???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11175
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFogasso, Eduardo Nunes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7009513728004200eng
dc.contributor.advisor1Amorim, Minerva Leopoldina de Castro-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://orcid.org/0000-0002-5350-3563eng
dc.contributor.advisor-co1Bataglion, Giandra Anceski-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7288825011486880eng
dc.contributor.referee1Oliveira, Victor José Machado de-
dc.contributor.referee2Corrêa, Lionela da Silva-
dc.contributor.referee3Duek, Viviane Preichardt-
dc.contributor.referee4Silva, Anselmo de Athayde Costa e-
dc.date.issued2025-05-16-
dc.identifier.citationFOGASSO, Eduardo Nunes. Brincadeiras e jogos da região Amazônica nas aulas de Educação Física dos anos iniciais do ensino fundamental a partir de uma abordagem sociointeracionista. 2025. 116 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2025.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11175-
dc.description.resumoA Educação Física, enquanto componente curricular, aborda diversas práticas corporais, incluindo jogos e brincadeiras. O presente trabalho se dispôs a investigar sobre as brincadeiras e jogos da região amazônica nas aulas de Educação Física dos anos iniciais no ensino fundamental a partir de uma abordagem sociointeracionista. A abordagem interacionista está se tornando cada vez mais proeminente em diversos setores do ambiente escolar, contrastando com a abordagem mecanicista da Educação Física. O objetivo geral é investigar a tematização das brincadeiras e jogos da região amazônica nas aulas de Educação Física dos anos iniciais do ensino fundamental a partir de uma abordagem, sócio interacionista. Segundo a Base Nacional Comum Curricular, a Educação Física, enquanto componente curricular, aborda diversas práticas corporais, incluindo jogos e brincadeiras, esportes, lutas, dança, ginástica, práticas corporais de aventura, entre outras. A metodologia adotada é qualitativa, utilizando técnicas de experimento de ensino e, para coleta de dados, foram realizadas: observações nas aulas, registro das observações em diário de campo para produzir e analisar os dados. Pois apresenta três elementos relevantes no processo educativo: 1) Modelagem: Adaptar as atividades ao nível de desenvolvimento dos alunos para facilitar o aprendizado. 2) Episódios de ensino: A flexibilidade e as modificações das técnicas de ensino em sala de aula, com o professor presente, para melhor atender às necessidades dos alunos. 3) Entrevistas: Realizar entrevistas individuais ou coletivas, envolvendo os escolares. A pesquisa foi realizada no município de Manaus com uma turma do 5º ano. A pesquisa revelou que o planejamento pedagógico, com base em princípios específicos, criou um ambiente de aprendizado que dá prioridade ao bem-estar geral dos estudantes. Esse enfoque não apenas estimulou a interação, como também estimulou o envolvimento ativo dos alunos, incentivando sua participação nas atividades e na construção coletiva do conhecimento. Constata-se, por meio das observações e anotações, bem como pelas informações fornecidas pelos alunos de forma verbal e escrita, que eles estudaram e apropriaram-se das brincadeiras e jogos.eng
dc.description.abstractPhysical Education, as a curricular component, addresses several physical practices, including games and play. This study aimed to investigate the games and play of the Amazon region in Physical Education classes in the early years of elementary school from a socio-interactionist approach. The interactionist approach is becoming increasingly prominent in several sectors of the school environment, contrasting with the mechanistic approach of Physical Education. The general objective is to investigate the thematization of games and play of the Amazon region in Physical Education classes in the early years of elementary school from a socio-interactionist approach. According to the National Common Curricular Base, Physical Education, as a curricular component, addresses several physical practices, including games and play, sports, fighting, dance, gymnastics, adventure physical practices, among others. The methodology adopted is qualitative, using teaching experiment techniques and, for data collection, the following were carried out: observations in classes, recording of observations in a field diary to produce and analyze the data. It presents three relevant elements in the educational process: 1) Modeling: Adapting activities to the students' level of development to facilitate learning. 2) Teaching episodes: Flexibility and modifications of teaching techniques in the classroom, with the teacher present, to better meet the students' needs. 3) Interviews: Conducting individual or collective interviews involving students. The research was conducted in the city of Manaus with a 5th grade class. The research revealed that pedagogical planning, based on specific principles, created a learning environment that prioritizes the students' overall well-being. This approach not only stimulated interaction, but also stimulated the students' active involvement, encouraging their participation in activities and in the collective construction of knowledge. It was found, through observations and notes, as well as through information provided by students verbally and in writing, that they studied and appropriated the games and activities.eng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaseng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/87841/PROD.EDUC_EduardoFogasso_PROEF.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/87843/DISS_EduardoFogasso_PROEF.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação Física e Fisioterapiaeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Físicaeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subject.cnpqOUTROSeng
dc.titleBrincadeiras e jogos da região Amazônica nas aulas de Educação Física dos anos iniciais do ensino fundamental a partir de uma abordagem sociointeracionistaeng
dc.title.alternativeGames and activities from the Amazon region in Physical Education classes in the early years of elementary school, based on a socio-interactionist approacheng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.contributor.advisor-co1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8913-9874eng
dc.subject.userEducação Físicapor
dc.subject.userBrincadeiraspor
dc.subject.userJogospor
dc.subject.userAbordagem sociointeracionistapor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PROD.EDUC_EduardoFogasso_PROEF9.61 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview
DISS_EduardoFogasso_PROEF 1.75 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.