GeoGebra in the teaching of Physics as well as gaps in the treatment of oblique launch content. On the other hand, it was observed that all the analyzed studies included the relationship between Physics and Mathematics. Regarding the theoretical framework, the presence of Brousseau and Artigue was limited, indicating their limited inclusion in the teaching of Physics. In terms of educational levels, applications in high school predominate. Geographically, the northern region was underrepresented in the research. Despite the small number of studies that use digital technologies in the teaching of Physics, those that did so obtained positive results, with the use of GeoGebra as a facilitator for understanding complex concepts standing out. In the proposed activity of the Didactic Sequence on Oblique Launch, students experienced the four phases of the Theory of Didactic Situations. In the first phase, the adidactic situation of action occurred with the experimental use of the computer. In the second phase, the formulation was evidenced by the creation of illustrations organized by the students. In the third phase, validation, the concepts were addressed to theoretically ground the productions, both through the illustrations and the answers to the proposed questions. The good performance enabled the last phase, institutionalization, validating the results and confirming the effectiveness of the Theory of Didactic Situations, Didactic Engineering, and GeoGebra as theoretical and pedagogical tools. It is concluded that an effective tool for the study of Oblique Projection was created.eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superioreng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/87465/DISS_EdemAguiar_PPGECH.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitáeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidadeseng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectFísica (Ensino médio) - Estudo e ensinopor
dc.subjectFísica - Métodos de ensinopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRAeng
dc.titleSequência didática para o ensino do movimento oblíquo utilizando o software GeoGebra: uma experiência apoiada na Teoria das Situações Didáticaseng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2615-2956eng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0009-0004-3303-7552eng
dc.contributor.referee1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5653-5010eng
dc.contributor.referee2orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9135-7763eng
dc.subject.userAprendizagem de Físicapor
dc.subject.userFerramenta Digitalpor
dc.subject.userTeoria das Situações Didáticaspor
dc.subject.userEngenharia Didáticapor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_EdemAguiar_PPGECH2.43 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.