???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11206
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Lopes, Laio | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0314953105981814 | eng |
dc.contributor.advisor1 | Mubarac Sobrinho, Roberto Sanches | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7931430917921646 | eng |
dc.contributor.referee1 | Santos, Catarina de Almeida | - |
dc.contributor.referee2 | Alves, Miriam Fábia | - |
dc.contributor.referee3 | Costa, Mauro Gomes da | - |
dc.contributor.referee4 | Aguiar, José Vicente de Souza | - |
dc.date.issued | 2025-08-28 | - |
dc.identifier.citation | LOPES, Laio. A gestão das escolas públicas militarizadas do PECIM em Manaus: um estudo na perspectiva dos gestores. 2025. 237 f. Tese (Doutorado em Educação na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2025. | eng |
dc.identifier.uri | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11206 | - |
dc.description.resumo | Esta tese de doutorado teve o propósito de analisar o modelo de gestão do Programa de Escolas Cívico-Militares (PECIM) no estado do Amazonas, por meio de entrevistas com as gestões civis educacionais das escolas cívico-militares (ECIM). As narrativas geradas na pesquisa consideraram como ponto comum que o processo de militarização das escolas representa um conjunto de ações voltadas a solucionar questões complexas do cotidiano escolar com alternativas controversas. As gestões escolares apresentaram problematizações pertinentes ao convívio com os militares, contudo, a falta de expectativa na resolução de questões voltadas à rotina administrativa e pedagógica promoveu o modelo do PECIM como uma alternativa frente ao sucateamento da Rede, guardadas suas contradições. Os aportes teórico-metodológicos se fundamentam no materialismo histórico-dialético baseados nos conceitos do uso da militarização da educação como aparelho ideológico do Estado (Althusser, 1985) e do papel do PECIM como construto hegemônico cultural do neoconservadorismo no Brasil (Gramsci, 1988, 2000). Foi escolhido o tipo de pesquisa documental e de campo subsidiadas por registros oficiais do PECIM, da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (SEDUC-AM), das instituições envolvidas da pesquisa e o trabalho de campo das escolas participantes. O estudo escolheu três escolas localizadas em Manaus que adotaram o modelo do PECIM desde o início da implantação a nível nacional (2020), engendrando mais subsídios de análise da implantação dos ditames do projeto. O processo de militarização das escolas no Amazonas se insere no programa nacional de escolas cívico-militares no governo Bolsonaro (2019-2022) ampliando sua agenda neoconservadora. Na Amazônia Legal (AL), foram identificadas quarenta e nove escolas do PECIM. O Amazonas conta com sete escolas ao todo. O arranjo do discurso ideológico para justificar a militarização das escolas para enfrentamento de problemas sociais estruturais no âmbito das escolas públicas é uma tentativa de associar a ideologia neoconservadora à disposição de corrigir questões educacionais desafiadoras numa realidade de qualidade educacional desigual e sucateada no bojo do neoliberalismo. As proposições do modelo doutrinário militar para convencimento da sociedade do seu projeto autoritário de Estado visam um consenso que o controle social militarizado possui uma suposta eficiência para as condições históricas existentes. A análise da condução do projeto de militarização das escolas, que se organizou anteriormente do Bolsonarismo assumir o governo nacional, indica uma instrumentalização do neoconservadorismo brasileiro dirigindo uma nova classe social dominante através da educação e agendas políticas reacionárias. Desta forma, esta pesquisa endossa o posicionamento da Rede Nacional de Pesquisa sobre Militarização da Educação (RePME) de qualificar o PECIM como escola de cunho militar, independente do Programa utilizar da retórica que distingue o projeto cívico-militar de outras experiências de militarização das escolas em curso no país. No contexto neoliberal, o sucateamento da educação produziu um campo fértil para um conformismo do trabalhador de um estado deteriorado com poucas motivações da classe política para satisfazer seus direitos trabalhistas e sociais no contexto da educação básica. | eng |
dc.description.abstract | This doctoral thesis aimed to analyze the management model of the Civic-Military Schools Program (PECIM) in the state of Amazonas through interviews with the civilian educational administrations of the civic-military schools (ECIM). The narratives generated in the research highlighted as a common point that the process of militarization of schools represents a set of actions intended to address complex issues of everyday school life with controversial alternatives. The school administrations presented relevant problematizations regarding their coexistence with the military; however, the lack of expectations in resolving issues related to administrative and pedagogical routines promoted the PECIM model as an alternative in the face of the deterioration of the Public School Network, despite its contradictions.The theoretical-methodological framework is based on historical-dialectical materialism, drawing on the concepts of the militarization of education as an ideological apparatus of the State (Althusser, 1985) and the role of PECIM as a cultural hegemonic construct of neoconservatism in Brazil (Gramsci, 1988, 2000). The research design included both documentary and field research, supported by official PECIM records, the State Department of Education and School Sports (SEDUC-AM), the institutions involved in the study, and fieldwork in the participating schools. The study focused on three schools located in Manaus that adopted the PECIM model since the beginning of its national implementation (2020), generating further insights for analyzing the implementation of the project’s directives. The militarization process of schools in Amazonas is part of the national civic-military schools program under the Bolsonaro government (2019–2022), expanding its neoconservative agenda. In the Legal Amazon (AL), forty-nine PECIM schools were identified, seven of which are located in Amazonas.The ideological discourse justifying the militarization of schools as a means to confront structural social problems in public schools represents an attempt to link neoconservative ideology with the purported resolution of educational challenges within a reality of unequal and deteriorated educational quality under neoliberalism. The propositions of the military doctrinal model, aimed at convincing society of its authoritarian state project, seek to establish a consensus that militarized social control allegedly offers efficiency for the existing historical conditions.The analysis of the implementation of school militarization, which was organized prior to Bolsonarism’s rise to national power, indicates an instrumentalization of Brazilian neoconservatism in steering a new dominant social class through education and reactionary political agendas. Thus, this research supports the position of the National Research Network on the Militarization of Education (RePME) in classifying PECIM as a military-type school, regardless of the Program’s rhetoric distinguishing the civic-military project from other ongoing school militarization initiatives in the country.In the neoliberal context, the dismantling of public education has created fertile ground for a conformism among workers within a deteriorated state, with limited political motivation to fulfill labor and social rights in the context of basic education. | eng |
dc.description.sponsorship | FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufam.edu.br/retrieve/88161/TESE_LaioLopes_PPGEDA.pdf.jpg | * |
dc.language | por | eng |
dc.publisher | Universidade Federal do Amazonas | eng |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | eng |
dc.publisher.country | Brasil | eng |
dc.publisher.initials | UFAM | eng |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia | eng |
dc.rights | Acesso Aberto | - |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Educação militar - Manaus (AM) | por |
dc.subject | Educação militar - Organização e administração | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS | eng |
dc.title | A gestão das escolas públicas militarizadas do PECIM em Manaus: um estudo na perspectiva dos gestores | eng |
dc.type | Tese | eng |
dc.subject.user | PECIM | por |
dc.subject.user | Política Pública em Educação | por |
dc.subject.user | Militarização das Escolas | por |
dc.subject.user | Neoconservadorismo | por |
dc.subject.user | Neoliberalismo | por |
Appears in Collections: | Doutorado em Educação da Amazônia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TESE_LaioLopes_PPGEDA.pdf | 2.99 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.