???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11241
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorNascimento, Rosely dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1872687900255233eng
dc.contributor.advisor1Albuquerque, Adorea Rebello da Cunha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3916324527868398eng
dc.contributor.referee1Fortes, Mírcia Ribeiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4896746518476681eng
dc.contributor.referee2Albuquerque, Carlossandro Carvalho de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9320960092227775eng
dc.date.issued2025-08-11-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Rosely dos Santos. Os desafios na aprendizagem dos conteúdos de geografia física: uma análise reflexiva no ensino fundamental. 2025. 69 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2025.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11241-
dc.description.resumoEste trabalho traz uma análise de caráter reflexivo sobre o ensino de Geografia Física, considerando a dinâmica e a interação dos elementos e fenômenos naturais, constitui o principal objetivo dessa pesquisa. Sendo assim, pretende-se construir essa análise, partindo da investigação sobre o saber pedagógico e as práticas que instruem o professor a ministrar os conteúdos de Geografia Física. Adicionam-se a esta proposta como objetivos específicos: a) Fundamentar a problemática no ensino dos conteúdos de Geografia Física do Ensino Fundamental II; b) Analisar os conteúdos presentes no livro didático; c) Verificar se o ensino de Geografia Física atende as perspectivas sugeridas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Os procedimentos metodológicos serão realizados por meio da revisão teórica, pesquisas bibliográfica e documental, para fundamentar as premissas norteadoras do problema em análise. As observações realizadas durante o Estágio Supervisionado II, contribuíram para a identificação de uma série de dificuldades referentes à aprendizagem dos conteúdos de Geografia Física. Tais dificuldades manifestavam-se mediante a simples utilização de termos técnicos ou conteúdos um pouco mais aprofundados, fatos que tornavam perceptível as dificuldades demonstradas pelos alunos. Em relação ao nível de aprendizagem referentes aos conteúdos de Geografia Física, almeja-se identificar se há uma busca significativa de estratégias que possam proporcionar maior interesse discente. Outro aspecto a ser pesquisado é se atualmente, existem proposições metodológicas sendo aplicadas nas salas de aulas para ampliar as mediações dos conteúdos de Geografia Física, sugeridas pelos PCN.eng
dc.description.abstractThis work presents a reflective analysis of the teaching of Geography, considering the dynamics and interaction of natural elements and phenomena. Therefore, the aim is to construct this analysis based on the investigation of pedagogical knowledge and practices that instruct teachers to teach Physical Geography content. The following specific objectives are added to this proposal: a) To substantiate the problem in teaching Physical Geography content in Elementary School II; b) To analyze the content present in the textbook; c) To verify whether the teaching of Physical Geography meets the perspectives suggested by the National Curricular Parameters (PCNs). The methodological procedures will be carried out through theoretical review, bibliographical and documentary research, to substantiate the guiding premises of the problem under analysis. The observations made during the Supervised Internship II contributed to the identification of a series of difficulties related to the learning of Physical Geography content. Such difficulties were manifested through the simple use of technical terms or slightly more in-depth content, facts that made the difficulties demonstrated by the students noticeable. Regarding the level of learning regarding the contents of Physical Geography, the aim is to identify whether there is a significant search for strategies that can provide greater student interest. Another aspect to be researched is whether there are currently methodological proposals being applied in classrooms to expand the mediation of the contents of Physical Geography, as suggested by the PCN.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/88606/DISS_RoselyNascimento_PPGEOG.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociaiseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Geografiaeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectGeografia - Estudo e ensinopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAOeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: GEOGRAFIAeng
dc.titles desafios na aprendizagem dos conteúdos de geografia física: uma análise reflexiva no ensino fundamentaleng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.subject.userEnsino de Geografiapor
dc.subject.userGeografia Físicapor
dc.subject.userPCNpor
dc.subject.userLivro Didáticopor
Appears in Collections:Mestrado em Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_RoselyNascimento_PPGEOG.pdf971.51 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.