???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11228
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorTeixeira, Silvia Katherine Pacheco-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5130853547231742eng
dc.contributor.advisor1Silva, Sidney Antonio da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0830926768091773eng
dc.contributor.referee1Rufino, Marcia Regina Calderipe Farias-
dc.contributor.referee2Zanini, Maria Catarina Chitolina-
dc.contributor.referee3Cotinguiba, Geraldo Castro-
dc.contributor.referee4Bruno, Ana Carla dos Santos-
dc.date.issued2025-06-06-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Silvia Katherine Pacheco. Gerações em movimento: raça, educação e cidadania nos processos de inserção de haitianos em Manaus. 2025 197 f. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2025.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11228-
dc.description.resumoNa presente tese temos como objetivo investigar e analisar os processos de sociabilidade e conflitos geracionais dos imigrantes haitianos em Manaus, no período entre 2021 e 2024. Abrangendo dois momentos principais: inicialmente, no ambiente escolar, e, posteriormente, em encontros familiares nas residências dos interlocutores e em locais públicos centro, praças, universidade, shopping. Nesta pesquisa buscamos discutir as interseções entre a escola pública para os filhos de migrantes, a educação formal e informal dos pais e como esses aspectos atravessam e impactam as diferentes gerações. Além disso, analisamos os processos de naturalização e de participação social desses atores no contexto urbano de Manaus. Durante as conversas com os interlocutores, emergiram outras questões relevantes que marcaram os processos migratórios e de mobilidade dessas pessoas, como a importância do trabalho em associações de imigrantes para assegurar certos acessos à cidadania, o enfrentamento aos estigmas, a vivência diária com o racismo e a xenofobia enfrentados por muitos deles, e a diáspora haitiana como elemento central para a afirmação de uma memória coletiva e de uma identidade haitiana. Por fim, reafirmamos de modo sintético a tese de que há um entrecruzamento necessário e não apenas perspectivo ou estritamente teórico entre migração, raça, educação e cidadania. E é através da compreensão desse entrecruzamento necessário que podemos conhecer e reconhecer a migração haitiana não como uma consequência contingente de eventos climáticos e problemas políticos externos, mas como um fenômeno que desvela as mais singulares e indispensáveis relações que nos atravessam e nos constituem enquanto pessoas miscigenadas, racializadas e nascidas no sul global.eng
dc.description.abstractIn this thesis, we aim to investigate and analyze the processes of sociability and generational conflicts among Haitian immigrants in Manaus, during the period between 2021 and 2024. The study encompasses two main moments: initially, in the school environment, and later, in family gatherings at the interlocutors' homes and in public spaces such as downtown areas, squares, the university, and shopping centers. In this research, we seek to discuss the intersections between public schooling for the children of migrants, the formal and informal education of their parents, and how these aspects influence and impact different generations. Furthermore, we analyze the processes of naturalization and social participation of these actors in the urban context of Manaus. During conversations with the interlocutors, other relevant issues emerged that marked their migration and mobility processes, such as the importance of working within immigrant associations to ensure certain forms of access to citizenship, the confrontation with stigmas, and the daily experiences of racism and xenophobia faced by many of them. The Haitian diaspora also emerged as a central element in affirming a collective memory and a Haitian identity. Finally, we synthetically reaffirm the thesis that there is a necessary intersection—not merely perspectival or strictly theoretical—between migration, race, education, and citizenship. It is through the understanding of this necessary intersection that we can come to know and recognize Haitian migration not as a contingent consequence of climate events and external political problems, but as a phenomenon that reveals the most singular and indispensable relationships that shape and traverse us as mixed-race, racialized individuals born in the Global South.eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superioreng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaseng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/88463/TESE_SilviaTeixeira_PPGAS.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociaiseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Antropologia Socialeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectHaitianos - Manaus (AM)por
dc.subjectFilhos de imigrantespor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: ANTROPOLOGIAeng
dc.titleGerações em movimento: raça, educação e cidadania nos processos de inserção de haitianos em Manauseng
dc.typeTeseeng
dc.description.sugestaovárias, porque sempre está voltando e não fica bem claro o que realmente precisa de ajusteeng
dc.description.infoeu acho que desta vez está tudo certo, estou tentando esse depósito há meseseng
dc.subject.userGeraçãopor
dc.subject.userMigraçãopor
dc.subject.userHaitianospor
Appears in Collections:Doutorado em Antropologia Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE_SilviaTeixeira_PPGAS.pdf5.69 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.