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https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11189
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Bruno, Jovana Nogueira | - |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/9276470811770081 | eng |
dc.contributor.advisor1 | Nina, Socorro de Fátima Moraes | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3860447010896288 | eng |
dc.contributor.advisor-co1 | Albuquerque, Dayse da Silva | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1158344333742804 | eng |
dc.contributor.referee1 | Leite, Jáder Ferreira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0115447283248209 | eng |
dc.contributor.referee2 | Resende, Gisele Cristina | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0115447283248209 | eng |
dc.date.issued | 2025-08-31 | - |
dc.identifier.citation | BRUNO, Jovana Nogueira. Do acesso a permanência: travessia dos estudantes universitários ribeirinhos para escola superior de ciências da saúde do Amazonas. 129 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2025. | eng |
dc.identifier.uri | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11189 | - |
dc.description.resumo | O acesso e a permanência na universidade, para estudantes ribeirinhos, envolvem uma travessia que ultrapassa barreiras geográficas, revelando desigualdades invisíveis que persistem além dos portões acadêmicos. Apesar dos desafios, a presença de jovens ribeirinhos no ensino superior representa uma trajetória de luta e resistência. Esta pesquisa teve como objetivo principal compreender as dimensões psicossociais da transição entre comunidades ribeirinhas e a cidade de Manaus/AM a partir da experiência de estudantes da Escola Superior de Ciências da Saúde do Amazonas (ESA/AM). Adotou-se uma abordagem qualitativa, descritiva e transversal, fundamentada na psicologia social crítica e na psicologia rural. Participaram cinco estudantes, dos cursos de Odontologia e Enfermagem, com idades entre 18 e 25 anos. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, diário de campo e recursos fotográficos, sendo analisados pela Análise Temática de Braun e Clarke (2006), resultando em três temas centrais e oito subtemas. O primeiro tema refere-se ao acesso e permanência na universidade, tendo como subtemas a travessia, as diferenças no ensino e os desafios de permanência; o segundo aborda as dimensões psicossociais do cotidiano acadêmico a partir de aspectos psicológicos, sociais e econômicos; e o terceiro trata das redes de apoio na vivência universitária por meio de vínculos afetivos e suporte familiar. Os resultados evidenciam três eixos de problematização: (1) a elitização pedagógica, que desvaloriza saberes tradicionais; (2) a precariedade econômica, com relatos de jornadas exaustivas de trabalho para custear a vida acadêmica; e (3) o impacto na saúde mental, marcado pela solidão e desenraizamento. As diferenças entre os contextos rural e urbano influenciam significativamente a experiência universitária dos ribeirinhos, e as políticas públicas existentes ainda não contemplam suas especificidades. Como estratégias de enfrentamento, os estudantes desenvolveram redes informais de apoio e ressignificaram suas identidades dentro do espaço acadêmico. Os relatos apontam para a necessidade de políticas de ação afirmativa que considerem a realidade ribeirinha, incluindo auxílios emergenciais, formação docente sensível e currículos decoloniais. O estudo reforça a urgência de pesquisas que ampliem as vozes amazônidas na construção de uma universidade plural e inclusiva. | eng |
dc.description.abstract | Access to and permanence in university, for riverine students, involve a journey that goes beyond geographical barriers, revealing invisible inequalities that persist beyond academic gates. Despite the challenges, the presence of riverine youth in higher education represents a trajectory of struggle and resistance. This research aimed to identify the psychosocial dimensions of the transition from riverine communities to the city of Manaus/AM based on the experiences of students from the Amazonas State School of Health Sciences (ESA/AM). A qualitative, descriptive, and cross-sectional approach was adopted, grounded in critical social psychology and rural psychology. Five students, aged between 18 and 25, from the Dentistry and Nursing programs participated. Data were collected through semi-structured interviews, field diaries, and photographic resources, and analyzed using Braun and Clarke’s Thematic Analysis (2006), resulting in three central themes and eight subthemes. The first theme concerns university access and permanence, with subthemes including the journey, differences in education, and permanence challenges; the second explores the psychosocial dimensions of academic life, focusing on psychological, social, and economic aspects; and the third addresses support networks in university life through affective bonds and family support. The findings highlight three main issues: (1) pedagogical elitism, which devalues traditional knowledge; (2) economic precariousness, with reports of exhausting work routines to finance academic life; and (3) impacts on mental health, marked by loneliness and uprootedness. The differences between rural and urban contexts significantly influence the university experience of riverine students, and current public policies still fail to address their specific needs. As coping strategies, students developed informal support networks and redefined their identities within the academic environment. The narratives point to the need for affirmative action policies that consider riverine realities, including emergency aid, sensitive teacher training, and decolonial curricula. This study reinforces the urgency of research that amplifies Amazonian voices in building a plural and inclusive university. | eng |
dc.description.sponsorship | FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufam.edu.br/retrieve/88046/DISS_JovanaBruno_PPGPSI.jpg | * |
dc.language | por | eng |
dc.publisher | Universidade Federal do Amazonas | eng |
dc.publisher.department | Faculdade de Psicologia | eng |
dc.publisher.country | Brasil | eng |
dc.publisher.initials | UFAM | eng |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Psicologia | eng |
dc.rights | Acesso Aberto | - |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Estudantes universitárias - Aspectos sociais | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA: PSICOLOGIA SOCIAL | eng |
dc.title | Do acesso a permanência: travessia dos estudantes universitários ribeirinhos para escola superior de ciências da saúde do Amazonas | eng |
dc.type | Dissertação | eng |
dc.subject.user | Ribeirinhos | por |
dc.subject.user | Jovens | por |
dc.subject.user | Ensino superior | por |
dc.subject.user | Universidade | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Psicologia |
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