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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Educação Física e Tecnologia: uma proposta didático-pedagógica para o ensino do conteúdo jogos eletrônicos na Educação Física Escolar
Other Titles: Physical Education and Technology: a didactic-pedagogical proposal for teaching Electronic Games content
???metadata.dc.creator???: Lima, Allan Smith Lima e 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Amorim, Ida de Fátima de Castro
First advisor-co: Cavalcanti, Vinicius
???metadata.dc.contributor.referee1???: Corrêa, Lionela da Silva
???metadata.dc.contributor.referee2???: Rodrigues, Jorge de Menezes
???metadata.dc.description.resumo???: A educação tem vivenciado mudanças significativas nos últimos anos, com os recursos tecnológicos ganhando crescente destaque no ambiente escolar. Dentre essas inovações, a utilização de jogos eletrônicos digitais emerge como uma ferramenta de grande potencial pedagógico. Este estudo tem como objeto de pesquisa a tecnologia, especialmente os jogos eletrônicos, e as transformações que ela tem provocado ao longo dos séculos. De natureza qualitativa, a pesquisa busca compreender os sentidos, significados, crenças e aspirações presentes na estrutura do objeto investigado. Fundamentado no método dialético, o estudo visa apreender a realidade, expondo e revelando a estruturação, o desenvolvimento e a transformação no contexto escolar. Trata-se de uma pesquisa de campo e bibliográfica, realizada em duas escolas estaduais do Amazonas, localizadas no município de Manaus. Os documentos analisados incluem a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Referencial Curricular Amazonense (RCA) e as principais produções científicas da área da Educação Física publicadas entre 2013 e 2023. Para a coleta de dados, foram utilizados dois instrumentos extensivos aplicados com professores e alunos: entrevistas e grupos focais. Foram entrevistados dois professores de Educação Física e 46 estudantes do 7º ano do ensino fundamental II. A análise dos dados, realizada por meio da análise de conteúdo, revelou que a implementação do caderno pedagógico como estratégia para superar desafios no ensino de jogos eletrônicos trouxe uma abordagem inovadora para a Educação Física escolar. O caderno se mostrou uma ferramenta essencial tanto para os professores quanto para os alunos. Para os docentes, ofereceu uma base estruturada que combina teoria e prática, funcionando como referência para a integração dos jogos eletrônicos ao currículo escolar. Para os estudantes, facilitou a compreensão dos conceitos e tornou o aprendizado mais envolvente e conectado à prática. Embora o caderno não tenha resolvido completamente questões como a formação docente específica e a escassez de recursos tecnológicos na escola, ele se destacou como um recurso valioso para suprir a falta de conteúdos adequados e metodologias específicas, contribuindo significativamente para aprimorar a experiência de aprendizagem de ambos. Até aqui, pode-se concluir que o caderno pedagógico oferece uma contribuição significativa para o aprofundamento da compreensão sobre o uso de jogos digitais na Educação Física Escolar, evidenciando seu crescente valor como ferramenta didática. No entanto, ressalta-se a importância de continuar investindo em programas de capacitação para os docentes e na atualização constante do currículo, a fim de garantir que a integração desses recursos no processo de ensino-aprendizagem esteja cada vez mais alinhada às necessidades educacionais. Deve-se, entretanto, considerar que essas perspectivas podem evoluir à medida que novas práticas e abordagens sejam incorporadas no campo da Educação Física.
Abstract: Education has undergone significant changes in recent years, with technological resources gaining increasing prominence in the school environment. Among these innovations, the use of digital electronic games emerges as a tool with great pedagogical potential. This study focuses on technology, especially electronic games, and the transformations they have caused over the centuries. With a qualitative nature, the research seeks to understand the meanings, beliefs, and aspirations present in the structure of the object under investigation. Based on the dialectical method, the study aims to grasp reality by exposing and revealing the structure, development, and transformation in the school context. This is a field and bibliographic research conducted in two state schools in Amazonas, located in the city of Manaus. The documents analyzed include the National Common Curricular Base (BNCC), the Amazonian Curricular Reference (RCA), and the main scientific publications in the field of Physical Education from 2013 to 2023. For data collection, two extensive instruments were used with teachers and students: interviews and focus groups. Two Physical Education teachers and 46 seventh-grade students from middle school were interviewed. Data analysis, conducted through content analysis, revealed that the implementation of the pedagogical workbook as a strategy to overcome challenges in teaching electronic games brought an innovative approach to school Physical Education. The workbook proved to be an essential tool for both teachers and students. For teachers, it offered a structured foundation that combines theory and practice, serving as a reference for integrating electronic games into the school curriculum. For students, it facilitated the understanding of concepts and made learning more engaging and connected to practice. Although the workbook did not fully resolve issues such as specific teacher training and the scarcity of technological resources in schools, it stood out as a valuable resource to address the lack of adequate content and specific methodologies, significantly contributing to enhancing the learning experience for both. Up to this point, it can be concluded that the pedagogical workbook provides a significant contribution to deepening the understanding of the use of digital games in School Physical Education, highlighting its growing value as a teaching tool. However, it is important to emphasize the need to continue investing in teacher training programs and the constant updating of the curriculum to ensure that the integration of these resources into the teaching-learning process aligns more and more with educational needs. It should be considered, however, that these perspectives may evolve as new practices and approaches are incorporated into the field of Physical Education.
Keywords: Jogos - Conhecimentos e aprendizagem
Jogos eletrônicos - Educação
Educação física (Ensino fundamental) - Conhecimentos e aprendizagem
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
???metadata.dc.subject.user???: Didática
Educação
Física Escolar
Jogos Eletrônicos
Proposta Pedagógica
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação Física e Fisioterapia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação Física
Citation: LIMA, Allan Smith Lima e. Educação Física e Tecnologia: uma proposta didático-pedagógica para o ensino do conteúdo jogos eletrônicos na Educação Física Escolar. 2025. 155 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2025.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11184
Issue Date: 15-May-2025
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Física

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